Kirin 970 bate Snapdragon 845 em novo teste de benchmark
Todos os anos, com o lançamento de novos processadores, é constante a guerra para encontrar o mais potente.
De entre os vários testes de benchmark existentes, chega agora um novo que coloca o Kirin 970 no topo.
Os processadores mobile estão cada vez mais potentes e fornecem hoje aos smartphones capacidades de processamento cada vez maiores.
De forma a avaliar o seu desempenho, são vários os testes de benchmark que garantem a comparação entre os diferentes chips no mercado, estando no entanto sempre novos a aparecer no mercado.
Desenvolvido por um grupo de investigadores da ETH Zurich, surgiu agora um novo teste, chamado AI Benchmark que, tal como o nome indica, é centrado no processamento para inteligência artificial.
De forma a definir um resultado final esta aplicação analisa o desempenho em tarefas como a classificação de imagens, o reconhecimento facial, a estabilização de imagens, o aumento de resolução de imagens e a segmentação de fotografias.
Observando a tabela classificativa no seu website, podemos observar uma vantagem clara do processador da Huawei, o Kirin 970, com 6284, face ao segundo classificado, o snapdragon 845, que registou apenas 1304 pontos.
Embora as várias fabricantes de processadores afirmem que os seus processadores já tirem proveito do processamento em AI, segundo a análise destes investigadores não será bem assim.
No caso do Kirin 970, a investigação afirma que o NPU incluído neste processador oferece uma aceleração 10x superior em redes neurais, não dando hipótese às marcas concorrentes. No entanto, esta afirmação já não é igual para as redes quânticas, onde a Huawei já prometeu o suporte a este tipo de redes mais para o final do ano.
No caso do Snapdragon 845, os autores destes dados afirmam que este apenas consegue implementar uma aceleração nas redes quânticas, que ainda não são suportadas pelos smartphones, o que anula o seu efeito nos smartphones equipados com este processador. Em teoria, é possível implementar este tipo de aceleração nestas redes, no entanto os controladores ainda não estão disponíveis para este processador, sendo necessário utilizar por agora o SDK proprietário da Qualcomm.
Por fim, no caso dos processadores Samsung, a aceleração AI só está disponível a partir do Android 8.1, algo que poucos têm, e nos Mediatek estão a ser suportadas as redes quânticas e normais, podendo atingir altos níveis de desempenho.
Em suma, no caso da aceleração para inteligência artificial, o Kirin 970 da Huawei com NPU dedicado não dá hipóteses à concorrência, havendo ainda uma margem de progressão.
Caso queira testar o seu smartphone Android, já pode instalar o AI Benchmark na Google Play Store.
Este artigo tem mais de um ano
Não dá hipótese á concorrência…
*Não dá hipótese “à” concorrência
Instalei o AI Benchmark e no meu smartphone Xiaomi Redmi Note 5(penso que tem um processador Snapdragon 636,se não me engano),tive a pontuação de 657 pontos,com menos de 10% da bateria.Mesmo assim,acho que é um resultado muito baixo,que é que vocês pensam ?? 🙁
Primeiro, que tendo em conta o preço bate de lonje qualquer telemóvel ao mesmo preço vendido em lojas portuguesas, até o p20 lite que é vendido a um preço exagerado.
Segundo, são apenas números…ou o teu telemóvel não faz o que tu queres?
*longe
Sim,claro que o meu smartphone é muito bom,estou muito satisfeito com ele.Passei de um Huawei Y320 para este,o Xiaomi Redmi Note 5.É como do dia para a noite a diferença.Por um paguei pouco mais de 100 euros(há 2 ou 3 anos),mas por este paguei quase 215 euros.Ainda o carreguei há dias e ainda tem bateria para dar e vender,como se diz.Xiaomi é top,mesmo sabendo que a marca pouco ganha em percentagens de lucro em venda de smartphones,cerca de 2 a 5%,se tanto.Mas que é uma marca que está aí a rebentar lá isso é.FTW Xiaomi !! 😀
O Huawei P20 lite nunca foi um smartphone que me impressionasse.Até no preço.Custa mais de 300 euros e o que eu dei pelo meu Xiaomi Redmi Note 5(que nem a 215 euros chegou),poupei mais de 85 euros(mais de 17 contos na moeda antiga).Nada mau. 😀
Admiração era se não batesse o SD 845 dado que o kirin 970 é mais recente, no entanto pode-se ler no texto que o SD 845 ainda não faz uso das armas todas.
