Questão Semanal: Já fez root ao seu Android?
Quando se tem um smartphone Android, há quem opte por manter o sistema original tal como veio de fábrica, mas há também quem prefira personalizá-lo de raiz ao seu gosto. A este processo de alteração das configurações designa-se root.
Neste sentido na nossa questão desta semana pretendemos saber quantos leitores arriscaram e fizeram root ao seu sistema operativo Android.
Há dois tipos de utilizadores do sistema operativo Android. Aqueles que se mantém com o sistema do smartphone tal e qual como vem de fábrica, e aqueles que fazem root.
É possível que ainda haja muitas pessoas que não sabem muito bem o que é isto do root. De uma forma resumida, basicamente consiste em alterar as configurações do sistema, de forma a personalizá-lo não só a nível de design e estética, como também no que respeita à definição de comandos e funções.
Em suma, root permite que os utilizadores alterem, personalizem e ainda desbloqueiem alguns recursos que o sistema operativo da Google oferece. Há algumas opções que estão disponíveis nativamente, mas outras estão apenas acessíveis através de permissões de super utilizador.
Este é um procedimento que se aplica a quem pretende ter um maior controlo sobre o seu equipamento.
Leia também:
Claro que a opção para fazer root não está à disposição de forma nativa no smartphone, e é preciso ter alguns conhecimentos antes de mergulhar neste processo.
Para isso, aconselhamos a ler mais sobre este assunto no artigo seguinte:
Na nossa questão desta semana, queremos então saber se já fez root ao seu Android.
Participe na nossa questão desta semana
Fez root ao seu Android?
Obrigado pela vossa participação!
Nesta rubrica colocamos uma questão sobre temas pertinentes, atuais e úteis, de modo a conhecer a opinião e tendências dos nossos leitores no mundo da tecnologia, sobretudo no nosso país.
Deixe-nos então sugestões de temas na caixa de comentários ou envie para marisa.pinto@pplware.com.
Este artigo tem mais de um ano
Resumo: Se não sabe o que está a fazer, deixe estar quieto.
Ora bem.
sim, é a melhor opção.
Enquanto na garantia, não faço nada, mas depois, e sendo, na minha opinião a forma mais fácil e rápida de conseguir ultrapassar os updates do Android, é claro que faço.
Pixel Experience que chama, MIUI portada também hehe podes escolher o sabor que desejar!
A maior razão pela qual faço root, é que assim posso usar um adblocker a nível do sistema, que vai bloquear publicidades no hosts. Funciona para apps ou websites. Antigamente dava jeito também por causa dos backups com dados das aplicações, mas cada vez o backup da Google está melhor.
+1
Blokada funciona melhor que adblockers ao nível do sistema, sem root e pode ser desligada e ligada a qualquer momento sem reboots 😉
o blokada e bem pior. Um bloqueador de sistema usa o hosts file . O blokada cria um falso vpn pela qual passa o tráfego com um ficheiro de hosts próprio. Basicamente faz o mesmo de uma maneira pior .
“Pior” é subjetivo.
É melhor por não precisar de Root. É melhor por se poder desligar a qualquer momento sem ter de reiniciar.
Os adblockers ao nível do sistema bloqueiam muita coisa que não deviam e se queres realmente aceder a certos conteúdos, tens de desativar o Adblock e dar reboot. Que trabalheira!
Se a única “desvantagem” do Adblock é funcionar como uma VPN? Não vejo onde está a desvantagem disso, muito menos quando pondero a facilidade de instalação e utilização.
Boas…
Como faz isso?
Eu tenho root mas é por causa de Cam2API.
Como coloco adblock?
cumps
O Chrome já possui um bloqueador integrado. Tem a porcaria que não funciona nos sites da google e aquelas publicidades de segundo plano também aparecem…
Carrega nos 3 pontos, definições, definições de sites, puxa para baixo e carrega onde diz anúncios, mesmo que esteja inactivo, liga e desliga.
Boa parte dos sites fica super mais leve. A google protege é os sites de vídeo e temos de aturar os 45 segundos de publicidade…
Nunca fiz. Perde-se tudo ao fazer? Como fazer root no Samsung Galaxy J7?
Não perdes nada, fazes backup no PC, o Google é amigo!
E como restauro a partir do backup a posteriori, que app uso para fazer root e de onde saco a última versão do Android viso que isto está constantemente desatualizado uns 2 anos?
Xda, está lá tudo!
Eu conheço esse site mas parece-me muito cplicado perceber que versão devo usar.
Google it -> lineageOS, xda developers, galaxy J7 root…
Se bem que dado ao facto que a autonomia em encontrar respostas por ti mesmo ser proximo de 0, não aconselho de todo ‘navegar neste mundo dos roots’
Nunca fiz nem farei.Tenho um Xiaomi Redmi Note 5 e não pretendo ficar com um pisa-papéis,se me entendem.Era só o que me faltava. 😐
É isso mesmo!
Não fiz root, mas no início usei uma app no meu Xiaomi chamada Disable System Apps e depois acabei por usar o adb platform-tools para através do PC desinstalar algumas apps, como o Mi Video, Mi Music, Google Duo, Chrome, etc.
assim que acabou o suporte do fabricante dos smartphones que tive, root logo feito, é a melhor coisa que se pode fazer, e passou logo para o suporte alternativo, não é por acaso que ainda hoje tenho um smartphone com 7 anos e continua a estar actualizado pela comunidade com a ultima versão android 10 e está para as curvas, não ficando nada a dever aos modelos mais recentes.
