Mais 150 apps maliciosas do Android foram removidas da Play Store pela Google
O Android tem sido um sistema invadido por apps maliciosas e que tentam roubar os dados dos utilizadores. Estas chegam à Play Store com intenções maliciosas e sem a Google ter qualquer controlo na forma como são propagadas.
De forma recorrente surgem novos perigos neste sistema e que ameaçam os utilizadores. Um novo lote de apps maliciosas foi descoberto, envolvendo mais de 150 propostas, que já foram removidas da Play Store pela Google.
A Google não tem conseguido manter o Android livre de apps maliciosas e que tentam roubar dados dos utilizadores. Estas ameaças chegam mascaradas de propostas que tentam ajudar os utilizadores, mas que na verdade escondem vários perigos.
De forma recorrente alertamos para estes cenários, descobertos pelas empresas de segurança e pelos seus investigadores. A Google é rápida a remover estas propostas, mas não sem antes fazerem os seus estragos junto dos utilizadores.
Um novo lote de apps maliciosas foi descoberta recentemente no Android, voltando a mostrar como este sistema está vulnerável. A sua forma de atuação é igual a outras situações anteriores e tenta levar os utilizadores a subscrever serviços de SMS premium.
Lista das principais apps encontradas
- Ultima Keyboard 3D Pro
- VideoMixer Editor Pro
- FX Animate Editor Pro
- Battery Animation Charge 2021
- Dynamic HD & 4K Wallpapers
- RGB Neon HD Keyboard Background
- AppLock X FREE
- NewVision Camera
- Ultra Camera HD
- Wi-Fi Password Unlock
- Wi-Fi Around: All Wi-Fi and Hotspots Unlock
- Colorful Call Screen & Phone Flash
- Waterdrinker Reminder
- GT Sports Racing Online
- Magic Fonts and Keyboard 2021
- All Language Photo and Voice Translator Al
- Crime City: Revenge
- Reface Ultra
- Projector HD/AR Video Editor
- LivePhoto Animator
- Ludo Masterpiece Online
- Mobile Scanner Pro: PDF Scanner App, Scan to PDF
- Magic Mix Cut – Super Video Editor
- Future Scanner FREE 2021
- Pro Video Downloader 2021
- AmazeTranslate
- Football Masters 2021
- New Body Shape Editor
- Call Voice Recording 2.0
- Pro Tuber Ad Blocker for Video
- Fitness Ultimate 2021
- Wallpaper XYZ Pro
Chamada UltimaSMS, esconde-se em 151 apps Android aparentemente normais, com editores de imagens, filtros para fotografias, jogos ou outros presentes. Age de forma discreta e tenta de todas as formas levar a que esta subscrição aconteça.
Assim que é instalada no Android recolhe dados dos utilizadores para detetar onde está a ser usada. Após isso pede o email e número de telefone, subscrevendo serviços de SMS, com contas que podem chegar aos 40 euros mensagens. Após isso, e em muitos casos, deixa simplesmente de funcionar.
A lista completa das 151 apps encontradas pode ser vista nesta página do GitHub e a boa notícia é que a Google já as removeu da Play Store. Ainda assim, é importante verificar se tem alguma instalada no Android, devendo remover de imediato em caso positivo.
Este artigo tem mais de um ano
Foi peeciso pararem na Play Store para as poderem remover. Ou até terceiros a identificar tais apps. A análise as apps não deveria ser primária antes de disponibilizar?
Na play store essa verificação acontece mas o problema é o eterno jogo do gato e do rato. A cada app maliciosa que a Google deteta e remove o programador vai ajustando o método e eventualmente consegue furar o processo de verificação sem ser detectado. E sim por vezes são terceiros, nomeadamente investigadores que detectam estas apps maliciosas bem antes da Google o conseguir fazer.
E a lista das últimas apps retiradas da App Store? Têm? É que todos os dias (tal como na Google) encontram várias e isso deixa-me preocupado com os users da marca da maçã…