Também diziam que o kirin 710 vinha para bater o SD 710, no entanto ficou muito longe disso…enfim huwaei.
Ok, estou induzido em erro, pensava que este já era o novo, no entanto como disse pode-se ler no texto que o SD 845 ainda não faz uso das armas todas, o que pode vir a igual este resultado ou superar.
Além disso isto são apenas números, porque na realidade o SD 845 é bem mais rápido.
Maravilha! Sendo assim o substituto do snap 845 tem de ser muito mais potente. Se for bem mais potente poderei jogar dragon ball Budokai tenkaichi 3 no emulador de ps2 no telemóvel a mais de 30 FPS.
Interessante seria um comparativo de processadores desenvolvidos para o mesmo tipo de funcoes, e em utilizacao regular onde fica o kirin 970?
comparem la o kirin 970 com o Nvidia Tegra X1 e depois falamos.
http://www.nvidia.com/object/tegra-x1-processor.html
Na sua utilizacao regular pode-se comparar ao SD835
https://www.notebookcheck.net/Kirin-970-benchmark-scores-place-it-on-par-with-the-Snapdragon-835.258708.0.html
Agora entendo o resultado da dxomark, e o Multi-Core Score do
iPhone 8 Plus. (NPU)
por ex. no teste (“Task 8:Photo Enhancement”) 194ms, WOW….VS 1 S9 1601ms!
Com 40Mp e 3 cameras para output 1 foto em tempo útil, com (“Enhancement” eliminar red eye), e preciso muito Power.
Ou os chineses deram um grande salto ou “inspiraram-se” muito na TeK, da apple.
http://ai-benchmark.com/ranking.html
https://www.dxomark.com/huawei-p20-pro-camera-review-innovative-technologies-outstanding-results/
Acho que a malta está a fazer uma confusão tremenda, isto é um teste de AI sendo que o Kirin 970 vem equipado com uma NPU e o SD845 não os resultados são mais do que normais.
A malta aqui está a correr o teste e a avaliar os resultados de forma errada pensando que isto se trata de um benchmark relativamente à performance dos vários componentes, algo semelhante ao Antutu ou mesmo um CPU benchmark como o Geekbench e essa ideia é complemente errada!
ya, aqui é so povo enganado. nao percebem um boi….pensam que o processador kirian 970 é superior ao SD845. Engolem qualquer info que lhes dão. Este teste é para uma operação em particular e não para o desempenho geral do processador onde leva ratada em todos os campos menos na AI. O kirian 970 é equivalente ao SD835 e não ao SD845. Até é triste comparar os 2. A Huawei é muito boa no markting, aqui está mais uma prova.
Mas onde tens informação que possa sustentar o que dizes? É que cada um pode ter a sua opinião, mas era interessante sustentar com dados, provas.
Não precisas de procurar muito ou sequer saber muito para confirmar o que o João disse a cima (suponho que esteja a falar de performance geral a nível de CPU/GPU) o Kirin 970 está ao nível do 835 mas relativamente inferior sobre tudo sobretudo GPU. Se quisermos incluir o restante a única coisa que bate o 835 é o modem que está ao nível do 845.
A nível de AI em smartphones a utilização é bastante questionável no presente e a Qualcomm preferiu não aumentar o valor do SoC, arranjar uma solução alternativa e focar se noutros campos.
a algo errado nesses teste mas tudo bem o que interessa e a propaganda que Não dá hipótese “à” concorrência!!!!!!!!!!!!!!
Só títulos manhosos. Porque não diz que é um teste focado apenas na AI?
Sabem que muitas pessoas apenas lêem o título…
tanta diferença???
e o asterisco (*) que lá está remete pra quê?
e o SnapDragon 855, comparativamente a este?
O meu Neffos c5 max fez um score de 1818!!!! aqui o que está em causa não é o processador ou a sua rapidez, é a AI