Top 10: os smartphones Android mais populares em Portugal
O ano de 2018 foi repleto de novos e incríveis smartphones para todos os gostos e orçamentos. Assim, antes de nos debruçarmos sobre a próxima geração de smartphones, aproveitemos a ocasião para revelar os dispositivos mais populares em Portugal.
Para tal, utilizaremos os dados fornecidos pela AppBrain, uma lista com atualizações periódicas e que nos permite aferir a popularidade dos smartphones Android em Portugal, bem como os modelos mais utilizados atualmente.
Esta lista contempla apenas os dispositivos Android em utilização, recorrendo para efeitos de contagem e apuração o número de ativações da Google Play Store. Vejamos agora o top 10 dos smartphones Android em Portugal.
Huawei domina o Top 3 dos smartphones Android em Portugal
Em primeiro lugar temos o telemóvel Huawei P20 Lite, lançado pela fabricante chinesa em 2018. Trata-se de um equipamento de gama média cujas valências já aqui podemos testar, ao pormenor, no Pplware. Conta com 2,8% de quota de mercado.
Salienta-se dos demais ao ser um dos smartphones mais recentes e, ao mesmo tempo, o mais utilizado em Portugal. Algo que comprova os esforços da marca em dar a conhecer os seus produtos e merecer a confiança dos nossos consumidores.
A popularidade dos smartphones Huawei
Em segundo lugar temos o Huawei P8 Lite 2017, um telemóvel Android apresentado em 2017, tal como o seu nome indica. Mais uma vez, temos aqui um telemóvel de gama média, um pouco mais antigo, mas igualmente popular junto dos consumidores nacionais. Conta com 2.7% de quota de mercado.
Este telemóvel Android foi especialmente concebido pela marca para reforçar o segmento de gama média. Após a estrondosa receção do P8 Lite original, a fabricante chinesa decidiu lançar uma nova edição em 2017, os resultados falam por si.
O Huawei P Smart foi bem recebido em Portugal
Em terceiro lugar temos o telemóvel Huawei P Smart, o primeiro da nova gama de smartphones Android de gama média. Foi lançado no início de 2018, não pretendendo competir com a linha “P Lite” apesar de apresentar configurações similares.
Orientado para o público mais jovem, o telemóvel Android encontrou uma boa receção em Portugal onde apresenta 2.3% de quota de mercado. Entretanto, a Huawei já lançou uma nova iteração para este telemóvel, o P Smart 2019.
E os smartphones da Samsung?
Ocupando os quatro seguintes lugares neste Top 10, temos vários smartphones Android da Samsung. Começando pelo Samsung Galaxy J5 (2017), uma das suas ofertas de gama média, já com mais de um ano de idade.
Lançado com o Galaxy J7 (2017), o J5 apresenta-se como uma solução mais económica. A escolha dos consumidores em Portugal assentou sobretudo neste último modelo, com uma quota de 2,2%.
Há algum topo de gama neste Top 10?
Sim, ocupando a quinta posição neste Top 10 temos o Samsung Galaxy S8, um telemóvel Android lançado em 2017. É o primeiro topo de gama a aparecer nesta lista e, apesar de não ser o único, conta com uma quota de 2,2%.
A geração Samsung Galaxy S8 foi muito bem recebida em Portugal, provando a forte influência da marca sul-coreana no nosso país. Mais ainda, nenhum topo de gama de outra fabricante rival está presente nesta lista.
O outro telemóvel topo de gama a ocupar esta lista é o Samsung Galaxy S7 edge, um dispositivo lançado em março de 2016. Ocupa atualmente a 10.ª posição, fechando assim o Top 10 de Portugal.
Telemóvel de gama média, a constante neste Top 10
Em seguida, ocupando o sexto e sétimo lugar, temos os smartphones Samsung Galaxy J5 (2016) e Samsung Galaxy J3 (2016), respetivamente. São duas opções de gama média/baixa, já com dois anos de idade e contam com 2,2 e 2,0% de quota de mercado.
