Apple começou a reagir? Beeper Mini, a app do iMessage no Android, deixou de funcionar
O Beeper Mini surgiu esta semana e promete trazer para o Android algo que há muitos anos era esperado. Falamos do iMessage, o serviço de mensagens exclusivo da Apple e que a marcar insiste em não trazer para o Android. Agora, e sem justificação, o Beeper Mini simplesmente deixou de funcionar. A Apple já estará a reagir?
O Beeper Mini deixou de funcionar no Android
Há muitos anos que se espera que a Apple traga o iMessage para o Android e para outros sistemas fora do seu ecossistema. É certo que dificilmente isso irá acontecer, pelo menos em breve, pelo que a alternativa provável é surgirem apps que simulam esta ligação ao serviço da Apple.
Se recentemente isso se provou ser mais do que o esperado, fruto de falhas graves de segurança, a verdade é que os utilizadores receberam uma alternativa viável. Falamos do Beeper Mini, que funciona de uma forma diferente de todas as propostas que tinham sido mostradas até agora, emulando diretamente o protocolo da Apple.
Mensagens para o iMessage não são entregues
Esta proposta, que chegou esta semana, está a cativar a atenção dos utilizadores, que rapidamente optaram por pagar para ter o Beeper Mini. Infelizmente, e do que está a ser reportado por muitos utilizadores, esta app terá deixado de funcionar sem uma razão aparente.
A empresa associada ao Beeper Mini já veio confirmar este problema e garantir que está a tratar de o avaliar para o tentar resolver ou contornar. Não existe nenhuma indicação de quando esta situação será resolvida e nem de que forma o vão conseguir.
A Apple já estará a começar a reagir?
Há, no entanto, quem esteja a avançar que este problema resulta do lado dos servidores da Apple. Não que estes estejam a ter problemas com o serviço iMessage, mas sim que será já uma reação da Apple ao que o Beeper Mini conseguia oferecer aos utilizadores do seu serviço.
Está ainda para ser revelado se esta será uma reação propositada da Apple, que tenta assim limitar o que o Beeper Mini traz ao Android. Ainda assim, é uma coincidência demasiado óbvia para não ser algo que a gigante de Cupertino esteja a fazer.
Este artigo tem mais de um ano
Eu disse logo que poucos dias demoraria para a Apple “fechar a torneira” a esta aplicação. Não demorou muito. Aqui se fazem, aqui se pagam.
E logo eu que instalei antes da noticia ter saido e tudo… Que chatice… Já perdi o fim de semana por causa disto! (Heronia)
Ainda não consigo perceber a panca do imessage honestamente, o google message é top, funciona muito bem, é (nativo para android) e aberto globalmente para todas as plataformas portanto…
Quem tem android e se ao trabalho de instalar o imessage é fácil… Compra um iPhone e pronto, problema resolvido!
O que é Heronia? O que é “perder o fim de semana”?
Tenho sérias dúvidas que a app alguma vez tenha funcionado. Saiu na Google Play no dia 5 e no dia 6 fui ver e o que não faltava eram sites a promover a app, repetindo o que disse o autor – mas nenhum a dizer que a tinha experimentado a app.
Os servidores da Apple reconhecem se um dado nº de telefone é de um utilizador do iMessage (app Mensagens da Apple) ou não – se for, a mensagem incluindo anexos como fotos e vídeos segue por iMessage (pela internet), senão segue por SMS+MMS (usando a rede telefónica). O habitual é que se o destinatário não tem o iMessage – e se o operador cobrar à parte pelos MMS (fotos e vídeos), o utilizador as envie por WhatsApp, Telegram, Facebook Messager ou outro serviço de mensagens instantâneas. Há uns anos atrás, quando mudei da Vodafone, em que tinha os MMS incluídos na assinatura, para a MEO, em que não tinha, foi a primeira coisa que aprendi.
E o tal sujeito da app tinha inventado um esquema que enganava os servidores da Apple? Tenho poucas de que, se fosse verdade a Apple iria bloquear esses números de telefone. Mas, como disse, acho que nem precisou.
Mas isto tem algum interesse para quem usa Android? SMS o futuro é RCS.