Google terá impedido a instalação de apps de benchmark nos Pixel 8 e Pixel 8 Pro
Agora que está no mercado, os utilizadores querem saber o que vale o Pixel 8 nas suas muitas vertentes. Para isso muitos usam as conhecidas apps de benchmark, com testes balizados e conhecidos. Com o Pixel 8 a Google resolveu colocar um travão e terá impedido a instalação de apps de benchmark nos Pixel 8 e Pixel 8 Pro.
Nada de apps de benchmark no Pixel 8
Apesar das boas avaliações do Pixel 8, muitos têm colocado em causa a prestação do SoC da Google, o Tensor G3. Este não tem dados de desempenho revelados pela Google, ainda que alguns revelem que pode estar abaixo de alguma da sua concorrência.
Claro que com as ferramentas de benchmark será possível aferir mais sobre este desempenho, mas a Google parece ter pretendido colocar este processo em pausa. Do que é avançado, e enquanto o Pixel 8 esteve em exclusivo para todos os que fizeram a primeiras análises, as ferramentas de avaliação de desempenho estiveram bloqueadas.
Did you know that Google blocked reviewers (who don't have a clue - i.e. how to sideload an app) from installing popular benchmarks like Geekbench 6 and 3D Mark on review units during the embargo period. What does that tell you? pic.twitter.com/uOuoaN2yZJ
— Sanjiv (@t3mporarybl1p) October 11, 2023
Bloqueio continua ativo agora
Este bloqueio estava apenas limitado a estes 2 modelos, que assim não podiam aceder a estas app diretamente da Play Store, a loja de apps da Google. Naturalmente que existem outras formas mais criativas de aceder a estas apps, mas sempre a partir de fontes menos confiáveis.
O mais curioso é que mesmo depois da sua chegada ao mercado alguns utilizadores continuam a reportar que estas apps de benchmark estão impedidas de serem instaladas no Pixel 8. Não se sabe se a Google pretende manter a limitação ou se mais tarde estas vão poder ser instaladas.
SoC da Google garante bom desempenho
No Geekbench 6, o Tensor G3 obteve pontuação inferior ao Qualcomm Snapdragon 8 Gen 2 em testes de núcleo único e multi-core. O SoC da Google também teve um desempenho pior do que o Snapdragon 8 Gen 2 nos benchmarks 3D Mark Wild Life Stress. Isso apesar do Tensor G3 ter uma arquitetura mais nova e avançada do que alguns dos seus rivais.
De qualquer forma, os utilizadores não se devem preocupar com o desempenho dos Pixel 8 e 8 Pro. Estes não estão centrados nesta componente e focam-se em garantir uma prestação equilibrada, entre poder de computação e consumos de bateria. Da utilização feita, este é muito equilibrado, mostrando-se rápido em qualquer tarefa, ao mesmo tempo que a bateria garante tempos acima das 24 horas.
Este artigo tem mais de um ano
Nem é mau. Porque a experiencia do utilizador não é refletida por benchmarks.
Pode ser que assim os reviews se foquem na experiência e não num número qualquer.
nesse caso a Apple ganha sempre. O Android sempre foi um show off de numeros…ha smartphones que nem dizem o processador, apenas dizem octa core! As pessoas veem aquilo e ficam logo wow, o iphone so tem dual core e este 8 core deve ser mto melhor….depois ve se que nao e. Actualmente ate um iphone 11 supera 90% dos modelos de androids lancados este ano
literalmente o que a apple faz quando vende portáteis
Tu é que não ganhas juízo nenhum, não falhas uma, sempre a falar do que não sabe, até os que usam Apple tem vergonha de pessoas como tu…
Houve smartphones da Samsung (e outros) em que o software reconhecia que estava a ser corrido um teste de benchmark e acelerava o processador para obter melhores resultados.
Impedir a instalação de apps de testes há de ter o significado inverso – os resultados são fracos e a Google não quer se saiba.
Os androids enquanto n tiverem a politica de updates da Apple sao sempre uma segunda escolha. Esperar por updates para um modelo e depois para o pais….ha modelos que so chegam a receber updates passado 1 ano de ele ter saido. No iphone todos os modelos em todo mundo recebe no mm dia a mesma hora. Mesmo os pixels n recebem todos na mesma altura, depende da regiao
Outra piada, Android’s segunda escolha, hahahahahahahaha…
Não saias do quarto que não é preciso…
Aqui estamos a falar especificamente da gama Pixel.
E essa não fica nada atrás dos iPhones, pelo que contrário com o PIxel igualaram ou até ultrapassaram a Apple em termos de política de updates.
Números para nerds e geeks….
Esta geração dos Pixel está soberba. A experiência de utilização é toda uma experiência….
Mas o que é que isso tem de mais interesse que a experiência de utilização ? O que tem mais interessa um desempenho potencial e teórico ou uma real percepção de utilização que preenche as necessidades do utilizador ?
Se há coisa que nunca liguei foi a testes de bench, aquilo não me diz nada, há malta ai que parece que fica doida ao fazer comparações de números como se aquilo tivesse algum interesse para a esmagadora maioria isto é um não assunto, apenas interessa é que o smartphone faca o pretendido nada mais.