As Mensagens da Google vão ficar ainda mais seguras no Android
A Google conseguiu mudar as SMS e dar uma nova vida a este serviço que estava a cair em desuso e a perder clientes. Com o RCS, a gigante das pesquisas trouxe para o Android um serviço de mensagens renovado e independente dos operadores.
Agora, a Google resolveu melhorar ainda mais esta sua proposta, trazendo uma novidade que muitos pediam. Finalmente, as Mensagens da Google vão ficar ainda mais seguras no Android, com a encriptação de ponto a ponto.
A segurança é uma exigência crescente nos últimos tempos. Não se aplica apenas aos serviços de mensagens, mas estende-se a outras propostas, onde os dados dos utilizadores estão presentes e armazenados.
Com as SMS reinventadas através do RCS, a Google tem conseguido melhorar a sua proposta do Android, dando aos smartphones ainda mais. A novidade agora está precisamente focada no que mais interessa, a segurança nas mensagens, com a encriptação de ponto a ponto.
Isto ainda só pode ser usado por agora em conversas entre utilizadores, deixando de fora as mensagens de grupos. Com esta novidade, as mensagens só podem ser lidas por quem as envia e recebe, ficando protegidas durante a transmissão.
Esta novidade esteve em testes durante alguns meses, ficando limitada na altura a quem usa a versão beta desta app da Google para o Android. Com os bons resultados que obteve, foi promovida agora à versão de produção, acessível, por isso, a todos.
Ativada de forma automática, os utilizadores vão ter acesso direto, sendo apenas visível um cadeado junto da seta de envio. Esta novidade também só estará disponível quando o acesso à Internet estiver presente, não sendo usada quando é um SMS ou MMS.
Esta novidade é importante para dar uma nova vida ao RCS e às SMS. A Google traz ainda mais segurança ao Android e aos dados dos utilizadores. Estes estão protegidos agora com a encriptação de ponto a ponto para todas as mensagens.
Este artigo tem mais de um ano
Mas android não presta,ios é que é bom. Ne fanboys?
Eu gosto de morangos.
E eu banana pêssego.
sendo dada cada vez mais importância à segurança pelas pessoas, a graboid acordou e não quer ficar atrás e procura que as pessoas não fujam e continuem ligadas o mais possível a ela para alimentar e atualizar dados. Que remédio tem.
A conversa é cifrada ponto-a-ponto… mas não será verificado e rejeitado qualquer mensagem não verificada como sendo certificada pelo remetente.
Por isto na prática não será seguro, tenham isso em atenção, porque o sistema não conseguirá garantir que a pessoa do outro lado da conversa é mesmo quem você acha que é… já que para isso teria no mínimo dos mínimos de gerar um certificado de autenticidade localmente e ser partilhado pessoalmente ou por outro meio seguro para verificar que é mesmo o aparelho da pessoa onde tal mensagem foi gerada, e isso não significava que tivesse mesmo sido a pessoa, e tal certificado teria de se manter, mesmo que a pessoa trocasse de aparelho… logo teria de ser algo armazenado no cartão do operador ou similar… e com o eSIM/ eUICC (“cartão de operador virtual”) seria problemático, teria de ser um chip transferível dedicado a isso… e simplesmente não existe.
No caso do RCS provavelmente é o melhor que a Google consegue dada a complexidade da tarefa… mais que ser tudo automático e interceptável pelas autoridades em tempo real colocaria a Google e todo o sistema em causa porque os países iriam obrigar os operadores a bloquear o RCS.
Os estados (governantes) actualmente acham-se os pais das criancinhas (povo) que precisam de ser monitorizadas para ver se estão a portar-se bem… conceitos como privacidade são estranhos, excepto quando são as comunicações dos políticos aquelas que são reveladas, aí geralmente já ficam incomodados, quando não mesmo revoltados.
Ou quando os próprios fazem essa comunicação no trashbook. eh eh eh