IA do Galaxy S24 não chega aos Samsung mais antigos e culpa não será do hardware
Todas as funcionalidades de IA que a Samsung colocou no Galaxy S24 mostram como deverá ser o futuro dos smartphones. Com todas estas capacidades, esperava-se que a Samsung aproveitasse e alargasse a sua presença. A verdade é que afinal isso poderá não acontecer e o mais estranho é que a culpa não deverá ser do hardware.
Galaxy AI não deve chegar aos Samsung antigos
Muito do processamento que vai ser realizado para alimentar as funcionalidades de IA do Galaxy S24 irá recorrer ao hardware presente. Esta informação mais sensível não sairá da máquina, ficando assim limitada e controlada.
Isso deixa claro que para alargar esta capacidade a outros smartphones da Samsung haverá uma necessidade específica. A prova disso é que a marca só tem planos para alargar por agora a Galaxy AI a uma lista restrita de equipamentos recentes.
- Galaxy S23
- Galaxy S23+
- Galaxy S23 Ultra
- Galaxy S23 FE
- Galaxy Tab S9
- Galaxy Tab S9+
- Galaxy Tab S9 Ultra
- Galaxy Z Fold 5
- Galaxy Z Flip 5
O mais curioso, e chama de imediato à atenção, é que não temos ali presentes smartphones anteriores a 2023. Isso parece pouco lógico, mas a Samsung garantiu que não irá alargar no futuro a lista, procurando garantir a melhor experiência aos utilizadores.
A culpa não deverá ser do hardware ou do S24
As declarações da marca mostram que quer garantir que tudo funciona corretamente nos dispositivos, tal como acontece com o Galaxy S24. Além disso, querem perceber os níveis de utilização e como isso terá impacto nos recursos dos smartphones e até nos serviços cloud que os sustentam.
É aqui que fica a grande dúvida e a certeza de que não depende do hardware presente. O Galaxy S23 FE tem um SoC Exynos 2200, similar ao que a Samsung aplicou nos S22 em algumas regiões e que bons resultados oferecia. Com o mesmo SoC, esperava-se que ambos os modelos tivesse acesso à IA da Samsung.
Assim, e com uma certeza grande que a questão não está no hardware, fica a dúvida para esta decisão. Poderá estar associado ao custo destas funcionalidades, que usam o Bard da Google e que não é gratuito. A própria Samsung já fez saber que em 2025 muitas destas funcionalidades de IA devem começar a ser pagas.
Tipicas mentiras da Samsung, mas mesmo assim nao preciso disso, pois passado 1 ano vai ser pago, portanto….
Por aqui, e por estas e por outras, Android só Pixel.
O Pixel já faz a tradução de chamadas em tempo real? Não? Então qual é o ponto?
Faz a tradução de conversas cara a cara com os buds
Isso tb os Samsung ou qq outro com o assistente.
yamahia, claramente não percebeste o contexto do artigo, lê de novo
Acho que tu é que tens de ler novamente…
tenho um S21 desde de á 5 dias tem ficado lento e demora a deslobquear, muita coincidência!
Faz hard reset que nem os de média gama estão assim. Antes pelo contrário.
Boas, atualiza o sync.me
Houve mts problemas com a versao anterior e dava esses problemas.
Quando começarem a cobrar por essa IA que de I não têm nada aí vão querem voltar aos velhinhos 3310, pois a IA é mais burra que a parede do meu quarto, e depois vêm estes iluminados a dizer que é tudo por IA, a IA vai ajudar tudo e todos, vamos ser todos super felizes com a IA, enfim se nem em mim eu confio, vou confiar numa maquina que foi programada sei eu lá por quem, e que têm o poder de decidir por mim, nem que eles me pagassem o meu peso em oro todos os meses.
Ponham na cabeça que isto é tudo um negocio e eles têm de ganhar muitos milhões, o Android é gratuito para o utilizador final, porque tanto a google, como o fabricante recolhem os nossos dados para venderem a terceiros, e com a IA, essa recolha vai ser mais intensiva com o proposito de ensinar a maquina, mas com isso mais, e mais informação sobre nós e os nossos vai ser recolhida vendida, processada e utilizada (“roubado” assim a nossa identidade) por terceiros em nosso nome. A Samsung, a Google (que são a mesma empresa neste momento) ou qualquer outra empresa que metam a IA num sitio que eu cá sei e que gozem muito com ela.
Tudo muito certo, mas é a evolução das coisas a acontecer, não vale apena tentar remar contra a maré, vais ter de te juntar as novas tendências quer queiras quer não…