Programador punido pela Google por exibir anúncios com teor sexual dentro do jogo
Quem quiser ter uma aplicação na loja dos sistemas operativos, tem que cumprir algumas regras. Como tal, os programadores têm que construir os seus trabalhos de forma a não violarem nenhuma das políticas impostas pelas empresas.
No entanto um caso recente revela que um programador foi punido pela Google por exibir anúncios com teor sexual dentro do seu jogo para o sistema Android.
Android: Jogo exibia anúncio com conteúdos sexuais
A Google puniu um programador responsável pelo desenvolvimento de um jogo por este exibir anúncios com conteúdos sexuais dentro do jogo. O jogo em questão estava disponível na loja de aplicações do sistema operativo Android, Google Play Store, mas já foi entretanto removido.
O alerta foi dado pelo utilizador Michael Mc (@TizzyEnt) na sua conta da rede social Twitter. Michael partilhou um vídeo onde mostra que, depois de completar determinado nível do jogo, é exibido um anúncio dentro da aplicação.
Nesse anúncio pode-se ver que é alusivo a uma publicidade com teor sexual em que é dada a escolha ao jogador de duas opções em determinada situação. Na situação em concreto, surge uma mulher deitada a dormir e o seu meio-irmão a observá-la.
As opções que o jogador tem são de não a incomodar ou de a ajudar a despir-se. Ao se escolher esta última opção, o jogador começa a despir a mulher, sem o seu consentimento e sem a consciência do que se está a passar. E assim que ela acorda e dá conta do sucedido, o jogo dá a entender que ela 'alinha' com a intenção do jogador.
Veja o vídeo na publicação:
Why is this in the Google play store? pic.twitter.com/5BvwKNXcIR
— Michael Mc (@TizzyEnt) September 17, 2021
Portanto, a crítica vai no sentido de estarmos a passar a mensagem de que quando abusamos de alguém ou fazemos algo sem o seu consentimento, no final a pessoa até vai concordar com a situação.
Para além disso, e tendo consciência de que muitos menores de idade jogam, estas situações podem ter um impacto educativo bastante negativo, especialmente no que respeita ao respeito pelo outro e pelos limites legais em sociedade.
Este alerta tem também um impacto na comunidade de programadores e utilizadores da loja da Google.
Anúncio viola a política da Play Store
O anúncio vai contra as orientações impostas pela Google para promoção de apps na sua loja. Uma das violações é a "utilização de anúncios sexualmente explícitos para direcionar os utilizadores para a ficha do Google Play da sua app para transferência".
Assim, ao site XDA Developers, um porta-voz da Google disse que o jogo em questão foi removido da Play Store por violar as políticas da empresa. De acordo com o porta-voz:
Quando as violações são encontradas, tomamos as medidas adequadas.
Para além disso, a conta do programador também foi suspensa. Contudo, de acordo com relatórios internos da Play Store, a aplicação teve milhões de downloads antes de ser retirada da plataforma.
Este artigo tem mais de um ano
epá… que nojo , revoltante… Qual é a app mesmo?
‘Portanto, a crítica vai no sentido de estarmos a passar a mensagem de que quando abusamos de alguém ou fazemos algo sem o seu consentimento, no final a pessoa até vai concordar com a situação.’
No entanto, passar a imagem de que se pode matar impunemente, isso já é perfeitamente aceitável!
Mas achas que a primeira situação é aceitável?
nenhuma devia ser. tu achas que a segunda é aceitável?
Disseste bem, nenhum deveria ser. O jogo é apenas estúpido.
Pelo comentário dás a entender que so este é estúpido, depois de dizeres que nenhum devia ser aceitável. Como descreverias o jogo da segunda situação?
Obviamente que não. Que fique bem claro que nenhuma das duas é aceitável. Mas já agora, qual das duas é a mais grave para si?
Não percebo a comparação. Estás a comparar este jogo com um shoot ‘em up?
Eu acho que ele está a comparar a imagem que cada tipo de jogo passa, e nao o jogo em si.
Não percebo o alarido. Eu quando era mais jovem costumava despir a minha mãe e a minha irmã quando chegavam alcoolizadas a casa. E elas também se atiravam a mim porque não estavam no estado normal. E se não fosse eu a despi-las e a limpar o vomitado era quem? Esse senhor de barba?
Thats a really sad story…
Well not really! I enjoyed it! We just live once!
Hoje em dias há quem tenha medo/nojo/ódio das formas do sexo feminino…Clown World
O que queres dizer com esse comentário?
O que queres insinuar da minha pessoa com essa pergunta?
No mínimo, sonso.
A senhora não respondeu, não foram trocados insultos, vieste aqui fazer de white knight porquê? Sentes necessidade de afirmação!?
Eu não insultei ninguém. Só não gosto de pessoas que se façam se sonsas.
Eu sei perfeitamente onde queres chegar mas tu é que não assumes e foges à questão.
É necessário conhecer argumentação do outro para rebater. Ainda não me foi dada argumentação da parte da senhora, logo aguardo. Tens opinião quanto ao artigo ou preferes-me chamar de sonso?
Já agora visto que o teu nível de interpretação é fraco, deixa-me explicitar que não atirei que me tenhas insultado. O que disse foi que nem eu nem a senhora tínhamos trocado insultos, logo não percebi a tua necessidade em vires armado em cavaleiro reluzente. Nem considero sonso um insulto…parece mais palavreado de crianças no recreio da primária.
Fica bem.
Continuas a distorcer as coisas e sem esclarecer o teu ponto.
Depois eu é que não sei interpretar textos e sou uma criança quando, basicamente, o que a Marisa pediu foi que desenvolvesses o teu ponto de vista.
Já vi que vais continuar com esses rodeios e não vamos chegar a lado nenhum…
PPLWARE tudo muito bonito, mas banir os comentários destes porcos nada..
Então o teu deveria ser banido por chamares porcos aos outros..