O Android 15 foi lançado pela Google, mas ainda ninguém o pode instalar nos smartphones
Depois de vários meses a ser preparado, o Android 15 foi finalmente lançado pela Google. Este era um momento esperado por muitos, mas que, na verdade, pode não atingir os objetivos aguardados. O Android 15 está disponível, mas no AOSP (Android Open Source Project) e não para instalação como atualização nos smartphones.
O Android 15 foi lançado pela Google
A I/O deste ano marcou de forma oficial o início do desenvolvimento do Android 15. Nesse evento a Google mostrou o caminho que quer seguir com o seu sistema operativo móvel, revelando muitas das novidades que iria preparar nos meses seguintes.
O cronograma apresentado era similar ao que nos anos anteriores estivera definido e marcava para o final do verão a chegada do Android 15. A Google deveria aproveitar a chegada dos novos smartphones para lançar esta nova atualização. A verdade é que não foi esse o caminho seguido e agora a nova atualização foi lançada, mas apenas para os programadores, no AOSP.
Today we're releasing Android 15 to AOSP! 🎉 → https://t.co/RApXp4yH6s#Android15 brings: 🌟 Improved typography & internationalization 🌟 Productive developer experience 🌟 Camera and media improvements 🌟 Privacy and security enhancements and more!
— Android Developers (@AndroidDev) September 3, 2024
Sistema da Google chegou ao AOSP
Por norma, ao chegar a este estágio de desenvolvimento, o Android era também disponibilizado para os Pixel. Este ano não acontece, sendo esperado para as próximas semanas, o que o coloca, como reportado, para outubro. Isso só acontecera antes com o Android 12.
Do que a Google revelou, entretanto, “dispositivos selecionados” vão ver o Android 15 “nos próximos meses”. Aqui temos as conhecidas marcas associadas ao sistema da Google, como a Samsung, Honor, iQOO, Lenovo, Motorola, Nothing, OnePlus, Oppo, realme, Sharp, Sony, Tecno, vivo e Xiaomi.
Atualização para smartphones vai demorar
Em breve, os smartphones com Android 15 suportarão chaves de acesso de toque único, deteção de roubo, multitarefa melhorada para dispositivos de ecrã grande e a capacidade de limitar o acesso a determinadas aplicações. Além disso, a Google também expande a funcionalidade Circle to Search com uma nova capacidade para identificar músicas.
Agora que o Android 15 foi lançado pela Google, ainda que no AOSP, as marcas podem iniciar a criação das suas atualizações. Estas devem surgir nos próximos meses, ainda que os Pixel a recebam dentro de semanas, com todas as novidades.
Daqui a um mês, um mês e pouco, já haverá lançamento por parte de algumas marcas de telemóveis.
A partir de dia 15 de outubro haverá novidades.
Mais do mes no no que toca a actualizações do Android!
Ainda não entendi, porque é que a Google/marcas não procedem a um Android base e o utilizador que quer instalar a skin da respectiva marca assim o faz?
E assim tb salvaguardar o user de ter um equipamento instalado com software indesejado e que não precisa e não faz sentido ter… tornando o sistema mais ágil, mais simples e prático e versátil, sendo que cada um faz e adiciona como melhor lhe convém!
> Mais do mes no no que toca a actualizações do Android!
Mais do mesmo o quê. O source code é uma coisa, compilar, testar e fazer releases é outra.
A natureza opensource do Android é que tem esta vantagem. O source code pode sair já.
Hás-de me dizer que outro sistema operativo móvel faz isto.
Nenhum, no que toca à liberdade de uso do equipamento! Contudo porque não colocar como expliquei em cima e após isso a Google lança os updates e são logo instalados? Sem ter de passar por marcas, por operadoras, etc etc
Simplificar…
Mas pronto… todos sabemos o intuito…
Ou os intuitos…
David, era bom que fosse assim tão simples.
O que dizes não faz sentido e estás tão longe de perceber como estas coisas funcionam, que se torna difícil de explicar aqui por palavras.
O AOSP é a base, não funciona em nenhum telemóvel/dispositivo, depois disso ainda falta mais de 50% para o sistema operativo conseguir arrancar, a skin é só uma das tarefas, faltam muitas outras, e quando isso acontece, ainda vão ser necessários meses de testes com varias versões alpha, beta e releases candidates.
E grande parte das vezes, quando são lançadas ao público por fases/regiões e se tudo isto correr muito bem, no mínimo passaram 3 ou 4 meses.
Normal. Saiu o source code, agora é preciso compilar e testar tudo.
Siga, está perto de chegar 🙂