Android Q: Só vai poder instalar apps de fontes externas uma vez
Uma das principais portas de entrada de malware no Android é a instalação de apps de fontes externas. A Google tem lutado contra isso e no Android Q vai voltar a mudar as regras.
Na nova versão do sistema operativo, apenas será possível instalar apps de fontes externas uma vez, tendo depois de voltar a alterar as permissões.
A capacidade de instalar apps de fontes externas é uma das mais apreciadas funcionalidades do Android. É algo que a concorrência não tem, mas que também tem trazido muitos problemas aos utilizadores. É a porta mais comum para entrada de malware e outros problemas de segurança.
Se no Android O a Google mudou muita da forma de autorização da instalação de apps, foi no Android P que tudo mudou de forma radical. Até então simplesmente não havia controlo, tendo depois passado para havre controlo à apps que tentava instalar outras.
O Android Q vai ter ainda mais segurança
Mas no Android Q vai voltar a mudar a forma de controlar estas instalações. A partir desta versão, os utilizadores vão ter de autorizar a instalação de apps externas todas as vezes que o quiserem fazer. Torna-se um processo mais moroso, mas traz muito mais segurança.
Após instalar uma app de uma fonte externa, tudo volta à definição inicial e padrão do Android. Ao tentar depois uma nova instalação de uma app, será mostrada a mensagem de falta de autorização. Ao utilizador resta apenas reativar a opção.
É o fim do instalar de apps de fontes externas
Ainda não se sabe se este será o comportamento definitivo no Android Q, mas desde a primeira versão do Android Q está presente. No início pensava-se que seria um erro, mas com o manter deste comportamento na segunda versão beta, assume-se agora que deverá ser definitivo.
Tudo parece indicar que a Google quer aumentar ainda mais a segurança do Android. Esta alteração será importante pois bloqueia todas as instalações não autorizadas de apps. Ao mesmo tempo vai também garantir que este é um processo feito apenas por quem necessita e que depois é bloqueado.
Este artigo tem mais de um ano
“Na nova versão do sistema operativo,apenas será possível instalar apps de fontes externas uma vez,tendo depois de voltar a alterar as permissões.” Agora é que vão ser elas.Quando este novo sistema operativo chegar a muitos smartphones o pessoal vai-se passar com estas restrições todas. 🙂
Leste o artigo? Essa frase está mal escrita faltando aí “uma de cada vez”. Ou seja, podes instalar quantas quiseres mas terás sempre de autorizar essa instalacão..ou seja não fica por defeito ativo a permissão de instalar de fontes externas.
Onde está a restricão?
Tal como disse o DrFrank, e muito bem. Mas acrescento e tu achas que a comunidade xda developers não iria lançar uma ROM sem essa opção? Achas mesmo? Só um ceguinho acredita que não.
Por isso, não me assusta. Vai haver sempre alguem que irá lançar uma ROM optimizada, melhorada e com opções / funcionalidades que foram desativadas e/ou bloqueadas.
Google fazendo restrições mas não protege nem a si mesmo com apps oficiais da loja. Android ta ficando cada vez mais preso, eu estou odiando o Android 9 no meu s10+ que tem chupado a bateria, e no s9+ então nem se fala.
Google so dá tiro no pé, como tb não sabe fazer nada a não ser frescuragem de gmail, e rombos de dados do Gmail vazados.
Fico pensando EMBORA o facebook tb nao seja um mar de confiança, se o WhatsApp fosse da google. Abc ou alfabeto ou qq coisa ridícula q o Google invente.
Seu S10+ com processador da SamgSuga, já foi detetado esse problema da bataria, o processador não iberna as apps quando está inativo , ecrã apagado, ou algo parecido não me lembro bem, penso que logo vem um apdate pra resolver isso.
Estás a misturar duas coisas. Falar em versões de Android é Samsung na mesma frase é um erro
*falar em versões de Android e da Samsung
Kan, agora em português.
Será o fim do Android!
Porquê o fim do Android? Apenas terás de fazer mais 2 ou 3 “cliques” para autorizar cada apk externa que queiras instalar
O problema está quando no artigo dizem: “É o fim do instalar de apps de fontes externas”.
Tudo bem que queiram cativar os leitores a ler a notícia completa, mas isto induz em erro e é contraditório com o restante conteúdo do artigo, sendo na minha opinião uma péssima forma de criar notícias…é sempre possível, tem é de dar autorização sempre que queira instalar de terceiros!
Já não era mais ou menos assim?
Tenho ideia que No android 8 e até 9 é assim…. Avisa sempre que não se permite e tem de se autorizar especificamente aquele apk. Não percebi pelo artigo o que afinal muda.
Não, no Android 9 a autorização é dada que que seja autorizado uma determinada app instalar outros apk, por exemplo… Autoriza que apps descarregadas pelo Google Chrome sejam instaladas? Sim ou não… A partir daí não pede mais para novos downloads feitos pelo mesmo sítio
O título leva a entender que só podemos instalar apps de fontes externas uma ÚNICA vez.
Uma vez que nem o android auto consigo fazer o download da playstore porque não está disponivel para o nosso país, se isto acontecer vamos ter problemas. Instalando de uma fonte externa a app funciona sem problemas.
Faz algum sentido a app não estar disponivel para Portugal.
Ou seja vai passar a ser chato como caraças instalar apk a partir de outras lojas de aplicações como por exemplo o F-droid, que só tem aplicações open source:
https://f-droid.org
A Samsung já faz isso à muito, cada vez que se instala uma apk nova, pede permissão.. Mas que nunca acabem com essa liberdade de instalar aplicações externas, ou o Android morre.. Já o uso há mts anos, mas se fizerem isso abandono, fica igual ao ios.. Talvez seja o ressurgimento de um novo Só.
acho mto bem
Mudou nada , só tens que dar autorização como sempre ! Notícias de encher chouriço