Google traz funcionalidades do Android 13 às versões anteriores para reduzir fragmentação
Um dos maiores problemas identificado no Android é a sua fragmentação. Isto significa que muitos smartphones funcionais estão em versões mais antigas do sistema da Google e nunca vão ter acesso a novas atualizações.
A gigante das pesquisas tem procurado acabar com esta diferença e aproximar as suas versões e parece ter encontrado uma forma de o fazer. Para o provar, vai trazer agora algumas funcionalidades do Android 13 para as versões mais antigas do seu sistema.
A fragmentação limita o Android
A falta de atualizações tem levado a que o universo Android fique despedaçado em termos de versões deste sistema operativo. Os smartphones mais antigos ficam privados de aceder a novas funcionalidades, enquanto continuam a ser usados, ainda que limitados.
Esta fragmentação tem limitado o que a Google tem para oferecer, ainda que tenham existido muitos esforços para o contrariar. Isso foi visto com a versão 8 deste sistema, com a Play Store a conseguir atualizar partes do próprio sistema, de forma independente e isolada, com o "Project Mainline".
Novidades do Android 13 para todos
Separando as APIs por versões do sistema, a Google acaba também por balizar estas funcionalidades, trazendo opções únicas e garantindo também a segurança. Isso agora é melhorado, com o alargar do Android SDK Extensions, até ao Android 10.
O resultado dessa mudança é a chegada do seletor universal de imagens do Android 13 para as versões anteriores (10 e 11). Chega com uma atualização que vai chegar pela Play Store e bastará aos programadores alterar o código para aproveitar esta novidade.
Google quer atualizar versões antigas
A Google também já prometeu que irá aproveitar esta melhoria e trazer para as versões mais antigas mais algumas novidades do Android 13. Falamos da Privacy Sandbox, que dará uma privacidade mais complexa e completa, para evitar que sites e apps não sigam o utilizador.
Com esta mudança a Google continua a tentar garantir ao Android uma compatibilidade grande em todos os tipos de equipamentos. É um passo importante para limitar a fragmentação e garantir as funcionalidades que vai criando em todos os smartphones.
Este artigo tem mais de um ano
enqnto a google nao dar uma boa lenhada em toda empresa que faz o que bem quer com o android, vai ficar fragmentado.
FORA o tambem de empresas lancarem smartphones mais descartaveis, como linhas A, M…..motorola MINI, motorola G10, celulares que duram no maximo um ano, e ficam obsoletos.
EU nao entendo, o porque de quando vc comprar um smartphone, vc nao poder selecionar um android puro, e outro da empresa.
E vim com facebook, instagram, e o mundo todo. E mais de nao poder selecionar os apps que vc quer, tipo, vc deseja mais rapidez, ou usar tudo de app.
Absurdo, eu nao uso facebook, facebook instala apos permitir, mais de 40 apis dele, e fora q fica numa constante de toda madrugada ”aceder” a internet, e firewall bloqueando. E o instagram enviando informaçoes de sono, de usabilidade, de que topico se foi pesquisado.
Enfim….eu, se o s23u nao me agradar ficarei booooom tempo com s21u…..pq android ja ta cansando.
Essas apps todas que falou pode desinstalar, ou desativar, e elas já não têm acesso a qualquer tipo de dados, nem recebidos nem enviados. Depois, essas apps estão lá porque pagam para estar lá. o que faz com que o android (em todas as suas variantes) venha “gratuito”. Ou pretende pagar por todas as grandes atualizações? Nada na vida é gratuito. Paga-se sempre de algum modo. E esse modo é ter aplicações instaladas de origem, mesmo que não se queira. E para ter o android, qualquer que seja a sua interface, é sempre possível tornar o smartphone mais rápido e sem root. Perde-se tempo, mas sempre fica com o smartphone ao seu gosto.
Linhas descartáveis? A e M?? Descartáveis como? Já agora, o que são celulares? Vamos escrever em português ok? Obrigado!
Também acho um exagerado dizer que há modelos descartáveis que só funcionam por 1 ano. Não é que seja muito mais mas, actualmente, há garantia de actualizações por 2 ou 3 anos no mínimo.
Já agora, celulares faz parte do português. Devemos respeitar a nossa diversidade linguística!
O A71 dessa linha A, saiu com o 10 em 2019 e recebeu o 13 em Novembro 2022. Primeiro que muitos topos de outras marcas.
Como só dura um ano?
Infelizmente é só do Android 10 para cima.Que pena. 🙁
Esta é uma novidade que a Apple podia aprender a copiar. Que lançam o iOS “novo” para iphones antigos mas depois as funcionalidades não estão lá.
Meteu o dedo na ferida… parabéns!
Depende das funcionalidades. Se for dependente do hardware não há muito a fazer…