Cuidado! A Galaxy Store da Samsung pode estar a distribuir apps com malware
No universo Android é normal haver lojas de apps alternativas criadas pelos diferentes fabricantes para os seus equipamentos. É aqui que parece estar um novo problema, desta vez com a Samsung e a Galaxy Store.
Foi descoberta nesta loja de apps várias propostas que estão a espalhar malware e a colocar os utilizadores em perigo. Não é algo de extremamente perigoso, mas a Samsung tem de controlar melhor as propostas presentes na sua loja.
Um dos problemas das lojas de apps do Android são as aplicações maliciosas e que fazem uso de nomes conhecidos. Há ainda os famosos clones que se limitam a trazer malware para os smartphones, comprometendo os utilizadores e os seus equipamentos.
Uma descoberta recente mostrou a presença de várias apps associadas ao serviço Showbox na Galaxy Store da Samsung. Este era um serviço de acesso a conteúdos pirateados, ainda que nada esteja armazenado nas apps. Curiosamente o Showbox está inativo há quase 2 anos.
I gave Huawei shit for this, gonna do it to Samsung too.
Samsung is hosting literal malware on the Galaxy Store. Google's anti-virus protection software, built into Play Services, stops the install.
I've found at least 5 of these apps in a row on the Galaxy Store. pic.twitter.com/LiiDJtGwmb— Max Weinbach (@MaxWinebach) December 27, 2021
Algumas das apps encontradas fizeram disparar os alarmes da Google ao serem instaladas. O Play Protect alertou que poderiam ser maliciosas e que teriam código que colocava em perigo os utilizadores da Samsung e os seus dados, sempre com malware.
Ao passar estes APK pelo VirusTotal foram descobertos elementos que poderiam potenciar os problemas. As apps em causa têm alguns elementos que podem comprometer os utilizadores, nomeadamente riskware e adware. Em muitos casos há ainda acesso a demasiadas permissões.
Mesmo não tendo malware presente, estas apps tinham um elemento escondido e permitia que executassem código posteriormente e assim abrir a porta ao malware e a todos os problemas.
A Samsung deverá controlar de forma mais firme as apps que coloca na Galaxy Store, garantindo assim que não se repetem situações destas. Naturalmente que o Play Protect vai ter aqui uma palavra e limitar a instalação destas apps potencialmente maliciosas.
Este artigo tem mais de um ano