ThingSpeak: A plataforma que precisa para IoT


Destaques PPLWARE

21 Respostas

  1. Ricardo Gomes says:

    Esqueçam o Thingspeak.
    É muuuito limitado e o interface simples demais.
    Usem o emoncms… é topo.
    Além de ter plataforma online onde podem registar tudo, podem ainda usar num vosso servidor (seja uma pagina que tenham, seja num raspberry por exemplo).

    https://emoncms.org/

  2. David says:

    Boas.
    Deixo aqui um tópico (dentro do tema IoT) que julgo super interessante para “investigar”
    https://www.lora-alliance.org/
    Dá um/s bom/s artigo/s .

  3. Ricardo Gomes says:

    Farei com todo o gosto!
    No meu sistema, uso vários tipos de sensores.
    Tenho para o consumo total da casa um esp8266 com um ct. Tenho sonoff’s pow em vários pontos de medição (exemplo dos painéis solares, máquina de lavar…)
    Depois tenho sensores de temperatura, humidade, luminosidade, etc… pela casa.
    O tratamento dos dados é feito com a ajuda de um Raspberry, mas não é obrigatório. Pode ser feito tudo directamente para o emoncms.org.
    Uso o Raspberry pois tenho todo o comando da domotica da casa lá centralizado.

    • Hugo says:

      Boas amigo,

      Estava interessado em fazer alguns projectos semelhantes, com as 2 vertentes:

      * Medição do consumo. Neste ponto ainda tenho a dúvida se a melhor solução é colocar vários SONOFF’s logo á saída do respectivo disjuntor, e aí teria um para os circuitos principais. Não sei se valia mais ter essa solução ou então vários CT’s em que aí já poderia ter também que medisse o consumo total.

      * Medição de temperatura e humidade em 4 pontos da casa.

      Para cada um destes “projectos” a ideia era que as medições fossem enviadas em tempo real para alguma plataforma e pudesse ser facilmente consultado. Que soluções recomendarias para cada caso acima descrito?

      Obrigado desde já. Abraço.

      • Ricardo Gomes says:

        Boas. Se queres apenas monitorização, podes enviar tudo directamente para o emoncms.
        Se quiseres controlo também, usa o hassio num Raspberry.
        Para a medição no quadro elétrico é melhor usares ct’s. Para temperaturas, há montes de soluções. Eu atualmente uso os xiaomi, com a respectiva gateway

        • Hugo says:

          Boas Ricardo,

          Obrigado pelo feedback. Sobre a medição, a solução que falas é usar o ESP8266 directamente com o CT? Fazes ideia de quantos CT’s o ESP suporta? Se quiser usar vários que soluções existem?

          Também vi essa solução da Xiaomi, sobretudo porque permite depois sensores para portas e janelas.. acaba por ter uma panóplia de informações, mas não cheguei ainda ao detalhe da Gateway. Pelo que percebi aquilo é como se fosse um ponto central de todos os sensores que depois se liga directamente à tua rede Wifi certo?

          Thanks mais uma vez.
          Abraço

  4. Diogo says:

    @ricardo que firmware usas nos sonoff?

  5. André Déo says:

    Dentro do tema,

    Gostaria de compartilhar o Radiuino que é um protocolo de Rede de Sensores Sem Fio Open Source, ele pode ser usado comercialmente sem problemas algum, mas para quem quer estudar, desenvolver pesquisas, iniciar um projeto com jovens, é mais que perfeito.

    http://radiuino.cc/o-que-e/

    Abraços do Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.