OnePlus 7 – 3 melhorias que queremos ver neste novo telemóvel
Fundada em dezembro de 2013 por Pete Lau e Carl Pei, lançaria no início de 2014 o disruptivo telemóvel OnePlus One. Custava 269€ e apresentava características de topo, foi a centelha que deu início a esta nova marca.
Agora, para 2019, teremos pelo menos dois novos equipamentos, sendo o OnePlus 7 o primeiro telemóvel da marca a ser apresentado. Em seguida, deixamos a nossa lista de desejos para este dispositivo móvel que já esteve mais longe no horizonte.
Partindo do pressuposto que a marca manterá o seu calendário de lançamentos semestrais, o OnePlus 7 chegará assim em maio ou junho próximo. Posto isto, e após termos utilizado todos os seus produtos, há pelo menos 3 melhorias que gostaríamos de ver no próximo telemóvel Android.
O que pode a OnePlus melhorar no seu próximo telemóvel?
Este ano poderemos ficar a conhecer um telemóvel, não destinado às massas, mas já preparado para as redes 5G. Será, acima de tudo, uma curiosidade e uma prova daquilo que esta fabricante sediada em Shenzen já é capaz de fazer.
Para o comum dos mortais, é preferível apostar num telemóvel mais mundano. Um terminal que, em boa verdade não será muito distinto do OnePlus 6T lançado em outubro último.
Em cerca de 6 meses não há grande tempo para se desenvolver novas fórmulas ou tecnologias altamente inovadoras. Ainda assim, queremos ver uma espiral de cobre a cobrir a sua bateria, a base para o carregamento por indução.
Com os mais recentes modelos a serem construídos em vidro, não há qualquer razão para a OnePlus não incluir o carregamento sem fios no seu próximo telemóvel. Afinal de contas, até o mais económico dos telemóveis da Apple, o iPhone XR, já possui esta funcionalidade.
Carregamento sem fios no OnePlus 7
Não pretendemos justificar a sua necessidade, pode ou não ser útil consoante o tipo de utilização de cada pessoa. Não pretendemos sequer desvirtuar o carregamento rápido Dash Charge (agora Warp Charge), uma das melhores soluções no mercado para carregamento tradicional da bateria.
Seja como for, seria de bom-tom incluir esta simples comodidade no próximo OnePlus 7. Aliás, duvidamos que algum utilizador se oponha a ter mais uma funcionalidade ao seu dispor. Sobretudo depois de termos perdido a porta áudio P2 em 2018, o vulgo jack de 3.5mm.
Sem notch no telemóvel, mas como?
A tendência criada pelo Essential Phone em 2017 e, posteriormente popularizada pela Apple com o iPhone X, trouxe-nos um imenso leque de telemóveis com o notch no topo do ecrã durante todo o ano de 2018. Entretanto, o notch começou a adotar novos formatos e, acima de tudo, a encolher.
No telemóvel OnePlus 7 o notch pode desaparecer completamente, ainda que isto levante novas questões. Onde ficará a câmara frontal? Os sensores? O auscultador? De acordo com algumas fontes, o telemóvel poderá utilizar uma solução similar à do Xiaomi Mi Mix 3 com a estrutura deslizante.
oneplus 7 ? pic.twitter.com/L6UF2jjEL4
— 小白 (@xiaovai77) January 12, 2019
A razoabilidade desta solução ainda não nos convence na totalidade. Contudo, a alternativa seria um notch idêntico ao do 6T, em forma de lágrima. Já, por outro lado, a marca poderá também optar pelo ecrã perfurado, uma tendência que já está a ganhar força.
Estrutura deslizante, gota de água ou câmara pop-up?
Resta ainda uma outra hipótese, a utilização de uma câmara pop-up com recurso a um motor elétrico. O conceito não é novo e deverá ser utilizado no telemóvel Oppo R19, o próximo topo de gama da marca “irmã” da OnePlus.
EXCLUSIVE! Here's you first look at an upcoming OPPO Phone I don't know anything about except that it has Pop-Up Selfie Camera. These images were sent to me anonymously and the device could be OPPO R19 or OPPO F11. What do you think about this? I'm excited!#OPPO#OPPOF11 pic.twitter.com/j26lConGYr
— Ishan Agarwal (@ishanagarwal24) January 30, 2019
Já não seria a primeira vez que a OnePlus beberia inspiração numa das suas empresas irmãs. Estando todas elas (Oppo, Vivo e OnePlus), sob a alçada da multinacional BBK Eletronics, há certamente plausibilidade nesta tese.
