Ainda se lembra do BlackBerry Classic? Vai voltar com Android e um preço de 420 dólares
Há empresas icónicas num mundo dos smartphones e a BlackBerry é uma delas. Acabou por desaparecer de forma rápida e deixar saudade a muitos, que tinham nestes smartphones uma ferramenta para todas as tarefas. No meio da nostalgia, surge agora uma novidade. O BlackBerry Classic vai voltar com Android e um preço de 420 dólares. Um novo projeto quer fazer renascer este ícone.
Novo BlackBerry poderá ter um preço de 358 euros
A BlackBerry era mais do que uma marca de telemóveis. Era um fenómeno duradouro que moldava instantaneamente a impressão que a pessoa tinha de quem a usava como alguém importante. E, por isso, não é surpreendente ver tantas pessoas a ansiar pelo seu renascimento. Isto porque uma empresa chinesa está numa missão para fazer renascer dispositivos BlackBerry antigos, com uma diferença.
Uma marca chamada Zinwa Technologies trabalha para criar um número limitado de BlackBerry Classic Q20 com uma década de utilização e instalar o Android nos mesmos.
O telefone renascido será vendido como Zinwa Q25 Pro. Para garantir a compatibilidade do hardware com o Android, a Zinwa equipa o BlackBerry Classic com uma nova motherboard, alimentada com um chipset MediaTek Helio G99 mais recente, 12 GB de RAM e até 256 GB de armazenamento interno.
O ecrã tátil do Classic também ajuda a evitar qualquer atrito com a interface do Android. Entre outras alterações, a Zinwa atualizou a bateria original do Q20 em quase 15% e adicionou novas câmaras, incluindo uma de 50 MP na traseira e uma de 8 MP na frontal.
O novo chipset suporta apenas 4G LTE. A equipa também substituiu a porta micro USB por uma USB Tipo-C mais recente para velocidades de carregamento e transferência de dados mais rápidas.
Zinwa Q25 Pro correrá Android 13
Com base em demonstrações partilhadas pela equipa, o trackpad capacitivo característico da BlackBerry funciona perfeitamente no dispositivo.
O Zinwa Q25 Pro corre atualmente uma versão básica do Android 13, e não há planos concretos da empresa para atualizar para versões mais recentes, a menos que haja interesse suficiente para impulsionar o desenvolvimento.
Quem estiver interessado em comprar, deve fazê-lo sem esperar apoio a longo prazo da empresa.
No entanto, se tudo correr bem, a Zinwa pode explorar a adaptação de outros modelos BlackBerry, incluindo o Passport e o KeyOne. O Zinwa Q25 Pro custa 420 dólares (cerca de 358 euros), mas a empresa também está a vender um kit para transformar o antigo BlackBerry Classic por 320 dólares.
Ambos estão disponíveis numa loja online, e a empresa também vende os módulos da câmara e a bateria em separado.
A Zinwa planeia começar a enviar o Q25 Pro até ao final de agosto para os primeiros 100 apoiantes e espera entrar em produção em massa em meados de setembro. Q
uem estiver interessado no projeto, pode entrar no canal Discord para mais atualizações sobre o envio e outros modelos em análise para recondicionamento. Quem sabe, com o suporte melhorado do Android 16 para teclados físicos, poderá transformar-se num sucesso.





















Antes de ler o artigo já estava a ver o q aí vinha:
“…uma empresa chinesa …”
Os BlackBerry nunca foram a minha praia, mas reconhecia-lhes qualidade.
Infelizmente isso q aí vem não tem nada a ver com os pergaminhos da BlackBerry.
É só mais um produto chino descartável.
Ha o medo de ser isso.
Mas depois temos que ver que o android também não é grande coisa.
Bom bom, era trazer a Blackberry de volta ao topo da excelencia, sim KNX Neutrino.
O Melhor systema operativo de sempre.
Quem teve BB10 sabe bem do que falo, mais de 1 decada depois, ainda sonho com novos telemóveis de excelencia.
