Telegram quer que as atualizações da app sejam feitas fora da Play Store da Google
O conselho mais vezes repetido aos utilizadores do Android é que não instalem apps fora da loja da Google. Este é o único local supostamente seguro e que dá garantia de proteção aos smartphones.
Mesmo com esta regra estabelecida e bem definida, há apps que insistem em ser disponibilizadas por outros canais. A mais recente a seguir este caminho foi o Telegram, que pede agora aos utilizadores que atualizem a sua app sem usar a Play Store da Google.
Uma mudança estranha do Telegram
O Telegram está a crescer e a ganhar cada vez mais utilizadores, à custa dos problemas que o WhatsApp trouxe a si mesmo. Esta plataforma tem assim um interesse muito grande e algum peso no mercado dos dispositivos móveis.
Esta importância parece agora ter pesado numa nova decisão do Telegram. Este serviço quer que os utilizadores do Android abandonem a Play Store da Google para aceder à sua app. A sua aposta é em fornecer a app diretamente do seu site.
App não precisa da Play Store da Google
Apesar de ainda não haver uma posição oficial do Telegram, a verdade é que este cenário está já bem visível. Na sua página dedicada ao Android, o Telegram tem agora em destaque a instalação da sua app diretamente. Apenas no final, e em rodapé, tem o acesso à loja de apps da Google.
Segundo revela na página dedicada ao Android, esta mudança quer trazer menores restrições nos conteúdos e canais do Telegram. Ao mesmo tempo, e também do que é visto, garante que existam atualizações automáticas mais frequentes da app fornecidas pelo próprio serviço.
Simples, mas perigoso no Android
A instalação, como se pode ver na imagem acima, é simples e rápida. Recomendam a remoção da app e a sua obtenção da página do Telegram para Android. Podem ter de autorizar o browser a instalar apps de fontes externas e depois fazer o processo de instalação.
Esta não parece ser uma ideia para garantir a proteção dos utilizadores. Ainda assim, liberta o Telegram para dar aos utilizadores funcionalidades que a Google poderia limitar ou bloquear. Abre uma porta para problemas de segurança, tal como aconteceu com o Fortnite, que acabou por entrar na Play Store da Google.
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: Telegram
Nós bem sabemos porque o Telegram pede isso, porque a qualquer momento a Google pode banir a aplicação devido a politica Americana, ainda a pouco tempo esteve para ser banida porque diziam que os apoiantes do Trump comunicavam por lá…
Nem é mais nem menos seguro do que a Playstore se o download for feito pelos canais oficiais.
Os criadores tem que criar estratégias para não ficarem dependentes de empresas como a Apple ou Google.
+1
Quantas apps seguras existem fora das lojas? Imensas. Nos dias de correm nem nas lojas podemos confiar.
Uso o telegram há alguns anos, enquanto o actualizas pelo play Store da Google, de vez em quando tinha problemas com as actualizações, saí das actualizações da Google nunca mais tive problemas como tinha antea
Deve ser para lançarem a Kremlin Edition que envia tudo para Moscovo
f-droid?
Isto vai contra o que nos dizem, de não fazer actualizações ou instalações fora da loja da Google. Percebe-se a ideia, mas é sempre um risco. Se calhar seria mais prudente manter tudo na loja Google, e só se Telegram for banido ou drasticamente limitado, então passar a utilizar o site próprio. Digo eu.
Se descarregares APENAS do site oficial, o risco é drásticamente menor que descarregar de outras fontes
Telegram-x faz isso há mto tempo…
E não será para assim não pagarem tanto á Google?
Boa tarde .
Podem informar qual a diferença entre telegram e o telegram x.
Obrigado
Eu nao o posso informar porque nao uso aplicaçoes de telecomunicaçoes, sou alergico, prefiro pagar tenho mais segurança, ainda nao é desta vez que os russos me vao vigiar.
Faz sentido fugir às lojas de aplicações que podem por sua iniciativa, pressão publica, ou ordens judiciais, fazer a aplicação desaparecer e desinstalar as ditas aplicações dos dispositivos sem interacção do utilizador… isto sem falar nas comissões de vendas que são muitíssimo elevadas, e de restrições do género que qualquer espécie de pagamento que a pessoa faça tenha de passa obrigatoriamente pela loja virtual da Apple ou Google… e com isso receberem a comissão… mesmo que o vendedor pudesse perfeitamente fazer tudo fora do sistema deles, se eles não forçassem a isso.
No fundo é como o Windows e muitos sistemas operativos sempre operaram… cada um instala o que quiser, quando quiser, como quiser. No caso do Windows eles estão a tentar banir a instalação do que quer que seja de fora da loja deles.
Este artigo não explica detalhes técnicos interessantes como as diferencas entre as 2 versões nas funcionalidades que se perdem/ganham e quais as vulnerabilidades relativas a acessos previligiados da playstore/applestore ou somente através do site oficial do telegram.
Em princípio esta alternativa deve ser por causa de possiveis proibições/politicas dos EUA relativas a dados/publicidade/propaganda política/ privacidade ou somente por uma questão de não pagarem comissões à Google/Apple.
Apoufundem mais um bocado sff.