Porque será que o Android quer saber tanto da sua vida?
Vamos ser claros: a sua vida interessa à Google (e a muitas outras empresas) e é fácil espiar tudo o que faz, o que pesquisa, o que diz e o que compra... ponto! Você é um alvo barato para as grandes empresas ganharem dinheiro, sabe como?
Sim, claro que sim, publicidade dirigida... entre outras coisas. E sabe como se recolhe hoje tudo sobre si?
O sistema operativo Android é o mais utilizado no mundo dos dispositivos móveis, então, com alguma engenharia social, as empresas apostam no Android para recolher dados sobre si mas com a sua "inocente" autorização. Vamos ver como.
Mas o meu telefone tem vírus que espiam o que faço?
Nem é preciso ter, há actualmente formas "lícitas", pelo menos são acções que têm o aval do utilizador para que as empresas saibam "quase" tudo o que faz na sua vida, isto porque cada vez mais a sua vida passa pelo telefone. Já pensou que eles sabem o que anda a pensar comprar, o que vai fazer para o jantar, eles sabem que anda a pesquisar roupa interior íntima e até sabem por onde andou no fim-de-semana?
Em "4 tempos" o maior sistema operativo da actualidade recolhe muito sobre si que, muitas vezes, nem nem dá conta. Basta utilizar o telefone.
Comandos de Voz
Como já referimos anteriormente, o seu dispositivo Android guarda todo o registo dos comandos de voz que utiliza, seja quando você perguntou qual o tempo que iria fazer, seja quando pediu para o Android o lembrar de algum compromisso, não interessa, o seu dispositivo guarda todas as suas interacções.
Se costuma utilizar os comandos de voz e pretende verificar o seu histórico, basta aceder à aplicação Serviços do Google Play, depois Histórico de Conta e seleccionar então Actividade de voz e áudio. Neste ecrã poderá ver, ouvir e gerir todos os comandos de voz que utilizou no seu dispositivo. Para apagar o seu histórico, basta então seleccionar os comandos de voz que pretende eliminar e em seguida pressionar Remover Itens.
A Sua Navegação no Youtube
Outra forma do Android controlar o que os utilizadores andam a fazer é através de um dos serviços de streaming de vídeo mais utilizados em todo o mundo, o YouTube. Desta forma, todas as pesquisas e todos os vídeos que visualize neste serviço geram um histórico, histórico este que é então guardado pelo Android.
Segundo a Google, contudo, esta "monitorização" ao utilizador, serve apenas para lhe apresentar melhores resultados de pesquisa e melhores recomendações. Será?
Para eliminar todo o seu histórico e à semelhança do ponto anterior, basta então aceder aos Serviços do Google Play, depois Histórico de Conta e então seleccionar Histórico de Pesquisas do YouTube. Aqui também poderá desactivar esta opção, para que o seu Android deixe de armazenar qualquer pesquisa que faça.
A Sua Localização
E agora vamos falar na que talvez seja a opção mais “assustadora” que o Android controla. A sua localização. Caso o utilizador permita, a Google irá manter um controlo sobre a localização dos seus diversos dispositivos, actualizando os seus servidores sobre os locais por onde passa, mesmo não estando a utilizar qualquer dispositivo.
Para ver, eliminar ou até mesmo desactivar o histórico de localizações, basta aceder à aplicação Serviços do Google Play, depois Histórico de Conta e então seleccionar a opção Histórico de Localizações.
Histórico de Navegação
Para finalizar e não menos importante, temos o histórico de navegação. Basicamente, todas as pesquisas que faça através do seu Google Chrome no Android serão guardadas, podendo desta forma a Google rastrear o que tem procurado ao longo de dias, semanas, meses e até anos.
Para gerir esta questão, aceda à aplicação Serviços do Google Play, depois Histórico de Conta e então seleccione a opção Actividade da Web e Aplicações. Neste ecrã, para além de poder eliminar todo o seu histórico vai permitir-lhe também interromper ou até mesmo parar o registo de todo o histórico.
