Bug no áudio do Pixel 10? Problema está na forma como se segura o smartphone
Os Google Pixels e os bugs estranhos têm uma longa história, que acaba depois por afetar os utilizadores. Apesar das melhorias a cada geração, falhas inexplicáveis ainda aparecem. Uma nova veio agora a público e foca-se no áudio do Pixel 10. Mas, afinal, o problema é como se segura o smartphone da Google.
Há um novo bug no áudio do Pixel 10 da Google?
Os utilizadores dos Pixel 10, Pixel 10 Pro e Pixel 10 Pro XL estão a deparar-se com problemas que vão desde um ecrã "com nevoeiro" a chamadas de emergência erráticas e falhas no Android Auto. Outro bug, mais subtil e irritante, está a prejudicar as gravações de vídeo. Picos repentinos de volume ao fazer zoom. A causa não é o software, mas sim uma escolha de design que a Google fez para gamers.
O caso foi revelado por Artem Russakovskii recentemente. No seu Pixel 10 Pro XL, notou um comportamento bastante estranho. Durante filmagens, cada vez que aumentava ou diminuía o zoom, o áudio do vídeo sofria um pico repentino de volume durante um segundo antes de voltar ao normal. Um defeito particularmente desagradável que pode arruinar uma filmagem.
Após uma sessão com as equipas de engenharia da Google, o mistério foi resolvido, e a causa é tão surpreendente quanto inesperada. Para compreender o problema, é necessário analisar o layout do smartphone. No Pixel 10 Pro XL, a Google inverteu a posição do microfone e dos altifalantes inferiores em comparação com o Pixel 9.
Turns out that on the Pixel 10, the engineering team has swapped the bottom (when holding upright) mic and speaker positions.
This means that when holding the phone in landscape orientation, the speaker is now on top and microphone on the bottom. pic.twitter.com/LTulkyKKQr
— Artem Russakovskii (@ArtemR) September 18, 2025
Afinal o problema é como se segura o smartphone
A intenção era interessante e compreensível. No modo paisagem para jogos, os utilizadores já não correm o risco de cobrir o altifalante com a mão direita. Uma boa ideia para o conforto durante os jogos, sem dúvida. No entanto, esta alteração teve um efeito secundário completamente inesperado. Foi ela própria que causou o bug de ganho de áudio que muitos utilizadores estavam a enfrentar nos seus vídeos.
Ao segurar o Pixel 10 com a mão direita e usar o polegar para fazer zoom, há uma probabilidade de bloquear acidentalmente o microfone inferior. Ajustar a pega para fazer zoom altera a pressão no microfone, causando os picos de volume. A solução para evitar este problema é rodar o telefone 180 graus para gravar. Esta nova pega evita que o polegar cubra o microfone e elimina os saltos de som.
O verdadeiro problema é que isto não é uma solução. Para a maioria das pessoas destras, a forma "natural" de segurar o smartphone durante a filmagem é precisamente a causa do problema. Pedir aos utilizadores que mudem um hábito tão enraizado é simplesmente irrealista.



















Na forma como se segura o smartphone, é só rir isto!!! Pixel for ever YEAHHHH!!! LOLOLOL
se tapas o microfone, o que podais esperar?
Mas há com cada chouriço aqui…
problema esta na noticia a dar um bug quando nao é bug é uma decisao de design. bug é um erro. isto nao é um erro. no ano passado tambem seria um bug pq nao dava “jeito” aos gamers o som sair do lado que estava que era tapado pelas maos. agradar a todos nao se consegue, chamar isso um bug é triste.
Faz-me lembrar do “You’re holding it wrong”, dito pelo Jobs quando se descobriu um problema no design da antena do iPhone 4 que se verificava quando se segurava o telefone de certa maneira.
ao contrario do iphone..nunca assumiram o erro alias ate fizeram “batota” a fingir que o sinal se mantinha estavel depois de um update de software..que no fundo estava a enganar as pessoas. que o erro continuava la, o sinal ficava mais fraco ou se perdia…entre isso e assumir logo um “erro” de design, diz muito das marcas….e confesso que nao vejo erro sabendo as limitacoes do design…é como assumir um erro de ume cra de 6.8″ que é preciso usar 2 mãos para fazer alguma coisa de jeito no telemovel por muito que alterem o software para permitir so usar uma mao.
Eu ainda sou do tempo em que a ergonomia era a adequação da máquina ao ser humano e não o contrário…
Atualiza-te
Não compro, que é diferente!
seguindo a teoria dos bugs (quando ha features que nao agrada a todos), o meu pixel 10 pro xl chegou ontem e é top como seria de esperar a vir de um pixel 8 pro. unico “bug” (agora virou moda chamar bug a tudo que nao se gosta) é o peso. pensava eu que nao ia notar que era so umas graminhas….mas nota-se. horas na cama com telemovel na mao doi. sinto um alivio gigante quando passo do pixel 10 pro xl para o 8 pro que sao praticamente do mesmo tamanho. se fosse hoje nao o comprava so pelo peso coisa que ninguem fala. toda a gente fala da bateria, da velocidade da camera fotografica…bla bla bla…um reviewer que nao faz dele modo de vida nao repara embora tenha visto alguns a falar do peso mas nao valorizaram isso. eu valorizo. comprei uma capa muito fina (22g) para nao acrescentar grande peso..o telemovel é tao pesado que ele desliza ao segurar com as maos enquanto escrevo. sorte a minha que tenho 2 capas, vou testar a da google a ver se nao desliza mas proxima vez que comprar um vou ter o peso em consideracao coisa que ate agora tem sido pacifico. o mag safe esta top com a capa que comprei. primeira vez que tenho um android no carro sem stresses de cair tenho que segurar o apoio no carro para tirar o telemovel de tao forte que fica a ligacao…