Pixel Drop traz chamadas de emergência via satélite a Portugal e mais novidades Android
A Google continua a criar novidades para o Android, independentes de qualquer atualização do sistema. O mais recente Pixel Drop traz as chamadas de emergência via satélite do Android a Portugal e muitas mais novidades. Vamos conhecer o que a Google preparou para os Pixel.
A Google anunciou novas funcionalidades do Android para o Pixel 9, incluindo mais ferramentas de IA e outras novidades para os dispositivos Pixel. Este Pixel Drop agora lançado traz algo que era esperado há muito Falamos das chamadas SOS via satélite da Google chegam a Portugal.
Estas chamadas de emergência por satélite permitem pedir ajuda a partir de um local onde não há cobertura WiFi ou rede móvel. Ao apontar o Pixel para o céu, pode ser enviada uma mensagem curta diretamente para um satélite. Este serviço é gratuito, mas apenas disponível para o Pixel 9 e apenas durante os dois primeiros anos após a ativação do dispositivo.
A IA da Google, Gemini Live, tornou-se mais inteligente relativamente aos idiomas. Agora, quem falar em línguas diferentes, não terá de dizer qual delas está a usar. Deteta mais de 45 idiomas e alterna entre eles conforme necessário.
O Gemini Live tornou-se agora multimodal. É possível adicionar contexto às perguntas enviando fotografias, ficheiros ou ligando-os a um vídeo do YouTube. Além disso, poderá haver interação com o Gemini Live em novas situações, como um vídeo em direto ou a partilha de ecrã.
O Pixel Magnifier adicionou o AI Live Search. Basta dizer o que se procura e mover o seu smartphone para ele dizer quando encontrar o local ou dar instruções para lá chegar. A funcionalidade clássica Localizar dispositivo pode agora dizer-lhe onde estão os seus amigos e familiares (se eles permitirem).
Não são apenas os telefones Pixel 9 que vão receber novas funcionalidades no primeiro Pixel Drop de 2025. O Pixel Watch 3 conta com uma funcionalidade de monitorização do ciclo menstrual através da aplicação Fitbit. Graças a uma atualização do algoritmo, o Pixel Watch conta agora melhor os passos, diferenciando quando se caminha de quando se empurra um carrinho de supermercado, por exemplo.
O modo de descanso automático do Pixel Watch 3 está agora disponível no Pixel Watch 2. O relógio deteta quando se dorme e desliga as notificações e o mostrador do relógio automaticamente.
Por fim, outras novidades incluem a possibilidade de transferir as suas gravações de um Pixel para outro, a funcionalidade Falar para Digitar, que lhe permite ditar sem tocar no teclado, e a personalização dos modos de utilização nos Pixels (Conduzir, Descansar e Não incomodar). Muitas novidades interessantes na próxima atualização do Pixel 9 e Pixel Watch , que chegará nos próximos dias com as atualizações do Android 15 .
Já cá canta! Viva ao pixel!!
Mais logo já atualizo o meu Pixel Watch 2
Será apenas para o 9?
Porque não no 7 e 8 tbm? Supostamente o chip deles tbm suporta esse tipo de comunicação.
Qual é a fonte que diz que o Pixel Drop “traz chamadas de emergência via satélite”? Inventaram?
Inventar é algo que não fazemos… Mas aqui fica o que a Google disse.
Stay safe, even when you’re off the grid
We’re expanding Satellite SOS to Hawaii, Alaska, Europe and Canada so you can stay connected to emergency services, even if you don’t have cellular or Wi-Fi.
https://blog.google/products/pixel/pixel-drop-march-2025/
E depois, recebemos informação da Google Portugal ainda mais detalha, ora repara:
“Chamadas de emergência, mesmo em áreas sem cobertura – Estamos a alargar as chamadas de emergência por satélite para o Havaí, Alasca, Europa – Portugal entre os países – e Canadá, para que possa aceder aos serviços de emergência, mesmo que não tenha wifi ou cobertura da rede móvel.”
O que a Google diz, em 04/03/2025, sobre o Pixel Drop:
“Fique seguro, mesmo quando estiver fora da rede
Estamos a expandir o Satellite SOS para o Havaí, Alasca, Europa e Canadá para que você possa ficar conectado aos serviços de emergência, mesmo que não tenha celular ou Wi-Fi.” Vai-se ver o que a Google escreveu sobre o Satellite SOS e não há qualquer referência a “chamadas de emergência via satélite”. E continua a Google, em 04/03/2025:
“Mantenha-se conectado com a Verizon e a T-Mobile
Se você é um utilizador da Verizone e está em algum lugar sem rede móvel ou Wi-Fi, pode usar o seu Pixel para enviar mensagens de texto para sua família e amigos, ou pode até mesmo conectá-lo a serviços de emergência via satélite para obter ajuda.
