Google vai começar a cobrar aos fabricantes Android pela utilização das suas apps
A Google tem estado debaixo de fogo na Europa, o que tem obrigado a algumas alterações profundas nos seus serviços e na forma como gere os dados dos utilizadores.
Estas são mudanças que a União Europeia está a obrigar, como resultado das investigações e das multas que tem aplicado. Como resultado, a Google anunciou agora que, na Europa, os fabricantes Android vão começar a pagar pela utilização das suas apps.
Esta é uma mudança radical da Google, mas vem no seguimento da última multa que a gigante das pesquisas foi alvo na Europa. Esta multa recorde, de 4,3 mil milhões de euros, veio acompanhada de um conjunto de obrigações, que pretendem acabar com o suporto domínio das apps da Google dentro do Android.
Desde essa altura que se equacionava a possibilidade da Google passar a cobrar pela utilização do Android, algo que se sabe agora que não irá acontecer.
O que irá mudar é a disponibilização das apps da Google, em especial a Pesquisa e a Chrome, que passam a ter um valor associado para ser usado. Este valor será taxado aos fabricantes e será apenas cobrado no Espaço Económico Europeu.
A Google faz questão de referir que o Android continuará a ser gratuito e que não cobrará nada pela sua utilização, passando apenas a ser taxada a instalação das suas apps e da Play Store. O valor que será cobrado não foi revelado.
Assim, os fabricantes passam a ter a possibilidade de criar equipamentos baseados em Android, mas que vão usar outras lojas de apps ou as da Google, sabendo, no entanto, que para estas últimas vai existir um valor associado.
Esta é a forma que a Google encontrou para conseguir cumprir as imposições da União Europeia e assim terminar com o (suposto) monopólio que estaria a gerar.
Esta nova regra entrará em vigor já no próximo dia 29 de outubro e, por enquanto, não se sabe o valor que a Google irá cobrar a cada fabricante.
Um representante da Comissão Europeia já veio comentar esta decisão e referiu que a Google não é obrigada a cobrar pela utilização dos seus serviços, e que apenas teria de permitir aos fabricantes usar o Android sem as suas apps e serviços.
Para os fabricantes, e como esperado, fica mais simples de criar equipamentos com outras lojas e outras apps, em vez de serem obrigados a usar as da Google, algo que era uma imposição até agora.
Veja também...
Este artigo tem mais de um ano
Windows Store em Android era brutal…
Brutalmente ruim..querias tu dizer.
No fim a batata quente acaba nas mãos dos usuários… Ou seja nós!
Tu não vais pagar nada…
Mas só compra quem quer, há muitas alternativas no mercado.
Então pelo que dizes o problema não é Android ou a Google, o problema é a Samsung que enche os telemoveis deles com bloatware. E se dizes que recebes notificações de ads então é melhor instalares algum anti virus porque decididamente tens um malware instalado!
Visto que o teu conhecimento de tecnologia é tão reduzido, deves mesmo mudar para IOS
Tem mais atenção ao que instalas e que aparelhos compras.
Culpas um SO com base nas escolhas que tu tomaste.
O meu aparelho veio apenas com as apps da google, das quais muitas considero bloatware… e as minhas apps apenas alguns dos jogos me apresentam ads e é dentro do jogo, não fora dele e muito menos nas notificações.
Notificações de ads? Oi?? Quando, onde? Alguma coisa está errada com o teu telemóvel.
Deves ter IOS de certeza, tenho um OP6 e nada de ads, super clean, nem em sites se usares um browser decente.
Em IOS é que não podes personalizar nada e se tiveres ads, paciência tens e prontos…
Espera podes alterar o fundo acho eu…. 😀
Nao sabes ler pois nao?
O artigo NÃO diz que os UTILIZADORES vão ter de pagar para utilizar as apps da Google…refere que os FABRICANTES dos “aparelhos” vão ter de pagar para utilizar essas apps!
O que significa que o utilizador indirectamente irá levar esse custo… ou achas que existe alguma coisa que seja grátis?
Isto pode ser uma notícia muito boa.
Os fabricantes para não ter que pagar, poderão lançar sem as apps da Google (muitas delas só ocupam espaço e só dão para remover com Root, apesar de darem para desactivar). Só uso uma aplicação da Google, GOOGLE PLAY STORE , mais os serviços que estão associados ao sistema e ao Google Play. De resto não utilizo Chrome, Google play filmes, jogos e música, Gmail, pesquisa, Google now, tradutor, maps, era top que esse bloatware fosse opção.
Há marcas, Samsung, Xiaomi, etc que até têm as suas apps equivalentes (apesar de também não usar nenhuma aplicação da Xiaomi ou da Samsung nos meus despositivos), mas ter duas apps que não são possíveis de remover é um desperdício de espaço para nada.
A meu ver isto é grande noticia… Espero que corra como penso.
Caro amigo, lamento informar mas todas as aplicações dão para desinstalar. Se não sabe como é outra conversa. Mas posso ajudá-lo nesse aspecto.
Dão para desinstalar com root… Eu tenho um tablet Toshiba que não dá para fazer root.
E dá para desinstalar via Adb Shell.
Preparem-se para o aumento do preço dos telemóveis e/ou novas lojas.
Será que a Microsoft entrará na jogada, com a criação de telemóveis com inteface do windows 10 mobile (android) + a sua loja?
Com a criação de uma loja no android, removerá os seus apps da play store?
Embora gostaste, não creio uma vez que será apenas para o mercado europeu. Se fosse mundial ainda acreditava, mas enquanto for “local” não…
“A google sempre permitiu aos fabricantes usar o Android sem as suas apps e serviços…”! Realmente isso é verdade…mas ao tentares DESATIVAR (não desinstalar!) uma qualquer app da Google no Android aparece,de imediato,um “aviso” de que se prosseguires com essa ação o smartphone deixará de funcionar satisfatoriamente. Resultado…deixas ficar como “eles” querem.
