Instalar apps fora das lojas do Android vai tornar-se mais complicado
A Google tem estado a mudar muito do Android. Este sistema que era aberto e controlado pelos utilizadores, acaba por ter mais restrições e alguns bloqueios. A mais recente mudança da Google vem limitar a instalação de apps fora das lojas deste universo, tornando o sideload um processo mais complicado.
Mais complicado o sideload fora das lojas do Android
Descarregar APKs e instalá-las num smartphone Android era um processo bastante simples. Basta descarregar o APK, descompactá-lo e estará mais ou menos pronto para começar. No entanto, a Google fez uma mudança recente na forma como as apps são distribuídas, tornando o sideload no Android um pouco mais complicado.
De acordo com uma publicação de Artem Russakovskii no X, a Google terá deixado de gerar “APKs grandes” para aplicações. Em vez disso, a Google depende agora de pacotes. O Android App Bundle foi originalmente apresentado no I/O 2018 e será a solução usada.
A ideia é que, em vez de empacotar todas as versões de uma aplicação num único ficheiro, o que ocupa mais espaço e possibilita downloads maiores, agrupe apenas o que o utilizador precisa. É uma visão diferente e que está já com provas dadas de que será mais eficiente.
FYI since people email @APKMirror about this several times a day... looks like Google stopped generating fat APKs for many apps entirely all of a sudden, and only bundles will be available from now on.
— Artem Russakovskii (@ArtemR) August 4, 2024
To my knowledge, there's nothing we can do about it.https://t.co/OrcKXDA7Kc
Uma mudança importante nas apps imposta pela Google
Isto porque tem em conta elementos como o idioma do smartphone, o tipo de dispositivo e a versão do Android que está a ser executada. Isto é mais eficiente e poupa espaço. Infelizmente, isto aplica-se apenas a aplicações descarregadas pela Play Store. Também complica o processo de sideload em smartphones Android.
Isto não significa que o sideload no Android seja impossível. Segundo se sabe, isto significa que os utilizadores terão de contar com ferramentas de terceiros específicas para esse fim. Falamos de apps como o Split APKs Installer ou o APKMirror Installer. É um passo extra, mas não complicado, que os utilizadores terão de efetuar.
Esta é uma mudança importante no universo Android, mas que tem uma consequÊncia direta. Instalar apps fora das lojas será mais complicado, o que acabará por tornar mais seguro o sistema da Google ao requerer um pouco mais de conhecimento para o relzar.
Está a ir no caminho da Apple. Eu quero instalar de onde me apetecer não tem nada a ver com isto.
Pelo que percebi, isto são apenas as apps que são lançadas na Play Store.
A Google criou este sistema há já alguns anos para reduzir o tamanho das instalações.
Mas nada impede um programador de continuar a disponibilizar a sua app num site ou numa store alternativa.
Está a ir no caminho certo: o da segurança . Nem toda a gente tem capacidade de discernir entre o que é legítimo e o que não é . Há anos atrás um conhecido meu instalou um malware num android numa ação de phishing feita na sua conta bancária através de um site falso ao qual acedeu. Claro que foram muitos erros para lá chegar mas aconteceu.
Se a UE quer muito que as pessoas possam instalar o que quiserem , ou lança a sua linha de telefones ou exige que na primeira vez que se ligue um Android seja colocada a questão de optar por instalar o sistema da Google ou um outro sistema sem Google que esteja aberto . Isso iria permitir que, quem optasse por segurança acima de “brincadeira” fosse para um sistema mais fechado . Quem quisesse brincar às roms , instalar batotas para jogos e outras coisas que não estão na loja, optava pelo sistema da UE (e com jeito até instalava as apps da Google que funcionem sem o ecossistema deles).
Concordo com vc. Deveria dar 2 opcao de escolhas. 1 opcao segurança e privacidade que é o Android puro sem Gapps e outros sistemas terceiros instalados. Segunda opcao é o android modificado com Gapps e terceiros instalados
+1
+1
Estes gajos o que precisam é processos sérios por monopólio e domínio de mercado.
Não tendo por habito instalar coisas de fora a loja oficial, mas poder fazer é uma mais valia.
A Apple não levou uma multa qualquer por fazer semelhante?
Se começa a ir pelo caminho da Apple, correm o risco das pessoas passarem para o lado da Apple.
Vamos ver o que dizem os “experts” da UE agora! A MS e a Apple estão fartas de levar pancada e o consumidor final é quem sai prejudicado, no final disto tudo. Aguardemos, ou talvez a google tenha algum tipo de tratamento preferencial…
Para quê ter a cópia(Android) se pudemos ter o original(Apple), neste caso de dificultar a instalaçao de programas fora da Store.
É diferente.
O APK Mirror é um agregador de apps que são lançadas na Play Store.
Basicamente, eles sacam as apps da Play Store e depois disponibilizam-nas no seu site.
Nada impede, no entanto, que um programador de continuar a disponibilizar a sua app num site ou numa store alternativa.
De quanto será a multa que a UE lhe vai aplicar?
Com multas não vão lá. É com na bola…Tem de ser onde lhes dói. Proibições….
Precisam dividir essa empresa big tech o mais rapido possivel. Esta oprimido a lojas alternativas abertas livres opensource como F-Droid, Aurora, e todas as outras. Cada vez mais eu distanciarei desse mosntro. Se o android romper com a compatibilidade com as lojas alternativas entao teremos que recorrer e criar outro sistema operacional similar pois o android esta se distanciando de um sistema opensource livre