2018 será recordado como o ano do “notch” no topo dos ecrãs dos nossos dispositivos móveis. Já o novo ano, 2019, poderá ficar conhecido como o ano do smartphone dobrável graças aos esforços da Samsung, Huawei, Xiaomi, Motorola, entre outras.
Pode parecer coisa pouca, mas já pensou que esta inovação poderá mudar a sua vida, enquanto utilizador das tecnologias modernas?
A tendência do notch foi criada pelo Essential Phone e popularizada pelo iPhone X no final de 2017, tendo vigorado desde então. Já a partir de 2019, posso estar errado mas, acredito que o “notch” comece a cair em desuso perante o advento deste novo formato.
O smartphone dobrável chega a 20 de fevereiro
O smartphone dobrável chegará, em primeiro lugar, pela mão da Samsung e o seu anúncio já está marcado para o dia 20 de fevereiro. Estamos, portanto, a menos de 15 dias desde a sua apresentação no próximo evento Galaxy Unpacked.
Aí, junto com os novos Galaxy S10, ficaremos a conhecer o primeiro smartphone dobrável da Samsung. A sua primeira solução, pronta para o grande mercado de consumo – pelo menos assim o esperamos.
Entretanto, temos assistido a várias fugas de informação alusivas a este mesmo smartphone dobrável da Samsung. Aqui, mais uma vez, recordo que só com a sua apresentação oficial é que poderemos por termo a todas as dúvidas e especulação. Ainda assim, já circula na Internet vária informação convincente.
E se for assim o novo smartphone da Samsung’ Será que “vende”?
Este vídeo mostra-nos o possível aspeto e funcionamento do smartphone dobrável da Samsung. Contudo, sendo um vídeo teaser, o mesmo não incide em demasia nas novidades para não acabar em definitivo com o fator surpresa.
Ainda assim, este vídeo foi quanto bastou para que a publicação LetsGoDigital encetasse vários esforços para produzir estas ilustrações. Todos os renders ou representações digitais que ilustram este artigo são provenientes dessa fonte.
A mesma, mantendo alguns dos elementos do atual Galaxy Note9 e tomando a próxima interface da marca – OneUI – como pontos de partida, criou assim todo o material que aqui podemos ver. Trata-se, portanto, de uma abordagem conceptual.
Por outras palavras, é uma mera possibilidade de tudo aquilo que o smartphone dobrável da Samsung nos poderá oferecer. Desde o mecanismo que tornará possível dobrar o equipamento, até ao aspeto da OneUI no ecrã Infinity-Flex.
Vemos também a forma como os ícones das aplicações se poderão adaptar ao pequeno e grande ecrã. Sim, o smartphone poderá dobrar, tornando-se assim mais compacto ou, por outro lado, poderá ser aberto, tornando-se essencialmente num tablet.
Ambas as hipóteses foram contempladas pela publicação holandesa que assim nos traz todos estes renders. Relembro, mais uma vez, que o produto final poderá não ter qualquer ponto de contacto ou semelhança com o material aqui apresentado.
As poucas certezas que temos em torno deste smartphone dobrável da Samsung residem no seu processador, o Exynos 9820. Além disso, tudo o resto está ainda no reino da especulação com poucas, ou nenhumas, informações concretas.
O smartphone dobrável chegará no dia 20 de fevereiro e poderá inteirar-se das suas novidades, aqui no Pplware.