Claro k sim, no XDA , explicam tudo até mais ínfimo promenor. Com kitchen e tudo.
Sempre, mas as há apps que começam a evoluir e deixar de funcionar em equipamentos rooteados! E Magisk já não “esconde tudo”, embora por aqui ainda esconda o que faz falta!
Sim, sempre fiz em todos smartphones que tive
Edit:
Sim, sempre fiz em todos smartphones que tive desde os primeiros dias com ele na mão.
Nunca precisei de garantia pra nada.
Fartei-me de fazer root em vários telemoveis que tive, até ter um XIaomi! Quem tem um smartphone Xiaomi não precisa de fazer root, porque a MIUI funciona tão bem, tão bem, que não há a necessidade de fazer root, seja para corrigir algum erro, seja para instalar coisas que normalmente são necessárias noutras rooms android e que na MIUI não há essa necessidade!
Errado !!! Se tens um Xiaomi então a melhor ROM e miui.eu que tem atualizado todas as semanas e que te oferece tudo mais rápido e com menor segurança optimização de bateria entre outras coisas que o versão normal da ROM não te oferece, para isso tens que ter Root , um pouco de pesquisa vais ver que ter Root num Xiaomi e sempre bem vindo
Já fiz uma vez vez num samsung galaxy j5 mas como não me resolveu o probelma voltei atrás e pronto.
Claro que sim. Há outra maneira de eliminar o Bloatware do Droid que vem de fábrica? Farto que me obriguem a ter facebook, chrome, google suite e afins instalado…
Sempre fiz nos meus smartphones anteriores, Motorolas, Samsungs, LGs e até jailbrake num iPhone. Mas atualmente como Mi 9T Pro não senti a necessidade de fazer, pois nativamente ele me oferece quase tudo que necessito e o restante consegui através de aplicativos instalados via ADB.
Certamente farei quando ele não tiver mais atualizações, visto que ficarei com ele por 3 anos, ou então se algum dos aplicativos ADB parar de funcionar em alguma atualização que chegar.
ROOT é a liberdade que gosto sempre de ter, posso personalizar tudo o que quero, por exemplo, com o root eu tenho emojis do iOS no meu Galaxy Note 8, tenho o Viper4Android FX que é um sound enhancer que é dos melhores que podem encontrar e também consigo esconder a barra de navegação em baixo, fica totalmente fullscreen.
Acho que há um certo medo por parte das pessoas mas é normal, visto que, são caminhos que é preciso explorar, ler e que as pessoas têm medo do desconhecido.
Esconder a barra tem muitos aplicativos que fazem, sem root. Alguns exigem ADB para ficar perfeito como no root quando se usa o teclado.
Já faço ROOT aos meus smartphones desde que tive o meu primeiro, Sapo A5, ainda faz trabalho como câmara de vigilância.
Uso Android desde a versão 1.6, ao longo destes anos todos já tive centenas de telefones e de várias marcas pois gosto de usar várias marcas e vários aparelhos porque sou programador e trabalho para várias comunidades a desenvolver , tenho sempre Root feito em todos os meus aparelhos por me dá liberdade da fazer o que quero ao aparelho e de aproveitar ao máximo o aparelho que comprei tal como usar o potencial das câmeras ao máximo algo que não e feito de origem, aproveitar ao máximo a bateria de cada aparelho , aproveitar ao máximo a tela , aproveitar ao máximo o desempenho do aparelho estar sempre atualizada isso sem root nao e possível, as marcas não te dão liberdade, não fazem bem o trabalho delas e não te dão atualização a horas etc , ter Root e liberdade!!! E por isso que amo o Android
OnePlus aparentemente não quebra a garantia em caso de root, isso foi um forcing a começar desde logo a ter root. Uso em módulos do magisk, para colocar a gcam e para conseguir gravar conversas. Uso também para dar a volta a jogos ou speedhacks assim como ferramenta de inspecção de pacotes via mitm
Tenho feito para remover o adware e spyware que vai instalado de raiz.
Dá jeito e exige conhecimentos. Removendo o lixo, consegue-se obter mais 20% de ram e 1gb de espaço, que estava a ser usado sem qualquer utilidade.
Não faço, nunca fiz, nem tenciono vir a fazer. Aqui neste site é normal encontrar mais pessoas que são apologistas de fazer root mas isso é expectável dado o público alvo. No entanto qualquer tlm continua a ser funcional mesmo não tendo atualizações que são muito importantes mas não impedem que o tlm seja usado para aquilo que a maioria da população usa, jogos, redes sociais, chamadas, mensagens, fotografias e afins. Para o utilizador comum, não é importante o root até porque como aqui bem sabem, o processo não é propriamente simples para quem não percebe nada. Posto isto é importante sim, ter a liberdade de o poder fazer.
Root e custom roms desde meu primeiro smartphone Galaxy 5.
Eu acho que há aqui muita confusão sobre o root.
Muito pessoal diz que faz root para mudar de ROM, mas para isso o root não é preciso para nada: basta desbloquear o bootloader.
Outros dizem que com root conseguem ter o módulo XYZ do Magisk para alterar não sei o quê, conseguem flashar zips na TWRP, bla bla bla. Para nada disto é preciso root!!
Com excepção de alguns POUCOS módulos Magisk que efetivamente precisam de root, a grande parte deles não precisa. O mesmo para aplicações: a maior parte das aplicações que usamos no dia-a-dia não necessita de root, muito menos root sempre ativo!
Eu cá uso custom ROM, Magisk, alguns módulos e tenho o root DESATIVADO.