Extensões estão a chegar ao Chrome para Android, mas ainda não são para todos
Uma das características mais importantes para muitos utilizadores num browser é o suporte a extensões. São extras importantes e que podem personalizar ou adicionar novos recursos e ferramentas muito úteis. Ainda assim, o Chrome no Android ainda não suporta extensões, algo que a Google parece agora preparada para mudar. Infelizmente parece que não será para todos.
Tudo parece estar prestes a mudar no Android. A Google trabalha numa versão do Chrome com suporte para extensões, incluindo muitas das que estão disponíveis na versão desktop do browser. O problema é que este novo Chrome só estará disponível para alguns utilizadores, pelo menos inicialmente. Esta será apenas para os Chromebooks e PCs Android.
A Google tem trabalha numa nova versão do Chrome para Android desde pelo menos meados de 2024, concebida para dispositivos desktop, ou seja, Chromebooks e PCs Android. Esta versão incluirá suporte para extensões, e já foi possível testar uma versão do browser ainda em desenvolvimento.
Segundo os testes realizados, esta "versão desktop" do Chrome para Android permite instalar as mesmas extensões da versão desktop do browser. No entanto, nem todas as extensões funcionaram nos testes, pelo menos até agora. O browser foi instalado e testado num tablet Android, embora não tenha sido concebido para este tipo de dispositivo.
Algumas extensões não funcionam corretamente, em parte devido a diferenças entre a interface desta versão desktop do Chrome para Android e a versão para PCs. O Chrome para Android não tem o botão para aceder às extensões na barra de ferramentas do browser, algo que algumas extensões necessitam para funcionar e aceder às suas ferramentas.
Certamente que em breve vão surgir mais notícias sobre esta nova versão e as suas capacidades. Ainda mais importante será ver se esta novidade se alarga ao restante ecossitema Android e pode finalmente ser usado nos smartphones e tablets, com todas as capacidades e extensões.
Embora o Chrome seja um dos browsers mais populares no Android e provavelmente o mais utilizado em todo o mundo, os utilizadores há muito que pedem que sejam adicionadas extensões ao browser da Google. Até a Mozilla adicionou suporte para centenas de extensões ao Firefox para Android, pelo que esperamos que esta versão desktop do Chrome para Android seja um primeiro passo para trazer extensões.
























Fabricantes de RAM para smartphones a esfregar as mãos de contentes com esta notícia!
Ainda não suporta? O safari do ios tem extensoes ha…10 anos! Android limitado
Firefox para Android já suporta há +/- 2 anos
Por acaso segundo o chatGPT o Firefox foi dos primeiros browsers a permitir extensões para Android, começou a permitir extensões oficialmente em 2010, seguindo o mesmo modelo do Firefox para desktop.
A vantagem do android é sempre permitir configurar á nossa maneira e ser sempre possível encontrarmos a solução para o que queremos. Neste caso o browser da Samsung por exemplo permite instalar extensões desde que eu me recordo e permite a sua instalação para qualquer marca android quer seja Samsung, Xiaomi, Oppo, Pixel, etc, etc.
Mas o chrome nao e ninguem usa browser da samsung no pc. O Safari usa se no pc e iphone e funciona com extensoes
Só falei no browser Samsung por permitir extensões no android desde 2019(beta)/2020(estável) enquanto o safari só aparece no iphone a partir do ios15 (2021) e não há 10 anos conforme falado.
Claro que a nivel de browsers com em tudo o que é para o android existem muitas mais versões desde as mais conhecidas até ás pouco conhecidas tais como o Firefox e Chrome (aqui faladas) e outras como Brave, Opera, Vivaldi, Tor, Yandex, Kiwi Browser, etc. etc
Só falei no browser Samsung por permitir extensões no android desde 2019(beta)/2020(estável) enquanto o Safari só aparece com extensões no Iphone a partir do ios15 (2021) e não há 10 anos conforme falado.
Claro que a nivel de browsers como em tudo o que é para o android existem muitas mais versões desde as mais conhecidas até ás pouco conhecidas tais como o Firefox e Chrome (aqui faladas) e outras como Brave, Opera, Vivaldi, Tor, Yandex, Kiwi Browser, etc. etc