Android 14 vai trazer o envio de SMS por satélite a todos os smartphones
As grandes marcas parecem apostadas em trazer a comunicação por satélite para os seus smartphones. As primeiras ofertas ainda são limitadas e usadas em situações especiais, mas espera-se que evoluam. A Google parece querer trazer uma novidade no Android 14, com a possibilidade de enviar SMS por satélite em todos os smartphones
A Apple e a Huawei foram pioneiras no que toca a comunicações por satélite. A empresa americana trouxe ao iPhone a possibilidade de enviar mensagens de emergência no iPhone, tal como a sua concorrente o fez, mas com o envio de SMS via satélite no Mate 50 e 50 Pro, e depois no P60.
Curiosamente a Samsung acabou por descartar por algum tempo esta possibilidade, por estar ainda limitada. Assim, tudo parece pronto para que seja a Google a assumir o papel de disseminar esta tecnologia e esta capacidade, usando para isso o Android 14.
Satellite SMS, Android 14
— Pixel #TeamPixel (@GooglePixelFC) July 20, 2023
Assim, e do que está a ser revelado, a próxima versão do sistema da Google para smartphones terá uma novidade. No seu interior, junto de muitas outras funcionalidades, estará a capacidade de enviar SMS usando para isso a rede de satélites de um qualquer operador que esteja contratado.
Naturalmente que o Android 14 só por si não terá a capacidade de enviar estas mensagens. Associado a sistema e ao smartphone onde estiver a correr, será necessário que esteja presente o hardware necessário para se ligar à rede de satélite.
SMS Satellite will be added to Android, and requires appropriate hardware, it's up to the manufacturer then
— Pixel #TeamPixel (@GooglePixelFC) July 20, 2023
Pixel and Galaxy will be among the first to have it
Outro pormenor importante é que esta capacidade não será limitada e um exclusivo dos Pixel da marca, como a Google já fez no passado. Do que é revelado será acessível aos Pixel, mas a Samsung deverá também oferecer esta capacidade nos seus smartphones.
Se até agora a capacidade de ligação aos satélites, ainda que limitada, já provou ser uma mais-valia, a verdade é que a sua massificação oferecerá ainda muito mais. Espera-se que em breve seja possível complementar as ligações dos operadores com estes serviços de satélite e assim ter uma cobertura totalmente completa.
Este artigo tem mais de um ano
A *smartphones compatíveis
SMS ou RCS? Tanta conversa de tentar forçar o RCS e depois não o “oferecem” via satélite (seja gratuito ou custe uma fortuna).
Começo a achar que a Google deveria lançar a sua rede de satélites próprios, em menor quantidade, com maior latência, mas com capacidade para funcionar mundialmente para coisas mais básicas (ex.: chamadas, chamadas de emergência, rede de mensageiros).
Eu nem faria nenhuma parceria com outras empresas, saltava directamente essa parte e fornecia eu mesmo o serviço se fosse à Google, a última coisa que vão querer é estar dependentes da boa vontade de outras empresas em manter o serviço a funcionar, sem falar que é normal irem à falência e/ ou serem comprados e os novos proprietários mudarem a filosofia do negócio. Por outro lado a própria Google passa a vida a cancelar produtos e serviços, pelo que seria bom incluírem a possibilidade da pessoa utilizar serviços concorrentes para quando a Google decidir cancelar os satélites a concorrência poder apanhar esses clientes.
A Google tentou ir por esse caminho (lembraste dos balãos estratosféricos a servirem de antenas de comunicação) mas não foi bem sucedida…
Todas as SMS são enviadas via satélite. Este titulo é estranho…
Mas entendo, diretamente do telemóvel para satélite sem passar por torre.
Hein? A rede celular não tem nada a ver com satélites.
acho interessante o facto de adicionar este tipo de “feature” quando anda por ai a conspiração ( e simulado pelo WEF ) do “apagão digital”, onde durante algum tempo apenas vão ser possíveis comunicações via satellite.