Em breve vai ser muito mais simples partilhar ficheiros entre smartphones Android
A partilha de ficheiros entre smartphones Android não era um foco da Google. Isso mudou recentemente e é já algo simples neste ecossistema, mas em breve será ainda mais facilitado graças a uma novidade. Será possível usar um simples código QR para tornar ainda mais fácil este processo.
Mais simples partilhar ficheiros no Android
Não tem sido simples tornar a partilha de ficheiros acessível entre smartphones Android. A Google não tinha uma proposta dedicada a esta função, mas acabou por criar uma proposta bem desenvolvida e acessível até a PCs com o Windows, que, entretanto, renomeou para Quick Share, fruto da sua proximidade com a Samsung.
É esta funcionalidade que agora estará para receber uma novidade importante. O Quick Share terá uma forma ainda mais simples de fazer a ligação entre smartphones, recorrendo a uma função que muitos já estão habituados a usar. Falamos de um simples código QR que poderá ser partilhado.
Esta novidade está já a ser desenvolvida e foi ativada para ser testada recentemente. Do que foi visto, no mesmo ecrã onde são mostrados os dispositivos encontrados, o utilizador terá a nova opção para fazer a partilha recorrendo a um código QR.
Quick Share mais rápido nos smartphones
O principal benefício do código QR será acelerar a ligação dos dispositivos. A verificação do Quick Share leva alguns segundos, ainda mais se precisar de mudar as configurações de privacidade para mudar de Os seus dispositivos para Contactos ou Todos. Um código QR eliminará a necessidade de alternar essas configurações de privacidade sempre.
A data de lançamento deste recurso ainda não foi especificada. No entanto, também foi avaliada a leitura de um código QR num iPhone e confirmado que não permite a transferência de arquivos sem fio com o seu dispositivo Android.
Esta nova opção certamente que será muito interessante para a partilha de ficheiros entre smartphones Android. O Quick Share torna-se assim mais rápido e versátil na ligação entre equipamentos, tornando-se assim mais simples de usar.
Em iphone chama se airdrop e ja eiste ha 15 anos…em android ainda nada? SO RIR! HAHAHAHAHA
Para mal informados:
– Android (em especial Samsung:) desde 2020 usam o Wi-Fi Direct para transferir todo o tipo de ficheiros via Quick Share, actualmente Nearby Share. Tanto quanto sei QUALQUER marca a correr Android pode transferir QUALQUER ficheiro sem limitações. Inclusive para Windows é possível.
– iOS desde 2021 (por tanto mais tarde) o Air Drop apareceu (coff coff depois de copiar a Samsung coff) e naturalmente bloqueado à Apple.
Logo a tua risada é de chorar a rir porque o resultado foi a Apple (como em muita coisa…) copiar outras marcas (em especial Samsung e Google) e bloqueia ao seu ecossistema.
Entre outras coisas:
– uns adotaram o USB universal, a Apple o Lightning
– uns adotaram o OTG a Apple só muito recentemente, para obrigar à iCloud e comprar mais SSD
– uns adotaram microSD a Apple não (só recentemente em terminais alguns deixaram o microSD por falta de espaço)
– uns usam o NFC aberto, a Apple fechado e só muito recentemente mudou.
Ora bem, eu uso iPhone porque quis experimentar Apple e algumas das limitações foram ultrapassadas por pressão na UE. De resto meter-me no mundo Apple de cabeça…é dar um tiro no pé e no cartão de crédito! Sem tirar vantagem disso.
Eu fui das poucas que foi de Android para iOS (por curiosidade) porque no meu mundo de família e amigos fizeram o contrário e dizem que não voltam atrás. Eu ainda estou a avaliar (gosto muito do formato do iPhone) mas já encontrei muitas limitações. Só estou à espera do iOS 18 e iOS 19 para decidir se fico…ou vou. Agora achar que o mundo Apple é superior é mesmo de quem não abre os olhos para o mundo.
Deves estar todo contente por finalmente teres a permissão para personalizar livremente os ícones do ecrã inicial do iPhone… 😉