Project Gameface: controlar o Android com os olhos e gestos faciais será uma realidade
A I/O tem o bom hábito de trazer para o público muitos projetos da Google desenvolvidos há algum tempo. Estes nem sempre têm a visibilidade necessária e surgem aqui como ideias revolucionárias. O Project Gameface é mais um desses projetos, que sabemos que irá permitir controlar o Android com os olhos e gestos faciais.
Project Gameface é mais uma surpresa da Google
Sempre houve um foco da Google em dar aos utilizadores ferramentas especiais. Estas adaptam-se muitos vezes a todos os que têm necessidades especiais e que assim podem usar os serviços da gigante das pesquisas. São pequenas revoluções que se tornam em ferramentas essenciais.
O controlar Project Gameface parece ter esse futuro à sua espera. Esta será a forma natural de controlar o Android, usando apenas os olhos e gestos faciais. Dedicada a pessoas com limitações físicas, este é um projeto que saltou do Windows, onde a Google e revelou primeiro, para o Android, onde agora foi mostrado também.
Controlar o Android com os olhos e gestos faciais
O Project Gameface quer dar aos utilizadores a possibilidade de controlar o Android usando apenas o movimento dos olhos e também com expressões faciais. Este funciona com a câmara do dispositivo e utiliza a API Face Landmarks Detection do MediaPipe para seguir uma série de expressões faciais e mover o cursor segundo o pretendido.
Além da sua chegada ao Android, onde a Google mostrou as suas capacidades, a gigante das pesquisas deu mais um passo que mostra a sua natureza. Todo o código-fonte para colocar o Project Gameface a funcionar foi tornado público. A ideia é que os programadores integrem esta solução nas suas apps para permitir a sua utilização por todos.
Projeto quer mudar a forma como usamos smartphones
Numa publicação no seu blog, a Google anunciou que o Project Gameface chega ao Android com suporte para 52 gestos faciais exclusivos, incluindo alguns como abrir a boca, levantar a sobrancelha, olhar numa direção específica. Cada gesto pode ser atribuído a uma ação específica do sistema, como retornar ao ecrã inicial, voltar, ver o painel de notificações, visualizar apps e muitos outros.
Embora o Project Gameface seja principalmente uma ferramenta de acessibilidade, os seus benefícios potenciais vão muito além disso. Originalmente concebido para a comunidade de gaming, a Google expande o seu alcance ao colaborar com a Incluzza, uma empresa social que promove a acessibilidade em toda a Índia.
Samsung Galaxy S4
– Scroll, Stay e Pause calculam o movimento da cabeça e olhos para subir e descer páginas da internet, fazer o ecrã permanecer ligado ou parar um vídeo quando se desvia o olhar.
S4… convém sublinhar isto!!!!!
Já foi tudo inventado mas como é preciso justificar empregos…
«O controlar Project Gameface parece ter esse futuro à sua espera. Esta será a forma natural de controlar o Android, usando apenas os olhos e gestos faciais. Dedicada a pessoas com limitações físicas, este é um projeto que saltou do Windows, onde a Google e revelou primeiro, para o Android, onde agora foi mostrado também.»
Andas muito atrasado no tempo. Tive um Samsung a uns bons anos que cheguei a usufruir dessa tecnologia.