Nunca usaste Android para dizeres que não é grande coisa.
nao digas asneiras….eu tive o BB10 e era muito superior ao android. ha tenho o pixel com o android 16 ha meses coisa que tu deves sonhar em o ter. ainda hoje tenho saudades do blackberry em alguns pontos. ao desbloquear o telemovel normalmente é seguro no meu android, basta mostrar a cara ou dedo, algumas apps nao dao ou falhou o reconhecimento da cara e pede os numeros…..isto num autocarro, comboio, aviao, metro, numa fila, etc com pessoas ao lado nao é nada bom…no blackberry podia eu desbloquear o telemovel contigo tu a ver o que eu estava a fazer e nunca saberias como desbloquei 😉 mesmo tu gravando com o teu telmovel o que fiz nao ias descobrir a “senha”. segurança era o core deles.
nem falo no hub…que era 500x melhor que a bosta que o android tem nativamente, ainda hoje passado 10 anos….no fundo a resposta correcta é nunca usaste BB10…é o que a parolada costuma fazer..so conhece uma variavel e a defende com unhas e dentes. platao escreveu um livro sobre isso…alegoria da caverna… tu es o parolo que fico na caverna.
Verdade.
Ena, a concordarem.. essa é uma primeira.
Btw, pior telefone de sempre para escrever enquanto se conduz
Escrever enquanto se conduz!! Ha Ha Ha Ha Ha Ha essa está boa!
Por acaso é o melhor, porque tem teclado físico.
Não é a primeira vez.
escrevo melhor em iPhones, desde o 2G, do que alguma vez escrevi em qualquer BB, tudo por uma questão de largura os bold eram gigantes, precisava das duas mãos para escrever e depois o autocorrect era fraquinho, um bocado melhor em inglês, mas fraquinho mesmo assim.
só usava BB mesmo porque era obrigado para não gastar fortunas em trafego de email
Vai da habituação, mas com teclado físico é bem melhor.
Se voltasse com o sistema operativo deles é que era, tenho um passport que ainda está a funcionar, melhor sistema operativo ever…
Sim de facto, o BB10, é fantastico.
O Hub, é qualquer coisa de magico.
Quanto adquiri o meu, percebi cedo, o que eu tinha andado a perder, durante muito tempo.
A ideia que fiquei é que depois de BB10, mais nada.
A Blackberry criou um sistema operativo de excelencia, sem concorrencia.
O Hub é qualquer coisa de mágico.
A abcessão da BB quado fez o Hub, a quantidade de recursos investidos nele, foi surreal.
Mas depois a propaganda acabou por levar as pessoas para o Android, e outros.
Com a ideia que são de código aberto, mas na verdade só o AOSP é que é aberto, todo o resto e código fechado, a malta foi enganada.
Espetas o AOSP num telefone, e mais de metade das coisas não funcionam, desde wifi/bluetooth, gps acelerometros, barómetros,sensores,etc..nada.
Eu sempre achei que a China is adquirir a BB para relançar o BB10.
Porque vamos ser honestos, o BB10 é um SO de excelencia, sem concorrencia.
Os teclados da BB, o sensor de scroll de teclado, oo o butão de sroll optico,e muitas outras coisas, não teem concorrência.
BB10, WP, WebOS, tudo SOs de excelência mortos, o webos ainda aí anda, mas morto das tvs da lg com muito poucas apps e muito pouco desenvolvimento
E eu ainda utilizo o HUB no Android, aliás pago 1,09€/mês para ter tudo bem sincronizado e a funcionar muito bem com as contas MS Office 365 da empresa.
Mesmo.
E BES para fazer valer a pena?
Não é uma má ideia de negócio e pode ser que extende a mais modelos e marcas. Eu pagava para atualizar a câmara e o hardware ao meu Note 4 Edge. Para mim foi o telemóvel que me deu mais prazer utilizar mesmo com os problemas de aquecimento do Snapdragon 805