Android ainda cresce pouco nas novas versões
Lançado em outubro de 2016, o Nougat continua a tentar conquistar o seu espaço no mundo Android.
Segundo os dados oficiais de distribuição do Android de agosto, o Nougat e o Marshmallow continuam a crescer face às restantes versões.
O mundo Android é composto por um grande número de marcas e dispositivos, o que dificulta a uniformização das atualizações. Embora as marcas sejam obrigadas a lançar atualizações, nem todas respeitam esta indicação, lançando as atualizações muito tarde ou nem as chegando a lançar.
Com o aproximar do lançamento da versão final do Android O, as duas versões anteriores, a Nougat e Marshmallow, continuam a ganhar terreno face às versões anteriores.
Segundo os dados oficias de distribuição do Android, o Nougat aumentou a sua presença nos dispositivos Android para 13,5%, partindo dos 11,5% no mês anterior, enquanto a versão Marshmallow se fixou nos 32,3%, tendo aumentado dos 31,8% anteriores.
Já nas versões mais antigas, praticamente todas perderam cota face ao mês passado. O Lollipop desceu dos 30,1% para os 29,2% e o Kit Kat perdeu dos 17,1% para 16%. Já as versões anteriores, o Android 4.3 , 4.2 e 4.2, todas referentes ao Jelly Bean, amealham 7,6% face aos 8,1% do mês anterior, enquanto o Ice Cream Sandwich mantém o mesmo valor do mês passado, 0,7%, valor partilhado com o Gingerbread. As versões com cota inferior a 0,1% não são consideradas.
As novas versões continuam a crescer, embora a um ritmo ainda lento. O Android 8 está aí a chegar e resta esperar para ver como se irá comportar nos próximos gráficos de distribuição.
Este artigo tem mais de um ano
ah é pq essa fragmentacao do android é de matar, a samsung, sony alias nem sony pq no meu país ela nao tem nem expressividade, mas lenovo motorola, e outras, fazem tanta bagunça no o.s que vira um congresso nacional.
google deveria ser a unica responsavel por atualizar os aparelhos, ou enviar para os fabricantes e eles jamais customizarem. Mas o google é um monte de crianças brincando de deuses….
gosto do android, mas irrita 1 ano ou menos, versao tal nao poder ser instalada. e tb o tnto de app google que vem.
Ai sim?
No caso do Android Wear, é a Google também que é responsável por atualizar todos os aparelhos, e a situação é a mesma. Vários aparelhos recentes que não têm atualizações.
Mesmo se fosse a Google responsável ira ser quase a mesma coisa. Ela mesmo nos seus aparelhos nao da mais de 1-3 updates max
Penso que não existe nenhum incentivo para os fabricantes actualizarem ou mesmo lançarem equipamentos de baixa e média gama com software actualizado.
E mesmo topos de gama com anos muitas vezes não recebem os updates.
Depois ocasionalmente o utilizador passa-se da marmita e faz a reclamação junto do fabricante e termina com “abram os olhos comprei um iphone” (que pelo menos recebe updates por 3 ou 4 anos)
Pois, ainda existem dispositivos com android 5.1 e 6.0 à venda… :/
Eu acabei de comprar um Tablet com o 5.1, para substituir o que os miúdos partiram e que me tinha custado mais de 400 euros… E não é que aquilo funciona mesmo com um SO desatualizado?? É não é que os miúdos o usam e se divertem na mesma? E aposto que vão acabar por dar cabo dele tal como fizeram com o anterior, a diferença é que o prejuízo é 4 ou 5 vezes menor.
Tanta treta a dizer mal da Apple, anda a comprar tablets com Android de já 4 anos atrás!
Deve ser grande máquina mesmo!
Qual foi a parte que não percebeste? Qual “grande máquina”?
Então mas o mesmo se pode dizer de um windows 8.1 ou mesmo 10 , atualizado ou nao tudo trabalha… Menos novas apps que necessitam os novo
“Olhem, em vez de 100 euros, dei 1000 por um iPhone que me vai durar 4 ou 5 vezes mais (e só custou 10x mais)”
As atualizações garantidas pagam-se e é preciso que o cliente esteja disposto a pagar por isso, é preciso que veja valor acrescentado nisso, que justifique o valor. Não é com isso que os clientes reclamam nos telemóveis, quem se preocupa com isso, sabe os telemóveis que deve comprar para o garantir, a maioria das pessoas não faz sequer ideia da versão de SO ou sequer o que é um SO.
