VLC bloqueia instalação do seu leitor em alguns smartphones Huawei
Muitos são aqueles que utilizam o mítico VLC para reproduzir conteúdo multimédia nos seus smartphones.
No entanto, caso tenha um equipamento Huawei mais recente, irá deixar de o conseguir instalar até que alguns problemas sejam corrigidos.
O VLC é um dos mais famosos leitores de multimédia. Após ganhar grande relevo nos desktops, a empresa lançou também uma versão para smartphones, passando a ser possível usar este leitor em todo o lado.
No entanto, a VLC anunciou agora a colocação dos smartphones mais recentes da Huawei na lista negra, proibindo-os de instalar esta aplicação. Esta decisão foi motivada devido a uma função da EMUI, a interface personalizada da Huawei, que a VLC não apoia.
De modo a reproduzir vídeos em segundo plano, o VLC dispõe de uma função chamada "VLC audio background playback" que oferece aos utilizadores a possibilidade de fazerem outras coisas no smartphone enquanto reproduzem o conteúdo multimédia.
No entanto, nos smartphones Huawei, a marca chinesa implementou uma função que encerra todas as aplicações a correr de fundo, menos as suas. Embora seja possível contornar esta função e adicionar aplicações à lista de excepções, a verdade é que requer um grande número de passos que muitos utilizadores desconhecem.
Assim, nos smartphones Huawei, sempre que o VLC é colocado a correr em segundo plano é encerrado pelo sistema, levando os utilizadores menos conhecedores a achar que é um problema na aplicação que impossibilita o uso desta função.
PSA: @HuaweiMobile phones are now blacklisted and cannot get VLC on the Play Store.
Their ridiculous policy of killing all background apps (except their own) breaks VLC audio background playback (of course).
See https://t.co/QzDW7KbV4I and many other reports...@HuaweiFr— VideoLAN (@videolan) July 25, 2018
Depois de várias queixas, e de não concordarem com a dificuldade de adicionar a sua aplicação às excepções na EMUI, a VLC tomou a decisão de bloquear por completo a instalação deste software nos smartphones mais recentes da marca chinesa, não se sabendo se irá ser uma punição alargada a mais dispositivos. No entanto, a aplicação poderá continuar a ser instalada de forma manual, através do APK.
Esta deverá ser uma função dedicada a poupar bateria, impossibilitando outras aplicações de correr em segundo plano, no entanto não agradou aos responsáveis do VLC.
Entretanto, a Huawei já respondeu à VideoLAN, que espera agora ver o seu problema resolvido nas próximas semanas.
Este artigo tem mais de um ano
Um “caso” em que as duas partes têm a sua cota de razão.A Huawei pretende prolongar a duração das cargas de bateria…a videoLan quer que a sua app tenha todas as funcionalidades ativas! Vão chegar a um consenso… existem outras marcas de smartphones e outras aplicações idênticas ao VLC. Por isto a concorrência é boa…
Admiro estas pessoas que estão por de trás do projecto vlc, não cedem e fazem-no para bem de todos e de graça. Acho que o que não agradou foi, a huawei bloquear as outras e não as suas próprias apps..
Já agora, o sistema também encerra o Spotify?
Sem querer os defender, as apps deles eles sabem e responsabilizam-se, às de terceiros não. Acho que não quiseram correr riscos. Como o Vítor disse, ambas partes têm as suas razões.
Isto não é uma questão de correr riscos, se é para ser assim devia aparecer um primeiro aviso para todas apps, todas… isto assim parece monopólio
Não estou a dizer que está certo, mas podes configurar para qualquer app não ser encerrada
Sim, encerra o Spotify, Facebook, Messenger, etc. Qualquer app que não é da Huawei é encerrada.
Emanuel isso não é verdade…a minha filha tem um Huawei P20 e tem instalado o WhatsApp,o Messenger e o Spotify.Funcionam sem problema e com todas as funcionalidades. É melhor conhecer para depois comentar…
Sim acontece, em telemóveis como o P10 lite, P8 lite (basicamente na gama mais barata)) acontece. Várias pessoas já vieram ter comigo pois não sabiam adicionar as aplicações à lista de exceções.
Depende do modelo da Huawei. Mas não são apenas estas APPS. O Strava tb é fechado pelo sistema operativo. Pode colocar-se como protegido, mas o que faz apenas é demorar mais tempo até ser fechado. Além disso a Huawei tem também problemas de integração com Garmin (entretanto resolvidas passado quase 1 ano). Enfim, tudo o que não são aplicações “chinesas” são fechadas pelo móvel. Por isso certamente que o próximo não será desta marca.
Boa tarde Emanel, há muito que me passei para omundo huawei, ainda tinha o meu P2 – na altura nimguém ligava e a verdade é que desde sempre se obteve mais por menos, e se há coisa que me fez “agarrar” à marca e à evolução do EMUI foi precisamente a preocupação com pequenas coisas, uma delas é o caso desta funcionalidade, ao contrario do que dizes, seja com P8 lite, P9 lite, P10 lite, até mesmo com o exemplo do Y6 ( mais economico) da minha prima podes abrir exceções aos “cortes de energia”, e nem é como se falou aqui no forum que é muito dificil e envolve muitos passos, não, apenas abres as definições e usas a ferramenta de pesquisa para pesquisar “aplicações” e um dos resultados que te dá é precisamente “iniciação de aplicações” na secção bateria, depois é só escolher os que não desligam em segundo plano. Como se pode ver em apenas 3 passos contornamos a situação.
Acho que o pessoal prefere as marcas”mais conceituadas” cheias de tralha e com autenticos ferraries a serem passados por fiat 500 por falta de mem/processador e bateria que estão ocupadoscom tanta treta aberta em segundo plano.
Deixoa minha opinião.
Estão a tornar-se numa nova Apple , a escolha tem que ser da responsabilidade do utilizador , alguém que se dá ao trabalho de instalar o VLC num Huawei é porque não estará satisfeito com a aplicação que vem de origem , just my 5 cents