OnePlus interrompe chegada do OxygenOS 12 e do Android 12 aos seus smartphones
Com o Android 12 pronto, os fabricantes apressam-se a preparar as suas versões e a lanças as necessárias atualizações. Este é o procedimento normal e que cada vez mais nos habituámos a ver neste sistema operativo.
Com versões de testes já lançadas e a serem avaliadas, é agora a hora destas chegaram aos smartphones. A OnePlus já tinha iniciado este processo, mas acabou agora por ter de o reverter, tudo fruto de problemas que surgiram com esta versão do OxygenOS 12.
Foi esta semana que a OnePlus apresentou para os seus utilizadores a nova versão final do OxygenOS 12. Esta estava dedicada ainda só aos OnePlus 9 e 9 Pro, que assim receberiam esta novidade e a mais recente versão do Android da Google.
Havia muito em jogo com esta nova versão do OxygenOS, uma vez que seria a primeira a surgir depois da fusão com o ColorOS. A verdade é que as reações dos utilizadores não foram nada positivas e muitos não ficaram agradados com esta versão.
Not that you should ever have to do this, but I factory reset my OnePlus 9 Pro just now after updating to Android 12. It is so, so, so much better. This is much more usable. https://t.co/b7lXxieJHn
— Adam Conway (@AdamConwayIE) December 9, 2021
Agora a OnePlus veio a público reportar que a versão lançada do OxygenOS 12 tem problemas, reportados por muitos utilizadores. A forma de impedir que estes problemas se alastrem a mais utilizadores foi com o cancelamento do lançamento e a sua paragem.
A empresa espera que nos próximos dias corrija todas as falhas reportadas e que lance uma versão sem qualquer problema. Assim que esta surja, a atualização para o OxygenOS 12 será retomada e assim o Android 12 voltará aos planos da OnePlus.
Não existe um único problema relatados, mas sim um lote alargado de funcionalidades que não parecem estar maduras. Para uma versão final e lançada de forma global, esperava-se um pouco mais e sem que coisas simples como menus não bloqueassem. Era até recomendado que fosse feita uma reposição completa após a instalação.
Este não é o primeiro problema relatados com a atualização para o Android 12. Já ontem a Samsung interrompera a chegada da One UI 4 para os Galaxy Z Flip 3 e Z Fold 3, fruto de várias questões associadas a esta atualização.
Este artigo tem mais de um ano
Uma das razões são as permissões que o Android 12 removeu.
Devido ás alterações nas leis de vários países, a Google removeu muitas das funções de permissões no 12. Daí que ao migrar do 11 para o 12 (principalmente do 10 para o 12) ou em versões modificadas, será necessário existir uma configuração intermédia para remover as permissões todas, migrando o resto, sendo que o utilizador terá de activar as permissões app a app, para cada coisa que use.
Para já é a melhor solução… a outra será usar uma fórmula que a Microsoft usa no Windows: configurar os dados, reiniciar no básico (só acessos), primeira utilização conferir todas as informações e alterações. Demora muito mais, é eficaz. Gera muita dor de cabeça, pois 99,999999% dos utilizadores não percebe nada sobre o que se passa e vão fazer queixas para as redes sociais.
Até no Android 11 dão barraca. Lançaram a atualização final do Oneplus 6T e ficou pior. A bateria vai num instante e o sensor de luminosidade deve ter algum bug, porque nem sempre deteta bem.
Tenho o 8Pro e um 6 e esta espectacular em ambas, zero problemas.
Não tem Material You. Hora de deixar a stock e passar para custom ROMs.