Comparei com o iPhone por ter actualizações.
Mas o teu exagero de preços é fixe de ler, já me tinha pela manhã.
Os miúdos jogam e brincam com o que lhes for pistola nas mãos.
Não compares um adulto que trabalha e precisa do smartphone no dia a dia.
Nem mais. Aposto que ele pagou 250 pelo tablet mas diz que pagou 400 e depois 1000 por iphone looool qual iphone? O modelo mais novo custa max 800 qual 1000?!
Se for o plus de 128 Gb até passa lol
A ideia não é o contrário? Comprar barato e dizer que foi caro? Comprar um iPhone usado ou roubado, ou a prestações ou crédito e dizer que se é rico?
Qual exagero?
Tenho um tablet com Android 5.1. Telemovel com Android 6. E outro telemovel com 4.4.
Não é que funcionam todos?
Não é que as diferenças são minimas?
Desde o 4.1 Jelly Bean. As diferenças de versões são minimas e todas as apps funcionam e continuaram a funcionar por 2 e 3 anos tranquilamente.
Não percebo a obeceção das pessoas por updates 😐
simples, existe muitas app’s que vão acompanhando as evoluções de android, logo se app for desenvolvida para correr em android 7 e ainda tiveres android 5 a dita não irá funcionar, este é um dos problemas, existe muitos mais, dai a fragmentação do android ser grande, demasiados aparelhos a serem lançados constantemente, nunca com a ultima versão android, e muitos nem chegam a ter updates, e quando chegam a ter já saiu outra versão mais recente porque isto não depende da Google, mas sim dos fabricantes…
preferia que houvesse menos modelos smartphones , e se concentrassem em manter o suporte durante dois anos consecutivos, do que ter carradas de modelos de n marcas e cada um com uma versão de android, e suporte duvidoso…
Android não é ios, a retrocompatibilidade é alargada.
Eu comprei há 2 dias o Nokia 5 com Android 7.1.
Estou muito satisfeito com o telemóvel.
Eu tinha um HUAWEI com Android 6. Não gostava do telemóvel.
Em relação as aplicações Android tomara eu poder usar minSdkVersion 21.
Contudo vou actualizar as minhas aplicações todas para minSdkVersion 19.
Se alguém quiser ver pode ver aqui:
https://goo.gl/FYlOIR
https://goo.gl/CvQS03
https://goo.gl/vQO1ra
https://goo.gl/VR1n9b
https://goo.gl/sQqqju
https://goo.gl/qCwgwa
Cumprimentos
César Oliveira
Nãu usem as roms de fábrica ou então não comprem telemóveis em lojas fisicas. No outro dia vi um telemóvel com o android 4.4.2 (Kitkat) há venda, o que ridiculo.
A compra em lojas físicas ainda está bem enraizada. E o habito vai sendo aos poucos alterado.
O que viste é ridículo. Verdade. Mas o mal vem de cima. Provavelmente o aparelho que viste primeiro nem deve ter actualização. Depois mesmo que tenha pode até ficar pior e depois ainda tens a parte que na loja não se dão ao trabalho de actualizar. Antes a compra de um telemóvel era simples. Comprar e usar com tudo a funcionar. Hoje não. Escolher um telemóvel exige uma pesquisa previa ou corre-se o risco de comprar um chaço (já foi pior) a menos que compres um gama media-alta/alta gama. Mas há muita gente que não está para dar balúrdios e quer algo simples barato e minimamente funcional.
Lembro uma altura que a minha namorada comprou um Lg (180€) que passadas 2/3 semanas dava problemas por todo lado que só se resolveram com uma rom XDA afinada (o que foi uma sorte). Óbvio que quem pesquisou e alterou as coisas fui eu até pk fui eu que vim a ficar com ele. Ela simplesmente queria algo pronto a usar e acabou por comprar depois outro melhor. E como ela há milhares de pessoas que apenas querem comprar e ter algo pronto a usar. É indecente mas é isso que vende.
Outra vez arroz?
Nada contra fragmentação ou desfragmentação. O parque zoológico cresce e a biodiversidade fica assegurada. A maioria dos utilizadores são básicos e utilizam sempre as mesmas 3-4 apps independentemente do SO utilizado. Conclusão: updates só aparecerão em novos modelos por marketing.
Cada vez mais o cresce e aparece faz sentido.