Mas se o exemplo foi o maior sistema operativo, o que mais vigia porque tem mais utilizadores, também é verdade que os restantes, mais ou menos informados, também permitem que as marcas saibam quase tudo sobre o modo de vida. Vale muito dinheiro a sua vida, a sua vida como consumidor... claro! Esteja atento, tenha a informação para poder dominar o que eles podem ou não saber sobre si.
Mas porque será que o Android quer saber tanto da sua vida?
Via: PC World
Por Hugo Sousa para Pplware.com
Este artigo tem mais de um ano
Porque essa colecção de dados, hoje em dia, ainda dá pouco dinheiro…
Mas no futuro, será essencial para vários negócios: seguros (vida, saúde, automóvel, etc.), emprego, banca (taxas de juros dos empréstimos, avaliação de empresas, etc…)
É bem verdade, com base nesses dados as empresas ajustam as clausulas comerciais
Conheço gente que está a trabalhar numa multinacional, em Portugal, numa solução para seguradoras que é basicamente um dispositivo que instalas no teu carro, e conforme vários factores (onde andas, a que horas andas, a que velocidade andas, a distância ao carro da frente), e dá esses dados à seguradora, para esta te fazer um preço, quanto mais comportamentos de risco (por exemplo, se fores à sexta-feira à noite a um tasco, por exemplo, e muita gente sair desse tasco bêbeda e ter acidentes na estrada), mais caro te fica, se fazes só “casa-trabalho-casa-trabalho-casa-trabalho-centro comercial”, aí já te cobram muito menos…
O futuro, é esse, devido à ignorância das massas, a privacidade vai ser um luxo só acessível a alguns.
Imagina nesse caso das seguradoras automóveis, tu tens duas opções, ou vais por essa via, e tens de te “portar bem” e baixar as calças… ou vais para uma seguradora que faça seguros “à antiga”, que vai ter poucos clientes, muitos vão só porque são péssimos condutores, e aí, vais ter de pagar muito mais que o “normal”, ou o que pagas hoje…
Ou seja, antes do 25 de Abril em Portugal, e outros regimes totalitários, em que o estado controlava tudo o que faziam as pessoas, o que elas pensavam, onde andavam, o futuro, são empresas monitorarem a população…
Isso já existe em alguns países, não com tanto controlo quanto descreves mas com algum.
Qualquer das formas, não é obrigatório em nenhuma seguradora…apenas permites que eles vejam os teus hábitos se quiseres que eles baixem o valor do seguro.
Hábitos como assim? Posição GPS? Por exemplo?
Ora pensa la, para saberem a tua velocidade terao de saber a tua posicao de GPS…
A informacao e colectada e enviada para a seguradora, depois os dados sao tratados para que o premio seja ajustado, baseado em velocidade e localizacoes etc etc.
Pesquisa no Googe que encontras, nao digas e que andam a fazer uma coisa inovadora em Portugal, porque isso ja existe a anos em outros paises.
Já ouviste falar de acelerômetros? Raccon?
Dá pouco dinheiro?
Zé só a Google faz milhares de milhões de pouco dinheiro por mês… Percebes?
O que tu pensas não corresponde à escala do que se passa nem do que eles ganham todos os dias.
+1
Hoje dá só uma fatia daquilo que dará no futuro…
Será apenas no mundo android? LOL
Não, não é só no mundo Android!
Com o Google Chrome, a Google tenta a mesma coisa!
E outras tecnologias web, como o Google Analytics…
Claro que não! Se calhar a Google é aquela que está mais à frente…
Para quem não gosta da Google, ou começa a ficar farto de todas as intromissões ou registos:
http://impossiblehq.com/complete-guide-leaving-google 🙂
George Orwell previu em “1984”, mas não imaginava que fosse além. Eles querem sua alma.
Como sempre a fiscalização destas e outras intrusões de privacidade passa impune e é feita nas barbas de todas as autoridades que nada fazem e são coniventes com estas empresas, quando actuarem já vai ser tarde.Enfim nada que a gente já não esteja habituado.
