Porque demoram tanto a chegar as atualizações do Android? A Google explicou tudo
Assim que as novas versões do Android são lançadas, os utilizadores iniciam a espera pelas atualizações dos seus smartphones. Estas dependem sempre das marcas, que nem sempre estão à altura do que é esperado pelos utilizadores.
Demoram sempre muito tempo e nem sempre têm a qualidade esperada. Se muitos acusam a Google, a verdade é que o problema está nos fabricantes. O cenário e as razões para as demoras foram reveladas pela Google num AMA do Reddit.
Porque demoram tanto as atualizações do Android?
É normal serem feitos AMA (Ask Me Anything) no Reddit. Desta vez foram engenheiros da Google que resolveram abrir o canal para os utilizadores do Android e responderam às muitas questões que foram sendo colocadas sobre este tema.
Como é natural, foram cobertas muitas áreas, mas uma questão em particular levantou alguma polémica. Respondendo a uma questão de um visitante, focada na demora na chegada de atualizações, estes resolveram abrir o jogo e revelar as razões do atraso.
Engenheiros da Google revelaram toda a verdade
Numa extensa e completa resposta, é apresentado o motivo principal. Este, infelizmente, resume-se a uma bem conhecida e batalhada razão para as marcas. Falamos de dinheiro e do que as marcas têm de investir para lançar uma atualização.
Em primeiro lugar está a vontade de vender mais equipamentos, que é naturalmente o foco de qualquer fabricante. Estes querem lucros e por isso focam-se nesta sua área de negócio, abandonando os utilizadores e os seus equipamentos.
Culpa é mesmo dos fabricantes
Há ainda a questão do desenvolvimento que tem de ser feito. A cada mova versão o processo tem de ser repetido e muitas vezes depende também de outras marcas e dos drivers para o hardware. Por fim, há ainda os custos elevados da certificação das novas versões do Android.
Este cenário descrito pelos engenheiros da Google pode ser lido aqui na íntegra. O próprio AMA tem mais componentes interessantes, mas esta é longe a parte mais importante. Mostra o que os fabricantes precisam fazer e as suas motivações.
Este artigo tem mais de um ano
ora aqui está um artigo a relatar o que já se tinha falado noutro topico recente sobre a Google e android, os fabricantes querem é vender novos modelos, não lhes interessa estar a gastar dinheiro e recursos para manter os que já lançaram por mercado, investir que seja sempre para os que vão lançar a seguir.
Ainda estou à espera que a grande Vodafone actualize ali um smartphone que eu tenho com a marca Vodafone, que ficou no KitKat e nunca recebeu um único update de segurança sequer 😀
Smartphones promovidos/ personalizados pelas operadoras são ainda piores que os outros, normalmente ou não recebem actualizações de todo, ou são os que menos tempo os mantêm actualizados, mesmo que o fabricante seja um dos poucos que mantém os aparelhos actualizados por mais tempo.
E ainda acrescentam um monte de tralhas para sobrecarregar os telemóveis. Isto é especialmente grave nos equipamentos de entrada.
“O Monstro Precisa de Amigos”—>eu tenho um Huawei que nunca sequer saiu do Jelly Bean. 🙂
No fundo a responsabilidade da situação é da Google.
No Windows, eles não dão toda essa flexibilidade aos fabricantes e dessa forma os dispositivos, uns mais outros menos, conseguem-se manter actualizados (segurança, e por vezes até versões) por muitos mais anos (até +/- 10 anos em média).
Por tanto meter a responsabilidade nos fabricantes é querer “fugir com o rabo à seringa”. A Google sabe perfeitamente como é que os fabricantes pensam e agem, eles poderiam perfeitamente manter o Android e ter outro nome para o Android que os fabricantes estavam contratualmente proibidos de fazer qualquer alteração, e a Google mantinha esses dispositivos actualizados durante pelo menos 10 anos… sendo naturalmente obrigatório que todos os participantes tivessem que ceder tudo quanto fosse necessário à Google para garantir que as alterações poderiam ser feitas mesmo que o fabricante no dia seguinte ao fabricar a peça se recusasse a prestar suporte/ actualizações a tal. Já existe o Android One, mas mesmo assim parece que os fabricantes tem de intervir no processo, e além disso as actualizações são apenas durante 2 anos a partir do lançamento do dispositivo… logo pouco útil para a maioria das pessoas que não é rica para andar constantemente a mudar de smartphone (como o comprovam as estatísticas de utilização do sistema operativo Android para os diversos smartphones) só porque os fabricantes querem vender, vender, vender.
Em cheio.
Para além disso, o interesse da Google é também fazer novas versões para ganharem dinheiro com licenças e taxas de aprovação do software….
Falam de escolhas económica a jusante, quando a montante também lhe aplicam custos agravando o problema.
+1
mas se a google fizesse isso o Android não teria tido a adoção que teve por parte de outras marcas.
A união europeia devia era obrigar a um minimo de suporte de segurança e ao desbloqueio de bootloaders obrigatório
+1
Updates de segurança pelo menos 5 anos. O resto até conseguia entender. Não sou programador mas não será possivel manter esses updates de base visto que neles não altera nada no s.o. das marcas?
Pura TRETA da google, se ela tivesse mesmo a vontade que os fabricantes fizessem as atualizações simplemente incluiria no contrato de utilização do android essa mesma vontade, dar timings e obrigar a atualizar x versões.
A google até que que se mantenha a situação, porque assim impinge os equipamentos dela e quantos mais telefones os fabricantes lançarem, mais ela ganha.
Óbvio que a Google não quer problemas com os fabricantes….
Agora cabe a cada utilizador escolher o fabricante.
Escolhes barato, ou um fabricante que se está a marimbar para o utilizador a escolha parte de ti.
Se o teu foco é actualizações tens o pixel, oneplus…
Agora queres barato e sempre atualizado, levas o que pagas ou o fabricante que escolhes.
Esqueceste da Nokia é uma Marca que atualiza sempre os seus telemóveis ..
Bem ate o momento tenho recebido sempre atualizações
Treta, especialmente a partir do android 8
Facilmente conseguem atraves da OTA atualizaçoes de segurança com muito menor risco de entrar em conflito com alguma modificação de OEM que geralmente é so UI (visual) e pouco mais, dai a google poderia dar suporte a muitos androids mais antigos
OEMs que tem mais que isso como a Samsung (protecçao Knox) era simplesmente caso fosse necessário obrigar no contrato a que o OEM teria de dar suporte ate 5 anos em situações que a Google necessitasse de fazer atualização de segurança que entrasse em conflito com algo do OEM
Mas nem a Google (quer novos telemoveis com o novo android a serem lançados), nem os OEMs (querem vender novos telemoveis) querem nada disto
Bom artigo,bem explicado.
A samsung faz questão em não dar mais suporte aos telemóveis top de gama e pensam só no próximo, deveriam se juntar todos, europa e não só e fazer um boicote a marca e não comprar mais equipamentos, tu ias ver a mudar esse paradigma! a culpa esta nas pessoas porque estão sempre a comprar, se deixassem de comprar tu ias ver!!