Teclado da Google para o Android está a receber uma grande mudança visual
A Google fornece as apps e as ferramentas necessárias para usarmos o Android em toda a sua plenitude. Claro que as apps representam um papel essencial num smartphone, mas até aqui as propostas da gigante das pesquisas são importantes.
Com o seu teclado presente no Android, está constantemente a melhorá-lo e a procurar que fique mais adaptado aos utilizadores. As novidades têm surgido nesta área e uma nova está já a caminho. O teclado da Google para o Android está a receber uma mudança visual para ser ainda mais simples de usar.
A Google continua a melhorar o seu teclado
Tal como acontece com as restantes apps que tem desenvolvidas para o Android, também o teclado da Google tem recebido melhorias. Este é, normalmente, a proposta que acompanha os novos equipamentos e que os utilizadores se habituaram a usar ao longo dos anos.
É assim normal que surjam melhorias e otimizações constantes para melhorar o que muitos já consideram excelente. A mais recente novidade foca-se na parte estética e quer tornar este teclado ainda mais ajustado para os utilizadores. Não se limita a mudar cores, mas foca-se na sua utilização e no que aí pode ser mudado.
Mais uma novidade a chegar ao Android
Como pode ser já visto e testado por muitos, as cores das teclas estão diferentes e assim mais visíveis. Abandona o fundo cinzento e as teclas brancas e inverte este esquema de cores. Assim, as teclas tornam-se mais fáceis de serem vistas e com um destaque maior.
As teclas auxiliares recebem também este tratamento e perdem, em alguns casos, cores mais destacadas. Esta mudança acontece também com o teclado no modo escuro, mas aqui vamos ter um fundo preço com as teclas a estarem num cinzento mais escuro, para um destaque menor.
Uma mudança estética muito importante
Esta é, aparentemente, uma mudança que já se iniciou. Com a mais recente versão deste teclado esta mudança já deverá ser visível, mas ainda com algumas condições. Esta é uma mudança que a Google terá de ativar do seu lado e que por isso deverá acontecer de forma gradual.
Mais uma vez a Google aplica mudanças de detalhe e que vão tornar esta sua proposta ainda melhor. A concorrência é forte, mas a gigante das pesquisas tem a vantagem de ter o Android sob o seu controlo e por isso este é normalmente o teclado padrão.
Este artigo tem mais de um ano
?
não dá para entender como é que dizem que com a mudança de cor as teclas tornam-se mais fáceis de serem vistas e com um destaque maior!
O contraste é nitidamente menor!
+1
Pela imagem, parece bem pior. Inverteram as cores do fundo com as teclas e isso causa um contraste bem menor. Na primeira imagem, notam-se melhor as teclas.
Também tiram os caracteres especiais das teclas o que é horrível. Continuam a poder ser acedidos ficando a carregar na tecla e mas agora ficas sem saber onde estão. Eu não preciso de olhar pro teclado para escrever porque as teclas são qwerty e nunca mudam mas não há convenção para os posicionamento dos símbolos. Esconde-los não ajuda.
Também parecem ter aumentado o tamanho do teclado. Se isto não for uma opção, historicamente isto nunca foi boa ideia. É um teclado virtual e como tal não há feedback tatil da que tecla estamos a tocar. Isso quer dizer que o povo habitua-se a tocar no sitio do teclado de memória onde está a tecla, para não ter que estar sempre a olhar para o teclado. Aumentar o tamanho estraga o sitio que o povo tem memorizado para aquela tecla e obriga a reaprender.
Para já não parece ter nada positivo.
O meu é liso.
Só tem mesmo as letras.
Uso o Swiftkey deste jeito há mais de 7 anos, só letras brancas sobre um fundo preto.
+1
Na imagem do teclado atual (esq.) a letra Y e Z aparecem trocados.
Sabes que há mais teclados que o QWERTY, verdade?
“QWERTZ é um layout de teclado normalmente usado em regiões de língua alemã. O nome vem das primeiras seis letras ao topo do teclado: Q, W, E, R, T, e Z.”
https://pt.m.wikipedia.org/wiki/QWERTZ