As cópias de segurança do WhatsApp deixaram de ser um problema no Android
As cópias de segurança sempre foram algo muito importante para a maioria dos utilizadores, por considerarem que estão imunes a problemas ou a falhas nos equipamentos. A verdade é que a maioria dos serviços já permite que estas sejam feitas de forma automática, protegendo os dados e os utilizadores.
O WhatsApp, que tem a possibilidade de fazer cópias de segurança no Android para o Google Drive, anunciou agora uma nova medida que elimina a preocupação com o espaço ocupado. Estas cópias de segurança deixaram de contar para o espaço ocupado no serviço Cloud da Google.
Uma das razões para os utilizadores do Android não fazerem as necessárias cópias de segurança do WhatsApp era o espaço que estas ocupavam no Google Drive. Atendendo à quantidade de ficheiros que hoje se recebe, era natural que este volume de dados tivesse impacto.
O WhatsApp resolveu agora este problema e, num acordo estabelecido com a Google, estas cópias de segurança deixam de ser contabilizadas como espaço ocupado e passam a estar disponíveis sem limite para os utilizadores.
Apesar de ter sido agora anunciada, esta medida não tem efeitos imediatos e só entrará em vigor a 12 de novembro, altura em que esta contabilização deixa de ser feita. Isto não impede que as cópias de segurança comecem já a ser realizadas.
Porque este espaço não é infinito, apesar de o parecer para o utilizador, a Google irá controlar a quota que estas cópias de segurança vão ocupar e fará a remoção das mais antigas, que ultrapassarem a data de 1 ano.
Para evitar esta eliminação, os utilizadores devem fazer uma cópia de segurança, mesmo que manual, até ao dia 30 de outubro. O mesmo é recomendado para os utilizadores que tiverem os backups a serem feitos de forma periódica.
Fica assim resolvido um problema que afetava os utilizadores do WhatsApp no Android. As cópias de segurança, que são essenciais, deixam de contar para a ocupação do serviço cloud da Google, ficando assim a quota intocada e disponível para tudo o que os utilizadores entenderem.
Mais utilidade do Google Drive para as cópias de segurança
Este artigo tem mais de um ano
A cópia não é encriptada no Google drive.
Claro que é de todo o interesse da parte do Google saber o que a gente conversa pelo WhatsApp… Por isso até oferece o que está nesta notícia…
Mas fiquem a saber que se fizerem backups para o Google Drive toda a privacidade das vossas conversas vai por terra!
E basta 1 dos vossos amigos para quem conversam pelo WhatsApp que as conversas que têm com ele a Google fica a saber tudo o que conversaram com ele/ela…
Ou seja backups para o Google Drive é um problema de privacidade/segurança muito grave e que é difícil de controlar porque não é só da nossa parte que temos de controlar os backups, mas também com quem conversam, que também não façam backups para o Google Drive…
Podes fazer backup, fica no telemóvel e apagas a versão do Google drive
Então sem ser offline para onde recomendas o backup? Nenhuma Cloud Service presumo dado que todas elas têm a mesma prática quer o assumam ou não, e ter um backup não encriptado numa cloud é correr o risco de alguem aceder e ficar com o backup. A solução é fazer o backup offline no telemóvel? Mas ai perde o verdadeiro motivo de backup que é para em caso de falha do telemóvel, roubo, perda etc. Será mais seguro então usar metodos antigos como guardar num disco externo ou PC de casa? Sabendo que tal como um telemóvel qualquer equipamento eletrónico pode avariar, ser roubado ou perdido.
É complicado hoje em dia querer-se usar a internet em modo totalmente privado para uma utilização prática e a longo prazo. O melhor mesmo é saber o que se diz e faz pela Internet de movo a que o que é realmente privado ou pessoal fique guardado na memória de cada um ou em conversas presenciais e não digitais.
O conceito do WhatsApp é End-to-End Encryption… Se os backups para Google Drive não são encriptados no telemovel antes de ser enviados, a privacidade de se conversar pelo WhatsApp vai por terra abaixo…
Bastava o WhatsApp deixar definir uma password para os backups para o Google Drive e enviar os dados encriptados que o problema ficava resolvido…
É a Google anda a ver o que escreves, mensagem por mensagem por cada utilizador… Só precisam de 10 mil milhões de empregados para fazer isso. Não, espera…
Podiam era oferecer backup para outros destinos: localSDcard, sftp, …