Dica: Xiaomi quer proteger os condutores e tem uma opção nos smartphones para isso
Usar os smartphones durante a condução é, para além de uma transgressão, um perigo e a Xiaomi sabe disso. Com sistemas como o Android Auto deixa de ser necessário correr estes riscos e assim a segurança tem mesmo de ser aumentada.
Para evitar estes cenários e impedir os condutores de usarem os smartphones nos carros, a Xiaomi deu aos seus sistemas uma ajuda. Estes têm a capacidade de detetar a condução e assim proteger todos de forma simples, mas muito eficaz.
Xiaomi quer proteger os condutores
Apesar de usar o Android como muitos outros fabricantes, a Xiaomi dá aos seus smartphones algumas funcionalidades únicas. Estas garantem níveis de personalização e proteção que muitos outros não têm, sendo por isso útil para os utilizadores.
Uma dessas adições garante a proteção aos condutores, de forma simples e rápida. Estes smartphones da Xiaomi deixam de receber alertas e notificações sempre que for detetado que está num carro em movimento, não incomodando quem está a guiar.
Segurança vem com uma simples opção
Para aceder a esta opção extremamente útil devem começar por abrir as definições do sistema da Xiaomi. Aqui dentro, e na lista de opções presentes, devem procurar a entrada Segurança e emergência, que deverá estar a meio da lista disponibilizada.
Dentro desta nova área, os utilizadores dos sistemas da Xiaomi encontram agora novas opções, onde está a que procuram agora. Esta chama-se Silencie as notificações durante a condução e ao ser aberta deverá estar desativada.
Smartphones ficam então em silêncio
Devem então ativar esta opção, para que de futuro as chamadas, SMS e outras notificações sejam silenciadas. Este processo acontece depois de forma automática e usa o movimento e as ligações Bluetooth para detetar a condução.
É desta forma simples que a Xiaomi consegue garantir a segurança dos condutores. Os seus smartphones ficam silenciosos e sem distrair quem está ao volante, o que é uma proteção extra, ainda que muito simples de implementar pela marca.
Este artigo tem mais de um ano
A ideia é boa e de louvar.
Mas deve implicar ter que ter o GPS sempre ligado e além disso vai afetar toda a gente que for no carro e não apenas o condutor. Até num autocarro ou metro, o sistema talvez não consiga distinguir.
Não há nada como a consciência de responsabilidade do condutor.
Não precisa do GPS. Basta os sensores de movimento detetarem o sentido e velocidade como aqueles que são utilizados nos jogos.
Tem já alguns anos que alertei para o facto da tecnologia já na altura poder ser ativada para fazer exatamente o mesmo. Estávamos num momento em que alguns acidentes estavam a acontecer um pouco por todo o lado até mesmo pessoas a caminhar que batiam em postes, caiam em buracos, ribanceiras, em piscinas ou mesmo atropeladas.
E esse alerta já deveria vir por defeito e não requerido em opt-in.
Podiam indicar em que Xiaomis está isso…
No meu Redmi Note 11 não existe….. Está actualizado.
Mais uma vez tomam por garantido uma coisa que um modelo pode ter mas os outros não….
Poco F3 tem ..
Redmi note 10 tambem tem…e já o tinha visto á uns tempos mas pensei para mim: se estou a conduzir, primeiro não ligar a net e depois não usar o telemovel…
Mas a opção é muito boa sim…
Então nunca vais poder usar o Maps, seja ele da Google ou da Aple.
E onde ficam os sistemas mãos livres? Dele eu não prescindo e tem se revelado seguro.