Google Messages vai ligar-se ao WhatsApp de uma forma que não se esperava
O Google Messages torna-se, de forma firme, uma referência no campo das mensagens. O suporte RCS e a sua forte integração com o ecossistema Android ajudaram a solidificar a sua posição como plataforma. Para elevar ainda mais a oferta, a Google tem uma novidade, nas videochamadas. Vai integrar esta proposta com o WhatsApp de uma forma que não se esperava.
Google Messages vai ligar-se ao WhatsApp
Só no último mês, o Google Messages recebeu grandes progressos nas mensagens RCS seguras entre plataformas. A isso somou-se o suporte mais amplo para RCS dual SIM, uma ferramenta de cópia de segurança nativa e suporte RCS para serviços de emergência. Por fim, tem agora uma opção para cancelar o envio de mensagens e muito mais.
Agora, e numa tentativa de tornar o Google Messages interoperável, ainda que não no verdadeiro sentido, existem novidades importantes. A gigante tecnológica parece estar a trabalhar no sentido de incorporar o suporte de chamadas do WhatsApp no Google Messages.
Como salientado após uma análise detalhada do código mais recente, o Google Messages poderá em breve ganhar um botão dedicado para videochamadas no WhatsApp. Deverá ser visto como o criar de uma ponte entre as duas aplicações, e não como uma interoperabilidade total e nativa.
União de forma que não se esperava
O botão inicia simplesmente uma videochamada na infraestrutura do WhatsApp utilizando a interface de utilizador integrada no Google Mensagens. Serve como um atalho para o serviço da gigante de mensagens da Meta. Embora não esteja disponível, a funcionalidade foi ativada manualmente no Google Messages v20250131, mostrando como será a integração.
Para referência, ao tentar iniciar uma videochamada numa conversa, esta inicia exclusivamente uma chamada do Google Meet, desde que ambas as partes tenham o Meet instalado. Com o que a Google está a criar, tocar no ícone da videochamada dará aos utilizadores a opção de acionar uma chamada WhatsApp. Isto, se ambos os utilizadores tiverem a aplicação instalada. Se falhar o WhatsApp, a opção dedicada não aparecerá.
O ideal é que a aplicação ofereça aos utilizadores a opção de iniciar as suas videochamadas através do WhatsApp ou do Google Meet. Provavelmente será revelado à medida que for desenvolvida. Na sua implementação inicial, as chamadas WhatsApp a partir do Google Mensagens parecem estar limitadas a videochamadas individuais. Para chamadas de grupo, o Google Mensagens continuará a contar com o Meet.
Eu tenho a app mensagens bloqueada e só uso quando uma encomenda entregue pelos CTT está a chegar. Ninguém dos meus contactos não tem whatsapp ou viber, por isso só uso esses. Em mensagens normais só recebo porcaria de spam das lojinhas (que por alguma razão não dá para bloquear eficazmente), publicidade da MEO (que tem 1000 numeros diferentes), e números duvidosos a quererem que eu vá levantar encomendas que não pedi.
Enfim, quando vi o titulo da noticia assustei-me, mas ainda bem que é só uma opção de video integrada.
E sobre a interoperabilidade entre os serviços de mensagens que a UE exigiu à Meta que criasse no WhatsApp e no Facebook Messenger – já se sabe mais alguma coisa?
Falou-se interoperabilidade e teve posts e mais posts – quando queriam que a Apple fosse obrigada a garantir a interoperabilidade com o serviço de Mensagens do Android.
Diziam que isto se conseguia obrigando a Apple a integrar o RCS no iMessage – mas não é a mesma coisa, como se comprova por a Apple ter integrado o RCS no iMessage e continuar tudo na mesma. É que o protocolo RCS dos fabricantes não tem encriptação end-to-end e, para isso, a Google criou um protocolo adicional em cima do protocolo RCS. A Apple o que disse foi que usaria o protocolo RCS original dos fabricantes e estava aberta para participar na criação de um protocolo end-to-end.
De modo que o pessoal, para garantir a interoperabilidade e a encriptação end-to-end continua, tranquilamente, usar o WhatsApp sem mais chatices.
… protocolo RCS dos operadores (não dos fabricantes)
Diz a Apple: “Para utilizar o RCS, necessita do iOS 18 e de um plano de mensagens de texto de uma operadora que suporte o serviço RCS no iPhone. Contacte a sua operadora móvel para obter mais informações.” Não sei se alguma por cá tem suporte paraiPhone.
https://support.apple.com/pt-pt/104972
Telegram Messenger.