Quantcast
PplWare Mobile

Dica: Como acabar rapidamente com a publicidade não desejada no Android

                                    
                                

Autor: Pedro Simões


  1. Ingreme says:

    E depois há ainda os próprios fabricantes que incluem aplicações de sistema nos seus equipamentos, por norma não removíveis pelo menos pelos meios convencionais, que espalham publicidade por tudo quanto é lado. Há por enquanto formas de a ocultar temporariamente, mas não se sabe até quando serão eficazes.
    Outra forma de não ver publicidade no Android é usar o equipamento desligado da Internet onde tal for possível. Ainda há uma ou outra app que permite trabalhar offline.
    E haverá certamente mais formas, mas isso é só para os entendidos na matéria.

  2. Miguel says:

    Netguard
    DNSfilter
    DNS66

    Uso o Netguard, que também funciona como firewall e permite mudar os dns.

    • Ingreme says:

      Muito interessante e já guardei nos favoritos do browser. Agradeço a sugestão.
      De qualquer forma já utilizava o ADB para remover o bloatware e crapware pré instalado e que se instalava posteriormente relacionado com a MIUI e outros “patrocinadores”, só que receio que agora na MIUI 12 isso tenha deixado de ser possível. Isto porque com a actualização para a MIUI 12 foi instalado algum bloatware como por exemplo o “carrossel de papéis de parede” e o “navegador mi” que deixaram de ser possíveis desinstalar por ADB, dando uma mensagem de “Failure [-1000]” aquando da tentativa de desinstalação.

  3. Miguel Carvalho says:

    Eu uso a aplicação “Blockada”, é simplesmente genial! Cria uma VPN local, onde são filtradas todas as conexões indesejadas, antes de enviar o tráfego para fora do smartphone. Funciona às mil maravilhas, recomendo a toda a gente! Não é necessário root nem ADB, e é grátis 🙂

    • Afonso says:

      Tira-me o acesso à net tal como todos as apps anti-ads no Android.

    • Luis says:

      É a que aparece na Playstore?
      Cria uma VPN, é seguro? O meu tráfego não passa pelos servidores deles?

      • Miguel Carvalho says:

        Só cria uma VPN local no teu telemóvel, o tráfego não passa por nenhum servidor. Não é uma VPN, só cria a VPN local para poder gerir e alterar os DNS, e bloquear o acesso aos servidores de publicidade. Também podes activar uma VPN deles, mas é paga e nunca experimentei.

        • Luis says:

          Obrigado. Entretanto estive a ler e instalei a apk fora da PlayStore. Já experimentei e funciona 5 estrelas. Também está no xda, e isso dá-me alguma confiança.

    • Ingreme says:

      Grato pela sugestão. Experimentei, e se tudo correr como até agora já não vou querer outra coisa!
      É claro que eles “oferecem” um serviço de VPN pago, mas para mim as funcionalidades gratuitas, se bem configuradas nas opções da aplicação, chegam perfeitamente para as minhas necessidades.
      Muito interessante também a possibilidade de se poder escolher um entre vários servidores de DNS.

  4. amelia says:

    Três letras: iOS

  5. xnelox says:

    Deixem os programadores ganhar alguns centavos com a publicidade, já que não cobram os jogos… É desinstalar as apps que têm comportamento abusivo, o resto que se porta bem é caridade.

  6. Joaquim says:

    Blokada criar vpn “interna” para filtrar dominios de anuncios. (sem root)
    “Energized” module, para telemoveis com root, faz download de uma lista de dominios de anuncios e faz “dns-sinkhole” (0.0.0.0), bloqueando anuncios no sistema por completo. (sem vpn’s).
    Youtube Vanced ou NewPipe para visualizar videos youtube sem anuncios. (claro que compreendo usar o youtube normal, para youtubers “favoritos”, terem compensação pelo trabalho)

  7. Carlos says:

    Uma palavra:
    Adguard

  8. Luissm says:

    Pi-Hole. Apenas para a rede de casa. Mas deve resolver grande parte do problema em todos os equipamentos ligados à net em casa. Vai ser a minha próxima aventura.
    https://www.youtube.com/watch?v=6b3hjy85EF0

    • Joaquim says:

      Já vi esse projecto.
      Mas preciso mudar os DNS, por cada dispositivo.
      Ou mudar as configs do DHCP server pra incluir os DNS do pi-hole

      • rjSampaio says:

        já deste a tua propria solução indicada, é mudar 1 parametro no router de casa, nada mais.

        • Joaquim Garcias says:

          Sim, mas o router da meo dá pra mudar os dns no dhcp server?
          Sei que na conexão global (WAN), já não permite mudar os DNS.
          sem mesmo com “superuser”
          Ainda não tentei modificar o dhcp server (LAN), para mudar os DNS.
          também todos meus dispositivos têm Blokada, Ublock ou Energized(Magisk).
          E nos PC’s (Windows e Debian), mudo sempre o DNS manualmente.

  9. TSSRK says:

    Continuo com publicidade no youtube

    • Ingreme says:

      Já li algures que a publicidade, quer no Youtube, quer no Spotify, é um caso à parte. No caso do Youtube é pela forma como é inserida nos vídeos, que a torna impossível de eliminar sem bloquear os vídeos em si. No caso do Spotify é pela razão de a app/site detectar os bloqueadores de anúncios e banir permanentemente os utilizadores gratuitos que os tenham.
      Claro que carece de confirmação, pelo que se alguém por aqui tiver informação mais detalhada, agradeço.

    • Luissm says:

      Há muitos anos que não tenho PUB no Youtube. Apenas utilizo o Adblock Plus, uBlock Origin e o TamperMonkey, onde tenho apenas um script, o Anti-Adblock Killer | Reek. Até hoje nada de PUB no Youtube. A ideia de instalar um Pi-Hole tem a ver com as Smart TV.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.