E os utilizadores da T-Mobile agora podem enviar mensagens de texto para o 911 [o nº de emergência] durante uma emergência sem rede móvel ou Wi-Fi, bem como enviar mensagens de texto para seus entes queridos por satélite.”
De onde é que saíram as “chamadas de emergência”, se a Google fala apenas em mensagens de texto?
Eu insisto no que parece que está a ser propositadamente ignorado… A Google Portugal enviou informação a indicar o que revelamos:
“Chamadas de emergência, mesmo em áreas sem cobertura – Estamos a alargar as chamadas de emergência por satélite para o Havaí, Alasca, Europa – Portugal entre os países – e Canadá, para que possa aceder aos serviços de emergência, mesmo que não tenha wifi ou cobertura da rede móvel.”
É bem perceptível: “chamadas de emergência por satélite”
O que escreveu a Google, a 04/03/2025:
– “Estamos a expandir o Satellite SOS para o Havaí, Alasca, Europa e Canadá para que você possa ficar conectado aos serviços de emergência, mesmo que não tenha rede móvel ou Wi-Fi (…)”, deu então, na tradução da Google Portugal:
– “Estamos a alargar as chamadas de emergência por satélite para o Havaí, Alasca, Europa – Portugal entre os países – e Canadá, para que possa aceder aos serviços de emergência, mesmo que não tenha wifi ou cobertura da rede móvel”
O que acontece é que a Google quando explica o que é o Satellite SOS do Pixel com – não fala em chamadas de emergência, só fala em mensagens de texto, como se pode ver no link. Tiraram um coelho da cartola, mas não me convence, fico à espera da confirmação.
https://support.google.com/pixelphone/answer/15254448?hl=en
Nesse mesmo link, tens na versão em PT, o seguinte texto:
“Para contactar os serviços de emergência quando não tem cobertura de rede no telemóvel Pixel:
Ligue imediatamente para o 112.
Se não tiver uma rede móvel nem Wi-Fi, vai encontrar uma opção para usar o Satélite SOS no telefone.”
Ora se é “ligue”, então tem de ser uma chamada. Nada de SMS. Nessa chamada, em que não falas, atenção, são enviados os dados para o serviço de emergência. A resposta chega depois por SMS. Serve de confirmação?
Se leres o link que coloquei diz assim:
– Dial 911 [o no de emergência dos EU] immediately.
If you don’t have a mobile or Wi-Fi network, you’ll find an option to use Satellite SOS in the dialer.
Tap [o símbolo] Satellite SOS and then Use Satellite SOS and then Start.
“Ligar” 911/112 é apenas para iniciar o Satetellite SOS – que só refere mensagens de texto – não chamadas.
O link é claro como água – marca-se 112, se não não houver rede aparece o sómbolo do Satelite SOS:
“Para contactar os serviços de emergência quando não tem cobertura de rede no telemóvel Pixel:
Ligue imediatamente para o 112.
Se não tiver uma rede móvel nem Wi-Fi, vai encontrar uma opção para usar o Satélite SOS no telefone.
Toque [no símbolo] Satélite SOS e, em seguida, Usar Satélite SOS e, em seguida, Iniciar.
Para descrever a emergência, preencha o questionário de emergência.
Para partilhar a emergência com os seus contactos de emergência, responda às perguntas apresentadas no ecrã.
Para notificar os contactos de emergência, toque em Notificar.
Se não quiser que os contactos de emergência recebam a sua localização e informações de emergência, toque em Não notificar.
Para estabelecer ligação ao satélite, siga as instruções no ecrã para posicionar corretamente o telemóvel.
Os tempos de ligação e resposta podem variar consoante a localização, as condições do local e outros fatores.
Assim que tiver ligação, o fornecedor de serviços de emergência deve responder por mensagem de texto no espaço de alguns minutos.
Para receber respostas, mantenha-se no exterior com uma vista desimpedida para o céu.
Quando quiser terminar a conversa por mensagem de texto por satélite, prima o botão Terminar e siga as instruções.”
É tudo por texto – nada por chamada telefónica.