Vai ser ainda mais simples usar o Android Auto nos smartphones com Android 11
O Android Auto é uma das melhores funcionalidades que a Google criou para os automóveis e para os condutores. De forma simples e sem confusões, temos as apps principais disponíveis e adaptadas ao ecrã do carro.
Uma melhoria recente veio permitir que a ligação entre estes dois elementos fosse feita sem fios, ainda que de forma limitada pelos equipamentos. Com o Android 11 a Google quer mudar isso se estas ligações vão ser ainda mais simples de usar.
Android Auto vai ser mais simples de usar
Apesar de permitir a ligação por cabo com o carro, o Android Auto tem também disponível a possibilidade de ser usado sem fios. Desta forma torna-se ainda mais simples a ligação e a utilização.
Esta forma de usar o Android Auto não tem sido simples de usar, mas a Google resolveu investir nesta área e a próxima versão do seu sistema operativo vai trazer uma melhoria substancial a quem quer usar a ligação sem fios.
O Android 11 vai mudar as ligações aos carros
Segundo uma publicação feita na sua página de suporte, com a chegada da nova versão este processo será ainda mais simples. Passa a recorrer ao Wi-Fi, na banda dos 5GHz, algo que a totalidade dos smartphones hoje em dia têm.
A chegada deste novo movo de ligação do Android Auto não tem sido simples. Requer que os fabricantes tenham este suporte presente, algo que está a acontecer ainda de forma lenta e sem grande interesse aparente.
Google facilita a utilização sem fios
Há também a necessidade de cumprir as regras mais apertadas da União Europeia no que toca à utilização dos 5GHz nos automóveis. Depois dos Nexus e dos Pixel, os únicos que suportavam esta forma, fica assim aberto a todos os smartphones.
É importante esta mudança da Google para a utilização do Android Auto com ligações sem fios. Abre a porta a uma utilização mais simples e mais prática, interligando ainda mais os smartphones com os sistemas de infotainment dos carros.
Este artigo tem mais de um ano
Já ando a ouvir que vai ser mais fácil ligar o Android Auto ao carro há anos…. no entanto o principal problema está nos vários sistemas multimédia dos carros!
Acredito que para ser compatível com este update do Android 11, o carro tem de ter uma interface Wi-fi.
Já me contentava em que as mensagens recebidas fossem lidas em Português, e não por “uma Inglesa” a tentar falar em português, ou então a poder usar Whatsapp, Telegram ou Signal que o AA recusa, ou a usar todas as possibilidades do Assistente… É que a ligação por cabo, também implica recarregar a bateria do Smartphone e quem usa AA com Waze, sabe como a bateria se esgota se não estiver a ser recarregada.
Esse problema da leitura acontece no Android 10, que vem com o AA nativo. Ha quem diga tambem que é desde a atualização da app Google apos Janeiro de 2020, e que se se reverter as atualizações ja fica a funcionar bem como antes. O whatsapp e afins funcionam no AA. Não consegues é responder por voz.
De resto ,o AA já permite em alguns carros usar por bluetooth. São poucos. Agora irá permitir por wireless o que é ainda melhor.
Só pedia que o meu Xiaomi mi A3 funcionasse com Android Auto por Wi-fi. Por cabo funciona bem, mas não quero andar a tirar o telemóvel do bolso sempre que chego ao carro.
É isso que em teoria vai acontecer