Esse tal de android é muito cusco. Eu só utilizo Zonix, não tem essas coisas.
Eu uso Cyborg com o browser Metallic..
Que eu saiba ninguem é obrigado a usar novas tecnologias. Winds estao a tempo de comprar um casebre no memo dad serranias de tras-os-montes, ondcnemnha reds Telefonica nem sinal TDT e vuverem felizes para sempre.
Deves achar que as pessoas de trás dos montes são da idade da pedra…
Agora em Português.
Quanto te forem ao bacote por causa de um post depois falamos.
Desafio-te a vires cá acima dizer-me isso frente-a-frente para eu te mostrar provas. 🙂
eu percebi ahahaha
so usa smartphone quem quer, só é controlado quem quer, quem vive a usar aplicações que não precisa e expor a vida no fb é que sabe de si… o google, fb, microsoft, apple, etc… tiram proveito disso =D
Ver o “cadastro” de pesquisas no Google Search, desde que se tenha feito a a pesquisa com uma conta ativa do Google (ou melhor dito, tendo feito o “login”, por exemplo pra ver o Gmail, mas não o “log-off”, coisa que é bastante frequente):
http://expresso.sapo.pt/quer-descarregar-todo-o-seu-cadastro-do-google=f920761
Sempre foi e será assim. Com Android, iOS, WP ou Bada. Estranho virem falar do Android quando foi a Apple a primeira a ser acusada de espiar através do iPhone e respondeu que era para melhorar o sistema.
Porque este site é mesmo assim…. Falar mal de Android…. Sempre, Mal da Apple, não se pode.
Título um bocado sensionalista… Não é o “Android” que quer saber, mas sim algumas das aplicações, principalmente as da Google. O “Android” em si não tem código para guardar e reportar os dados do utilizador a ninguém…
Sim, o mais correto são as aplicações, principalmente o Google Play Services, que vai dar a informação aos servidores da Google…
Aplicações e sites de Internet! Recolhem informação através de cookies e para efeitos de publicidade!
Mas dá mais jeito culpar a Google!
Todos tentam colectar dados, a diferenca e que a Google faz a descarada e vai muito mais alem disso.
Nos estados unidos eles vão mais longe inclusive já existem algumas matérias jornalisticas a falar sobre o assunto. Basta-nos entrar numa loja do centro comercial e automaticamente recebemos uma mensagem daquela loja a oferecer-nos um desconto para produtos que costumamos consumir.
Caso disso são os restaurantes do MCD.
Chegam mesmo a indicar produtos que podemos tomar deixando de fora aqueles que não iria afetar devido a problemas de saude que o próprio equipamento sabe que temos. Vejam que as marcas de tecnologia estão a investir em tecnologia de medição cardíaca etc. Por vários fatores. Seguros, vender produtos adequados… Não nos esqueçamos que a industria farmacêutica é gigantesca. Há muitos interesses nesta área.
Pessoalmente deixei de adotar o smartphone como telemóvel. E não sou fã desses relógios modernos e desses equipamentos de medições. Adoro tecnologia mas aprecio mais a minha liberdade.
Porém, tenho um tablet e não deixo de acompanhar as novidades.
Quando o novo ubuntu phone baixar o preço sou capaz de adquirir quem sabe. Ainda estou a ver.
Para já penso que estas tecnologias estão a fazer o que já se previa. Falta saber se vamos acabar por ser controlados por elas (ou se já somos). Não nos esqueçamos que a melhor forma de controlar é dar motivos para o fazer. E os melhores vão ao encontro dos nossos desejos.
