Dica: Não usa o Assistente da Google? Então o melhor é mesmo desligá-lo já
A chegada do assistente da Google a Portugal veio mudar a forma como usamos o smartphone. Estes estão mais simples de usar, com uma interação apurada. Basta dar um comando de voz e este trata do pedido que foi feito.
Como muitos gostam de se manter afastados das ofertas da gigante das pesquisas, este assistente pode ser desligado. Não é um processo simples, mas qualquer um pode fazê-lo rapidamente e sem complicações. Veja como este processo se faz.
O adeus ao Assistente da Google
Mesmo sendo um ajudante único, o Assistente da Google recolhe muita informação sobre os utilizadores. Esta é captada de forma quase permanente, gravando tudo o que é dito para o smartphone e para as pesquisas que são feitas.
Quem não o quer usar, pode simplesmente desligá-lo a qualquer momento. Comecem por aceder às Definições e encontrem a área Google. Esta existe em todas as versões mais recentes do Android, agrupando tudo destes serviços. Aí dentro devem encontrar a opção Serviços da conta.
Desligue esta opção em qualquer smartphone
Depois de escolherem a opção anterior, devem por fim escolher a opção Pesquisa, Assistente e Voice. Será aí dentro que vão começar a encontrar as opções associadas ao assistente da Google e às suas funcionalidades.
Sigam depois com a escolha da opção Assistente Google e avancem. Já nas definições de conta, devem escolher o separador Assistente. Avancem, escolhendo o dispositivo onde querem alterar o comportamento do Assistente da Google. Deverá ser o smartphone.
Deixa de poder dar comandos de voz
Por fim, e aqui termina este processo, devem desativar a opção Assistente Google. Todas as restantes opções são colocadas no estado de inatividade de imediato, não podendo por isso ser usadas pelo utilizador ou o Assistente.
Pode não ser um processo simples e direto, mas é o que devem usar para desligar o Assistente da Google. Desse momento em diante, este deixa de estar disponível e de responder ao utilizador, em qualquer idioma que o smartphone esteja.
Este artigo tem mais de um ano
Obrigado, Pplware.
Há já algum tempo que pretendia desativar esta funcionalidade.
o design da interface já está diferente dos vossos prints
O resultado é o mesmo
Só tenho que agradecer estas dicas que me ajudam a não ser espiado por estas empresas que parasitam os utilizadores. Eu desde que tive conhecimento da existência da MOZILLA FIREFOX, nunca mais utilizei o crome da google ou Edge da Microsoft.
Ilusão…
Até pode ser ilusão, mas o que é certo é que em janela privada do Firefox, nada fica no histórico, e por vezes sou informado por este que bloqueou uma rede social que queria monitorizar-me. Vou ao triangulo ao lado do cadeado ver quem é que fez a tentativa. Normalmente é o facebook.
O Chrome também tem modo privado .. e se do que Firefox existe antes do Chrome… Como já alguém disse ilusão … Neste momento a única maneira e .. não usar a internet e usar um telemóvel ao invés de smartphone .. de resto todos somos datapoints para enriquecer algoritmos
A diferença é a quantidade de informação fornecida, caso contrário não haveriam tracking cookie, JSON script injections, conteúdo de terceiros e muitos outros malabarismos da Google, Facebook em todas as páginas que as este tipo de compromissos, mas que são mostrados e filtrados pelo Firefox.
Não existe privacidade total na Internet, tal como não existe na vida “real”, mas não é por isso que deixamos de guardar informação privada com alguns cuidados especiais.
Por exemplo, não se revelam, por norma hábitos, tempos de estadia em casa, ou rendimentos com desconhecidos (ou apenas intrometidos), portanto, para quê partilhá-los com desconhecidos através de navegação na Internet com browsers como o Chrome, e navegação não filtradas por tracker blockers (i.e. adblockers)?
então experimenta o Brave.
Outro iludido. Não existe nada no mundo da internet que não o rastreie. Não quer ser rastreado? Não use internet.
E você acredita que o Firefox não colhe dados…, pobre homem.
Gosto imenso do Firefox, mas não tenho ilusões, todos espiam. Os nosso dados valem ouro.
Tens que deixar de usar telefone, ir viver para um mosteiro e assim tens tranquilidade.
A publicidade deixa de ser um problema quando nao vamos atras dela.
Continua a aparecer tipo pop up mesmo desligado. Interrompe o que faço várias vezes, sempre a perguntar se quero ativar outra vez.
Sabem como tirar essa opção?
Vais as apps, Google e bloqueias as notificações
Hoje em dia se vive nessa paranóia, se é de uma forma é de outra ou aceitamos ou não usámos Internet. Pior é os médias fazerem de isso assunto, vira o disco e toca o mesmo!
Todas as escolhas dos utilizadores são como votos na sociedade que temos. Se as pessoas optam por solução mais “privacy friendly”, mesmo que não privadas, estão a fazer com que o no seu futuro a seu privacidade seja tratada com mais respeito.
Os que tratam a sua vida privada como lixo, tem a sua privacidade tratada como tal por todos aqueles que tiram proveito disso.
O microfone continua ligado na mesma. Tentem dizer a frase que ainda te pergunta se quer ativar o assistente.
Só se clicares no botão!
Qualquer pessoa que saiba ler, sabe desligar a assiste, não precisa de um turtorial
Ninguém percebe? Desativar essa função significa não usar os recursos que ela pode oferecer, não que a Gigante não vai continuar captando seus áudios nem acessando as câmeras sem sua permissão.
Ou será que algum inocente leu “desativando essa opção nós paramos de ouvir o que você fala”. Experimenta então desativar e começar a falar de um objeto específico repetidas vezes. Se ligue nos anúncios que virão…