HMD assume culpa na falha de atualizações do Android 11 para smartphones Nokia
A HMD Global, detentora da marca Nokia, apresentou hoje um novo lote de smartphones para o mercado norte-americano, com soluções acessíveis e já com Android 12. Os smartphone Nokia estão integrados no programa Android One, oferecendo o sistema operativo da Google o mais original possível e com garantia de, pelo menos, duas grandes atualizações.
Com o Android 10 essa atualização correu de forma rápida, no entanto, o Android 11 trouxe grandes dores de cabeça aos utilizadores de smartphones Nokia. A empresa assume agora a responsabilidade e admite que falhou.
Demasiados modelos de smartphones Nokia?
Quando a HMD agarrou a Nokia pela mão, a grande bandeira passou a ser, além do bom desempenho e preços mais acessíveis, o sistema operativo Android. Os smartphones Nokia, desde então, fazem parte do programa Android One, garantindo um sistema operativo puro (ou muito próximo disso) e atualizações por dois anos.
No início, a empresa foi muito rápida a oferecer as atualizações. Contudo, com o Android 11, o processo não foi de todo pacífico e foram registados atrasos que não eram esperados, principalmente por quem comprou um destes modelos, sob este modelo de resposta.
Na verdade, a HMD tem inúmeros smartphones para atualizar sendo esse o grande problema apontado para os problemas nas atualizações. O Android Authority questionou a empresa sobre isso mesmo. CMO da HMD Global, Stephan Taylor, começou por dizer que a questão era justa de ser feita. Acrescentou ainda que não tiveram tanto sucesso com o lançamento do Android e "aprenderam com isso".
A empresa não fez parte do programa beta do Android 11 e o enorme portefólio de produtos não ajudou nada para acelerar as atualizações.
Com o Android 12 será diferente?
Neste caso, a HMD refere que já faz parte do programa beta do Android 12 e o número de dispositivos que o vai receber é já mais limitado e o facto do Nokia X20 já ter recebido a atualização, mostra o empenho em voltar a conquistar a confiança do público.
Este artigo tem mais de um ano
pena. a nokia era altamente nisto.
Never again…
Estou à espera há uns meses para receber o A11 no meu NOKIA 7.2. De acordo com a NOKIA, já deveria ter recebido, pois começou a ser enviado via OTA a partir de Novembro: https://www.nokia.com/phones/en_int/security-updates
Também as actualizações mensais deixaram de o ser. Neste momento tenho a patch de 1/10.
Tenho o X20, antes tinha um Nokia 7 Plus com Android 10. Era um modelo fantástico, mas por falhas na porta USB C e sendo necessário abrir pelo ecrã, não compensava a reparação.
Voltando ao X20, vinha com o Android 11, não notei nada de mais em comparação com o 10. Passado pouco mais de uma semana evoluiu para o Android 12. Aqui sim notei uma grande diferença, é o meu segundo equipamento com Android, e confesso que aqui no 12, sim houve evolução.
Mas se reconheceram o erro, que aprendam com isso. Não é necessário uma vasta oferta, se forem moderados e cumprirem as atualizações isso s, pode ser uma fator que distinga face a outras marcas.
Nokia, sempre!
Os atuais nokias são muito bons.
Não percebo porque a imprensa da área pouco ou nada fale destas máquinas!
Porquê não interessa. Interessa sim fazer fretes e apoiar as grandes marcas chinesas.
O interesse é continuar a anunciar as marcas como Apple, Samsung Xiaomi, OnePlus, e outras, muitas vezes financiam os próprios estudos e mercado para se favorecerem..
Prometiam muito… infelizmente parece que não cumpriram.
Eu tive vários Nokias. quando comecei no 7 plus as atualizações de sistema e patch de segurança eram mais rápidas, porque a nokia, tinha poucos modelos para atualizar, agora com vários modelos é diferente porque são muitos e é compreensível. o 7 plus foi um bom equipamento, mas avariou a porta USB-c e mudei para o 7.2, que infelizmente a nokia descontinuo por ser um equipamento em que muitos se queixavam dele e eu também, a varios niveis, performance e resposta, ou seja, a nokia acertou no 7 plus, mas no 7.2 foi ao lado. Hoje tenho nokia “novamente” 8.3 5G, esse nokia bate o x10 e x20 em performance e ecra. A nivel do Android, não me queixo e nem me importo muito, porque conheço o sistema Android desde a 1º versão e sabendo isso o android evoluiu muito e agora é uma questão de colocar mais funcionalidade, menos funcionalidade. Mas enquanto a nokia existir, eu prefiro nokia
Correcção, a HMD não é detentora da marca Nokia.
Paga uma fee à Nokia para poder usar o nome nos aparelhos que comercializa.
Nokia 6.2 também aguardar pelo Andorid 11…, mas futuramente vai receber também o android 12!
Não creio. Foi lançado com o A9, prometendo duas grandes actualizações, portanto o A10 e o A11. Mas se for beneficiado com o A12 não o rejeito.
Nokia 6.2 vai receber também android 12 sim! vê aqui:
https://nokiaandroidphones.com/nokia-android-12-update/
Óptimo. Vamos ver quando o recebemos, mas 1º o A11 que ainda está a patinar, bem como as patches de segurança mensais (a minha última é de 1/10(!) que recebi durante Novembro).