Mas no ios ainda é pior…”comes e calas”!!
no ios são muito poucas as aplicações da apple que não podes desinstalar.
se essas poucas todas juntas numa pasta e a colocares num ecrã que pouco ou nada usas elas não te incomodam rigorosamente. se não estiveres convecido e ainda quiseres mais um “nível de segurança” é só passares pelas notificações e epla privacidade e desativares tudo o que a elas diga respeito.
gastas 5 minutos ou menos uma vez na vida e ficas com o problema resolvido definitivamente
Rodolfo, isso é mentira! não consigo remover no meu huawei as app nativas da google! apps, que nem utilizo por sinal… Não utilizo o chrome, o drive, o Duo, entre outros, e não dá para desinstalar! a única forma é fazer um force stop, e limpar a cache para ocupar o mínimo possível.
Mas para mim, como sei fazer não me aquece nem arrefece, mas quem so percebe de whatsapps, facebooks entre outros, normalmente não sabe fazer isso!
Deveria simplesmente dar para remover como qualquer aplicação! foi ai que entrou a Comissão Europeia!
preparem o bolso com esta nao esperavam foram comidos de cebolada por a google
Por favor muda, que realmente com essa ignorancia precisas daquele ambiente idiot-proof.
Para quem não leu, ou não percebeu, o artigo estás com a moral em altas.
É usado pelos CEOs porque não vêem um boi de informática e nem querem perceber e tem de ser o mais básico para não se trocarem todos.
Cada um dá um argumento mais estúpido que o anterior. A maioria das pessoas que usa apple, usa pelo suposto “status” nada tem a ver com ser inteligente.
Aliás quem nunca ouviu um amigo/colega a dizer, “esse é melhor e faz a mesma coisa mas não é apple” que atire a primeira pedra.
O motivo de compra vai além da inteligência e de ser ou não informático. Conheço milhares e pessoas de informática que adoram iOS – 90% usa porque é Apple, é fino, outros usam por gosto – estes últimos 10% não os consigo perceber mas gostos não se discutem.
Ricardo Cestinho,
O Android não tem updates de 5 anos? LOOOL. A segurança é melhor no iOS? Ok, deste não concordo nem discordo, não tenho conhecimento suficiente sobre isso mas acho que estão ambos equiparados.
Mesmo que isso fosse verdade, achas que quem não percebe nada de telemoveis compra iPhone porque quer updates e segurança? Acho que tu é que estás a ser um bocado parvo! A resposta é mais que óbvia!
Lololol Ricardo! Essa do modric partiu me todo… Kaka coitada da Apple se todos os seus users só trocassem tlm de 5em 5anos xD ahahahah
Está errado. Não podes utilizar o Android sem as Apps da Google, podes utilizar mas se queres instalar alguma app mesmo que seja de outra Store vai de dizer que precisas dos Google services bla bla antes que digas asneiras pensa
Não digas tu asneiras. Já tive uma ROM no meu OPO que não tinha nenhuma aplicação da Google. Para a store utilizava a Aptoide, ou instalava directamente os APK.
é, é isso e teres um mini com motor da aston martin e dizeres que a austim nunca teve problemas de motores 😉
Apenas estava a dizer que é opssível não ter nada da Google (excepto o Android) instalado e tudo funciona.
Claro que não era a mesma coisa, mas é possível faze-lo. Claro que como tudo há desvantagens.
É o mesmo que dizer que não consegues usar windows sem os serviços do windows…haja paciência.
Se a google chamar ao Google Services – Android Services é melhor? É que assim deixa de ser da google e passa a ser do sistema operativo. Cambada de atrasados.
parece que a google esta a seguir os passos da apple e da microsoft
todas seguem os mesmo passos desde há décadas. há e quem não consiga ou não queira ver 😉
Concordo. Plenamente.
Tipico de quem nunca teve um Android, ou já mexeu num Android de 100€ em vez de um telemovel de 1000€ como um iPhone.
Tenho um OPO, telemovel que não tem Ads, continua com updates (LineageOS neste momento), e continua tão rápido como e estável no 1º dia (ao contrário do teu querido iPhone que baixa a performance por causa da bateria).
Devido à minha profissão já tive que trabalhar com iPhones e não percebo como alguém consegue gostar do SO, mas é apenas a minha opinião. E as opiniões são como os cus… cada um tem o seu.
Deixa-o estar, com essa malta o melhor é deixa-los na ignorância. Depois quando a a Apple lança funcionalidades que nós já usamos há anos, eles acham-se a ultima bolacha do pacote. Deixa-los. Eles são felizes assim.
Tá… Livre de Ads… Lol… Estes gajos que usam Apple pensam que os mil euros que pagam em cima do preço de custo do telemóvel é por caridade a Apple…lol
Esta agora ?? 😐 E mais,andam por aí uns rumores segundo os quais a Google está-se a preparar para abandonar o sistema operativo Android,devido às altas taxas e impostos que paga principalmente na Europa.Será verdade ??
Android é OpenSource…não pagam nada!
Gostaria de saber porque é que aparece 41 respostas, mas só aparece 15 comentários!
Porque a malta ontem começou a comparar a falar do iOS e pronto…já sabes como é que é.
ainda bem, todos os smartphones deviam vir sem apps google, para que pré-instaladas? muita gente não as usa ou não usa todas as apps… mais vale ir à playstore e instalar o que a gente quer!
Mais uma estupidez da U.E. e depois quem paga é o consumidor