Vai passar ser assim “a partir de 2 idas por mês ao McD, ficas sem seguro de saúde”…
E depois vais ver aqueles obesos a pagar 100€ a um “primaço” para lhes ir buscar um menu com batatas XXL e lhes entregar na rua, para não dar sinal…
+1 ahahaahahah
Lol…estão preocupados com o Android?? Esse ao menos autorização! Tanta gentinha boa a dar infos de borla no Facebook e afins….
bem verdade
Sera que as pessoas não se preocupam que mais que um algoritmo que “saiba onde estão e o que fazem”, i.e. , que sejam transformadas em números, se preocupam mais com o facto de saber que todas as PESSOAS saibam onde andam e o que fazem quando saem à rua? Ou será que saem com uma máscara para não serem reconhecidas e fazem tudo às escondidas? Será mais perigoso um algoritmo de empresas como a Google ou as pessoas que andam na rua?
Vives no monte só podes. Deves ser um tipo feliz.
Não fazes a mínima ideia do que se passa à tua volta.
Qualquer dia andas na rua e cai-te um drone em cima da cabeça e acordas para a realidade tarde demais.
Tu é que certamente és um eremita que vive no monte, com toda a tua privacidade, onde ninguém te vê, ninguém sabe o que fazes, ninguém te conhece. Um drone não tem nada a ver com o artigo, um drone é controlado por pessoas, não por algoritmos. Nunca fomos tão anónimos, tão “privados” como agora, em que nem os vizinhos conhecemos, nem eles a nós, em que se morre em casa e ninguém sabe durante dias, semanas, meses…
bem verdade
mas se não são as aplicações e a google a cuscar a minha vida… são os vizinhos por isso, não sei qual gosto mais 😀
Estranho este “artigo”… quem ler isto vai pensar que vai ter que deitar o seu android fora para comprar outro Smartphone com outro So qualquer!
Se calhar deviam informar as pessoas que todos os SO fazem isto, ou parecido, incluindo o do seu computador…
E a maior parte das coisas que são referidas neste artigo podem ser desactivadas,,, mas, numa sociedade em que as pessoas colocam tudo que fazem nas redes sociais, onde estão bem identificados e podem ser reconhecidos, não vejo qual o problema. Até porque neste caso, as empresas, não querem saber muito quem você é, mas apenas o que você consome… e algumas vezes até dá jeito.
Mas leu o artigo todo? Não me parece 😉 a explicação está lá, taxativa e com exemplos e tudo.
Depois o dizer que a maior parte pode ser desactivada é revelador, quer dizer, poder pode, mas então porque não vem desactivado? 😉
Por isso é que o artigo não é em nada estranho, bem pelo contrario, é muito oportuno. As pessoas com meia dúzia de linhas ficam a saber que há quem saiba da vida delas e não estamos a falar de malware.
Cumprimentos Hugo.
Apenas achei estranho o facto de se dizer no artigo que o Android quer saber das nossas vidas, quando na realidade todos os Sistemas Operativos o querem.
Quanto ao resto, toda a informação é obviamente útil.
Cumprimentos Vítor M
o meu Nokia X2-00 só quer saber quando o meto a carregar =DDD
de resto 5*
internet mobile = 0
email mobile = 0
fbs no telemovel? 0
whatisappis= 0
só se o music player e as colunas me controlarem
Isso não interessa ao Vitor M, interessa é dizer que o Android vigia as pessoas.
Quem não deve, não teme!
eu não devo mas temo!!
um dia quando perceberes que é perigoso um estranho saber a tua vida toda ai é que vais perceber…
Neste caso não é um estranho e sim a Google. Eles só usam os dados para publicidade metam isso na cabeça.
Já só faltava esse comentário…
todos preocupados com isto? a sério. que tugas
A pessoa é que opta por partilhar as informações. Apesar de no android vir ativado por padrão.
Eu desactivo a localização porque alem disso da privacidade (opinião de cada um), também gasta mais bateria. Só uso quando viajo.
E isso do histórico de navegação(youtube/google) dá para desactivar, mas isso também não é grande coisa.
Mesmo que queiramos apagar o histórico, aparece que para o utilizador foi “apagado”, mas Google nunca apaga tudo.
As aulas de programação e tutoriais de redes, e calro o fantástico e animador “porque hoje é sexta” 🙂