Se usa o Android Auto não temos boas notícias para o seu smartphone Android
A Google tem apostado muito no Android Auto nos últimos meses, com atualizações constantes. Está a preparar a chegada de uma atualização de peso e que vai mudar completamente a interface desta sua proposta.
Se este era um sistema quase universal, há agora uma mudança importante e que foi lançada sem qualquer alerta para os utilizadores. Se usa o Android Auto, então as notícias não são boas, em especial para o seu smartphone Android.
Uma nova aposta da Google para o seu sistema
Há, claramente, uma nova aposta da Google no Android Auto. Este sistema que traz para os automóveis a interface do smartphone tem sido melhorado de forma constante e recebido algumas alterações de peso para melhorar a sua usabilidade.
Estas alterações vão culminar numa mudança importante da interface do Android Auto, a "Coolwalk", que se espera chegue muito em breve. Não tem ainda uma data definida, mas muito foi já revelado quer na I/O deste ano, quer em publicações anteriores.
Novos requisitos mínimos para o Android Auto
A grande mudança agora surgiu de forma silenciosa e vem retirar esta proposta da Google de muitos smartphones. Os requisitos mínimos goram alterados, ainda que de forma muito discreta e retiram da lista smartphones mais antigos.
- Um telemóvel Android com o Android 8.0 (Oreo) e superior, um plano de dados ativo e a versão mais recente da app Android Auto.
- Um automóvel compatível. Saiba se o seu carro ou autorrádio é compatível com o Android Auto.
- Um cabo USB de alta qualidade.
Segundo o que está publicado numa página de suporte do Android Auto, esta proposta requer agora a presença do Android 8.0 (Oreo). Até há pouco, o sistema mínimo exigido pela Google era apenas o Android 6.0.
Vou mesmo precisar de um smartphone novo?
Esta alteração de requisitos pode ser importante e significativa. Os dados mais recentes mostram que o Android 6 tem ainda uma presença de 2.4% no universo do sistema da Google. Por seu lado, o Android 8.0 reclama para si 5,9% dos smartphones ativos.
Fica assim por explicar a verdadeira razão para esta mudança nos requisitos do Android Auto. Por um lado a Google pode estar a tentar reduzir a presença deste sistema com uma quota que entende ser reduzida. Por outro lado, podem haver razões associadas ao que a interface "Coolwalk" exige.
Este artigo tem mais de um ano
O carplay com o novo update da 10-0 a este…não admira tudo a mudar para ios
Costumo usar os dois sistemas e não vejo essa grande vantagem que falas. A Siri em PT-br também não torna o carplay tão prático.
Tudo a mudar? O mundo não gira só pra ti, calma
Tudo menos alguns milhoes
Pelo amor de Deus. Quem é que tem um carro com Android auto e ainda tem android 6?
Quem tem Android 6 são as pessoas que praticamente não usam o telemóvel a não ser para mensagens ou chamadas.
Além disso diz no artigo que 2.6% dos utilizadores ainda usa Android 6. Mas quantos desses usam também Android auto? Provavelmente nenhum.
A notícia não é má mas não vejo a necessidade de um título alarmista como este…
Essa do provavelmente é muito vaga 😉 pois deixa a porta aberta para provavelmente vários. 😉 Mas fica o alerta.
tudo dito…
+1
Até acredito que seja uma boa notícia, pois atualização implica novas tecnologias e funcionalidades
Desses 2,6% que têm android 6, quantos é que têm carro com a funcionalidade android auto/carplay? deve ser abaixo de 0,1% 🙂
Eu mesmo que quisesse não tinha pq uso w10m.
A não ser que levasse o Tablet e o fixasse na consola central à moda da Testa 🙂
Não serve mudasse.
Há mais oferta…
Tenho carro compatível com Android auto ( Opel 2020) e já usava mas com uma atualização deixou de funcionar nem com fio e sem, com smartphone Android 11 e Android 9 que é Galaxy s8 que é compatível com e sem fio com cabos que antes funcionavam.
Já comprei um cabo USC c 3.0 azul e nem assim dá .
Já desisti,tenho smartphone num suporte no carro ligado com bluetooth e já está.
Eu tive problemas com a clonagem de aplicações (ter, por exemplo, 2 whatsapp com 2 contas distintas ) vs android auto. Isto já foi à uns 2 anos atrás e como não voltei a ter uma aplicação clonada, não sei se este problema mantêm-se.
Honestamente já não sei se vivo sem o Android auto. GPS, Spotify. Uso diariamente. Tenho um telem topo de gama deste ano, agora trocar de carro já é mais complicado espero que não afecte.
Lamento mas o design e interface do Apple Car Play está muito à frente disso que se vê aí na imagem.
O que é um cabo USB de alta qualidade? Quais são as especificações?