Por fim, ocupando o oitavo e nono lugar neste Top 10 temos dois smartphones da tecnológica asiática, o Huawei P8 Lite, bem como o Huawei P10 Lite. Mais uma vez, dois equipamentos de gama média, lançados durante o ano de 2017.
A Huawei prova assim que em Portugal se procura, acima de tudo, um telemóvel Android que prime pela relação preço / qualidade. Algo que ajuda a justificar a grande popularidade destes smartphones.
Os dados aqui apresentados baseiam-se no mais recente relatório da AppBrain, relativo à popularidade dos smartphones Android em Portugal.
Este artigo tem mais de um ano
isto é a minha biblia:
http://android.com/one
+1
-1 🙂
Eu até concordava mas depois de ver que actualizam os patch e até a versão android depois de vários modelos Huawei, vale o que vale. Veja-se que a Huawei e até Xiaomi já têm vários modelos com Android 9 e as Nokias ainda andam a mastigar o 8. Por exemplo temos aqui 3 huawei e todos os meses temos os updates de segurança e só o P Smart ainda não tem o 9 mas está brevemente a sair.
Contudo, huawei é de longe de ser um experiencia limpa de android… e esse compromisso da huawei dura quê? um ano? seis meses? até se esquecerem…
já no android one as garantias e compromissos são outros.
Vale o o que vale:
Data source
Data on this page is collected from devices that run the AppBrain SDK. Tens of thousands of developers are using the AppBrain SDK to generate revenue with their Android app. We anonymously process the server traffic of our SDK to generate the most popular Android phones and tablets shown on this page. These market shares are generated from over 100 million monthly unique users.
Falem na marca portuguesa iki mobile sei que tem muito para crescer mas deviam de dar mais valor ao que é português
João, de português tem pouco … Só metem cá as capas em cortiça, de resto é um telemovél carissimo, importado da china. Infelizmente não é por aí que passa um dia termos uma empresa 100% nacional a fabricar telemoveis, ou mesmo “design in Portugal”…
Novo tipo de contagem!
1,2,3,4,5,10,6,7,8,9
Eu sei, eu sei…mas os motivos para tal foram referidos.
Nesse caso o oitavo e nono que são ambos de média deviam estar a seguir aos 3ºs
Ou seja, em Portugal a maioria das pessoas gastam muito dinheiro e são mal servidas no que toca a telemóveis.
exatamente
Infelizmente é verdade…
Ou seja, em Portugal a maioria das pessoas gastam muito dinheiro e são mal servidas no que toca a telemóveis.
Concordo a 100% contigo. Comprei um pocophone F1 e estou muito bem servido. Melhor e mais barato que muitos da lista
Já agora um ranking das radiações destes meninos…
Nada de falar sobre esse tipo de coisas (https://www.consumeraffairs.com/news04/2011/05/researchers-say-new-studies-confirm-cell-phone-hazards.html). Pois, se o comum cidadão sabe delas, lá se vai a vigilância toda (https://medium.com/insurge-intelligence/how-the-cia-made-google-e836451a959e) que é feita através destes aparelhos “smart”…
Fico feliz por existir inteligencia no País. Por exemplo vale mais a pena comprar no presente o Galaxy S8 que o ultimo S9. Tendo em conta o preço do 8 ser mais baixo e pouca diferença para o 9. O mesmo se passa comparando o X da Apple para o XS.
I prefer huawe
The better phone I have
Prefiro Asus.
Prefiro ZenFone 5 da ASUS
Prefiro o novo Honor 10 Lite… é mais avançado esteticamente que o Samsung Galaxy S8/S8+….e a relação preço/qualidade/design são impossíveis de superar… até a própria marca mãe HUAWEI não o consegue superar com o seu HUAWEI P Smart 2019…o projeto Honor da HUAWEI emm pernas para andar…e o projeto Redmi da XIAOMi também….e o Realme da OPPO mas este está fora da Europa por enquanto…. são 3 novas sub marcas que vão surpreender o mundo com os seus baixos preços e qualidade surpreendentes… mais que as marcas mães