Figure 02: revelado o robô que em breve pode substituir humanos nas fábricas
O robô Figure 02, o robô humanoide de segunda geração da Figure, apoiado pela OpenAI, foi agora revelado. Este prepara-se para trabalhar em várias fábricas, entre elas as da BMW. O novo robô humanoide foi desenvolvido para realizar tarefas simples numa fábrica e também deverá ser utilizado como ajudante doméstico no futuro.
Figure 02: o robô humanoide mais moderno que existe
Os planos da Figure são claros. Quer criar robôs que podem ser usados em muitos cenários, procurando assumir o lugar dos humanos em situações extremas. Além destas funções, estas propostas humanoides vão também ter espaço em casa, como ajudantes.
O Figure 02 é a mais recente criação e apresenta uma arquitetura de exoesqueleto recentemente concebida com cablagem integrada. Gera 50 Nm de torque nos ombros e 150 Nm nas ancas e joelhos. Além disso, possui seis câmaras RGB à volta da sua cabeça, proporcionando uma visão de 360 graus (duas à frente e quatro atrás).
Este robô pode operar até 20 horas com a sua bateria de 2,25 kWh e oferece três vezes mais poder de computação do que o seu antecessor. Uma das características mais notáveis do Figure 02 é a sua capacidade de comunicar diretamente com os humanos.
Capaz de substituir humanos numa fábrica ou em casa
Equipado com microfones e altifalantes, pode conversar com pessoas e utiliza modelos especializados de IA desenvolvidos em colaboração com a OpenAI. Também emprega um modelo de linguagem de visão para interpretar informações visuais e tomar decisões com base nessas mesmas informações.
A parte mais entusiasmante do novo Figure 02 é que está a ser testado na fábrica da BMW em Spartanburg, na Carolina do Sul. Esta instalação é a maior exportadora automóvel dos EUA e emprega mais de 11.000 pessoas. Os robôs de primeira geração aqui são encarregados de mover caixas de peças e irão auxiliar no trabalho de chapas metálicas e nas operações de armazém nos próximos dois anos.
Fundada em 2022, a Figure pretende lançar um robô humanoide comercial de uso geral. Segue os passos de outros empreendimentos robóticos como a Boston Dynamics, a divisão Optimus da Tesla e a Agility Robotics. Este novo robô parece ser um passo significativo para atingir este objetivo.
Vai ser engraçado quando estes robôs formarem o primeiro sindicato, ainda vou ver o patrões cheios de medo dos seus trabalhadores.
carrega na produção, assim vai!
Isto é tudo mt bonito e vai andar tudo contente e risonho q ver os robos a trabalhar na fabrica…
Daqui a 2 anos quando os CEO’s decidirem poupar BILIOES, substituindo todos os humanos por robos, ai logo choram
Não vão tirar os empregos dos humanos?
Claro que vai,está em curso a substituição dos humanos pelos robôs no mundi laboral, so nao entendo como é que vamos subreviver,e vejo as pessoas aceitar tudo isto de ânimo muito leva,ateperceberem que nao vamos ter como nos sustentar,está na hora da humanidade acordar paraarealidade
Portanto as pessoas que entretanto trabalham nas fábricas vão fazer mesmo o quê? Bem sei que se podem qualificar para novos empregos, mas… é apenas uma percentagem dessas pessoas, as outras o que acontece? É o estado (nós) que vamos suportar os sub. desemprego? E depois o que vão fazer? Pois é… se calhar o melhor é a UE deixar de ser reativa e começar a ser proativa a resolver os problemas antes mesmo destes se iniciarem… porque garantidamente vai haver problemas sociais e económicos!
Podem-se qualificar para outros empregos os quais podem estar ameaçados por aplicações de IA. Todos esses empregos substituídos vão ter de se transformar em impostos extra, senão mesmo as empresas podem ficar em cheque quando as pessoas com dinheiro para lhes comprar os produtos forem cada vez menos.
+1
O vídeo tem efeitos especiais, portanto está viciado. Mas parece uma cópia do Óptimus. Não me parece nada credível.
“A parte mais entusiasmante” … vai ser quando estes robôs substituírem completamente as pessoas e deixarem milhões no desemprego. A possibilidade de isso vir a acontecer é evidente. De alguma forma já assistimos a isso, aos automatismos que já retiraram o emprego a muitos, nas portagens (portageiros), nos hipermercados (operador de caixa) … e à consequente extinção de profissões.
https://arquivos.rtp.pt/conteudos/fim-dos-portageiros
https://www.rtp.pt/noticias/pais/sindicato-dos-portageiros-acusa-brisa-de-programar-despedimento-em-massa_a347085
https://sol.sapo.pt/2012/07/12/brisa-despediu-mais-de-400-portageiros-desde-2009
Boa sorte. A robótica não está assim tão avançada como fazem parecer crer. Nem a IA.