Câmara fotográfica, ainda melhor neste telemóvel Android
Não sendo de forma alguma uma câmara fraca, há sempre margem para melhoria no próximo telemóvel Android desta marca. Existem ainda muitos lugares a serem escalados no ranking da DxOMark, aqui meramente a título de exemplo.
Neste ponto, o próximo telemóvel Android da OnePlus pode efetivamente utilizar uma das novas soluções da Oppo. Veja-se esta solução de zoom ótico híbrido para aplicação em telemóveis e dispositivos móveis Android.
Alternativamente, o OnePlus 7 poderá lançar mão do novo e poderoso sensor Sony IMX586 com 48MP de resolução. Esta solução já está presente noutro telemóvel Android, o Honor View 20 da rival Huawei e chegará a mais equipamentos durante o ano de 2019.
Qualquer uma destas possibilidades melhoraria consideravelmente o potencial fotográfico deste telemóvel Android. Além disso, contamos também com melhorias ao nível do software de processamento de imagem empregue pela marca.
Os dados adquiridos para o OnePlus 7
Por fim, existem pontos que já dispensam dúvidas ou análises. É certo e sabido que a OnePlus continuará a primar pelo desempenho dos seus equipamentos, sem menosprezar a manutenção de uma boa relação preço / qualidade.
Em seguida, teremos o processador Snapdragon 855 da Qualcomm, a sua mais recente e poderosa plataforma móvel. O que agora distingue o 6T McLaren Edition deverá tornar-se a norma no seu próximo telemóvel Android.
Por conseguinte, os 10 GB de memória RAM, os 128 GB ou 256 GB de armazenamento interno deverão ser uma visão comum. Aliás, não ficaríamos surpreendidos se a versão base do OnePlus 7 trouxesse 8 GB de memória RAM e, pelo menos, 128 GB de armazenamento interno.
A OxygenOS continuará a ser a interface deste telemóvel Android e claro, mais uma mão-cheia de otimizações. Em suma, estas são as nossas previsões e lista de desejos para o próximo topo de gama.
Quando aos nossos visitantes, o que gostariam de ver neste telemóvel Android?
Este artigo tem mais de um ano
Muito bom artigo! Fico aguardar igual para o Xiaomi Mi 9.
Boa dica!
Wireless Charging,stereo speakers, ip68.
Na verdade se melhorar o som e a proteção contra água já tá ótimo
não tem preço?
Sem keylogs de origem
Preço “decente”.
Cedo demais para podermos apontar algum valor. O produto deverá ser apresentado em maio / junho.
O IP68 esquece, os CEO da Oneplus já afirmam que não compensa pagar o certificado.
Dispenso o wireless charging, primeiro temos o warp charge que é super rápido.
Stereo speakers concordo plenamente.
Para mim era melhor terem o. Preço como. Tinham. Do. Que a merda do carregamento sem. Fios que não serve para nada
Eu também prescindo do carregamento sem fios: é algo de que não sinto necessidade, uma vez que os meus Dash cumprem com o que lhes é exigido.
Gostaria que chegasse com som stereo e com umas câmaras mais eficientes e aprimoradas.
A notch pode bem ser substituída por um buraco no ecrã. Nada de pop-ups para brincar com a câmara nem de sistemas deslizante, pois são ambos frágeis e pouco duráveis.
Mas também passo bem sem o 7, porque o meu OP6 está impecável.
Vamos ver se é desta que a Oneplus me convence a trocar pelo meu OP3.
Como está o teu OP3? Ele trava muito? A bateria perdeu muita capacidade?
No que me toca vou esperar pelo OnePlus 8 ou até OnePlus 8T. O meu atual OnePlus 6 está a bombar perfeitamente e com tudo o que o 7 poderá ou não trazer…não vejo melhorias significativas (e mais importante ainda: visivieis) que possam justificar a troca.
Disponso perfeitamente o carregamento sem fios. Dash charge ou lá como o chamam agora funciona 5 estrelas. Carregamentos sem fios é apenas mudar o fio do telemovel para a base… logo não vejo qual é o hype à volta disso.