Firefox 81 para Android vai recuperar as melhores funcionalidades das versões antigas
Para além de todo o empenho que a Mozilla tem colocado nas versões desktop do Firefox, a versão dedicada ao Android tem também recebido uma atenção especial. Esta foi totalmente reconstruída e está agora muito mais próxima das restantes versões disponibilizadas.
O destaque tem estado a ser dado a funcionalidades que muitos consideravam essenciais e básicas, mas agora um movimento inverso. O Firefox para Android vai dentro de dias receber uma nova versão, que traz de volta as melhores funcionalidades das versões anteriores.
Um Firefox totalmente renovado
Depois de mais de 1 ano de desenvolvimento, a Mozilla resolveu lançar uma versão do Firefox para Android no passado mês de agosto. Esta versão renovou por completo a interface deste browser, retirando-lhe principalmente alguns elementos que muitos consideravam essenciais.
Além disso, terá falhado num ponto que muitos esperavam já ver a funcionar em pleno. Falamos das extensões, que acabaram por ficar limitadas e surgiram em número muito reduzido. Isso valeu duras críticas à Mozilla e ao seu browser.
Browser da Mozilla vai recuperar funcionalidades
Tudo acabou por ser explicado e a criadora do Firefox acabou igualmente por lançar depois uma nova versão que corrigia alguns dos problemas. Este foi um passo importante e que em breve irá ser continuado. O Firefox 81 está pronto e a versão para o Android deve chegar dentro de poucos dias.
Esta nova atualização parece estar dedicada a trazer de volta algumas funcionalidades que tinham sido, entretanto, removidas. Falamos, por exemplo, da página dedicada aos downloads. Esta tinha sido retirada e obrigava os utilizadores a aceder à pasta de descargas do Android.
Melhorias óbvias para o Android
Outro regresso que parece certo é a dos gestores de transferências externos. Estes podem novamente ser usados, com o utilizador a escolher um dos presentes. Há ainda mudanças pontuais na interface, que assim fica mais simples de ser usada.
Esta versão não está ainda na Play Store do Android, mas pode ser já descarregada de alguns locais alternativos. A Mozilla deverá nos próximos dias fazer a disponibilização desta atualização, oferecendo-a assim aos utilizadores deste browser.
Este artigo tem mais de um ano
Excelente artigo,Pedro Simões.No entanto,há que chamar a atenção às pessoas não é desse local alternativo,que é muito fiável(o APKMirror),mas sim das variáveis em que fazem o download do browser.Tenham cuidado com o que descarregam.Vejam a arquitectura do vosso smartphone.Eu,por exemplo,tenho um Xiaomi Redmi Note 5 e só posso baixar a versão arm64-v8a.É a mais recente em termos de arquitectura.Não se enganem. P.S.-(também neste website já podem encontrar a nova versão do Mi Browser Pro[https://www.apkmirror.com/apk/xiaomi-inc/mi-browser-fast-and-secure-browsing/mi-browser-fast-and-secure-browsing-12-6-0-gn-release/]. É a versão 12.6.0-gn. Dá-me a impressão que por motivos de segurança na Índia este browser,o outro Mi browser e o Mint browser,foram tirados da Google Play Store e agora só encontram as novas versões por aqui neste website.Parece-me que foi por isso,por problemas com os browsers na Índia que a Xiaomi os retirou de circulação,se não estou em erro.Mas vejam por vocês mesmo,não há nada como isso.Espero tê-los ajudado.)
Já agora,o Mi browser também actualizou há 2 dias.Vejam—»(https://www.apkmirror.com/apk/xiaomi-inc/mi-browse/mi-browse-12-9-8-release/). É a versão 12.9.8.
Curioso que após me ter sido possível desinstalar por ADB o Mi Browser na MIUI 11, assim que chegou a MIUI 12 tive de levar com ele, com a diferença que passou a ser impossível de desinstalar. Foi apenas possível desabilitar, mas ficou lá enchendo.
Quanto ao tema deste artigo, o Firefox 81, dou “deixá-los pousar”. Até porque equaciono a mudança de anti vírus, já que o actual apenas funciona com o Chrome, de modo que quando a subscrição terminar experimentarei outro e também este Firefox.
Quanto ao Mint browser acho que já deve ter sido descontinuado(https://www.apkmirror.com/apk/xiaomi-inc/mint-browser-lite-fast-web-safe-adfree/mint-browser-lite-fast-web-safe-adfree-3-6-0-release/). A última versão[3.6.0],já data de há 1 mês e tal,desde o dia 12 do passado mês de Agosto.
Amigo SANDOKAN, nesse computador não há vírgulas? Espaços entre as frases? É uma barafunda.
Agora só falta acesso ao config e a escolher as extensões que podemos instalar. No fundo o ff antigo sem estas mariquices que não deixam fazer nada.
É por isso que ainda estou na versão 68 e tão cedo não vou atualizar. Quando testei a versão nova era super instável e não tinha metade das funcionalidades.
Sou fã do Firefox, mas desde uns anos atrás deixei de usar porque consome muita memória RAM. Consome mais que o Chrome a dobrar. Quer seja no PC ou tablet, no início funciona bem, depois disso é um cavalo cansado.
No telemóvel tenho a versão 68.11.00 e não pretendo actualizar, cometi esse erro na tablet felizmente existe o apkmirror como já aqui foi referido.
Mas realmente as funcionalidades de downloads e gestores externos é o mais importante. (Para quem não percebeu estava a ser sarcástico)