Samsung não pode trocar a pesquisa Google pelo Bing, mesmo que assim o queira
No início desta semana surgiu a informação de que a Samsung poderia abandonar a pesquisa Google e optar pelo Bing. Esta teve de imediato um impacto grande e mostrou um futuro interessante para muitos utilizadores. Agora, essa informação foi contrariada e a Samsung não pode trocar a Google pelo Bing, mesmo que queira.
Samsung poderia querer mudar para melhor
Todas as novas funcionalidades de IA que a Microsoft tem vindo a colocar no Bing têm tornado esta pesquisa cada vez mais interessante. Esta consegue oferecer muito que a Google e a sua pesquisa ainda não têm e isso apela aos utilizadores que querem a mudança.
Ainda que esta possa ser alterada e acedida no Android, a Samsung parecia interessada em mudar de forma definitiva para o Bing. Esta era uma informação que teria vindo de dentro da própria Google e que estava a deixar a empresa muito preocupada, em especial por ser da maior fabricante do seu sistema operativo móvel.
Android OEMs have to sign a thing called "Mobile Application Distribution Agreement" (MADA) if they want to get a license to use the Play Store and other Google apps. This includes a bunch of rules which includes - in most countries - setting Google Search as default.
— Andreas Proschofsky (@suka_hiroaki) April 17, 2023
Troca da pesquisa Google pelo Bing
Agora, foi revelado que mesmo que a Samsung pretendesse mudar, tal não poderia acontecer. Tudo está a ser baseado nos acordos que as fabricantes e a Google estabelecem para acesso ao Android. O Mobile Application Distribution Agreement (MADA) é a barreira que irá unir estas empresas por muitos anos.
Para acesso a todos os serviços e ao próprio sistema operativo, a Samsung tem de cumprir um conjunto rígido de regras e de obrigações. Uma delas é utilização obrigatória da pesquisa Google nos smartphones, algo que não poderá ser alterado de base.
So if Samsung would switch to Bing that would mean: no Play Store, no Gmail, no Maps, no you name it. So basically going the Huawei route. I doubt that Samsung wants to do that.
— Andreas Proschofsky (@suka_hiroaki) April 17, 2023
Android tem regras claras e restritas
Esta é uma imposição lógica da Google, que assim consegue controlar os seus parceiros fabricantes em muitas áreas. No entanto, em alguns mercados como a Europa ou a Índia, por imposição dos reguladores, a pesquisa usada é escolhida pelo utilizador no momento do primeiro acesso, não podendo ser fixada a uma proposta.
É curioso também ver como esta notícia e a informação que trouxe conseguiu ter um impacto grande na Google, em especial pelas perdas potenciais. As ações da Google estiveram a ser negociadas 2% abaixo do normal durante muito tempo depois de conhecida a possível troca da pesquisa pelo Bing.
Este artigo tem mais de um ano
E será que a Samsung queria isso mesmo? Ou foi tão só mais um bitaite atirado para o ar? Mas prontos, acredito que a Samsung não se tenha apercebido disso e alguém aqui da redação ligou à Samsung a dizer que afinal não podiam mudar… Opá… enfim!
Só por os 2 navegadores,simples…
Na Europa basta,tal como é referido no artigo,que seja OBRIGATÓRIO aplicar aos motores de busca o que acontece com os navegadores…deixar que sejam os utilizadores a fazer a escolha que mais lhes interessa tal como aconteceu para “travar” o monopólio que a Microsoft tinha nos browsers. Vou dar um exemplo que acontece comigo…tenho um smartphone com SO Android e não utilizo NENHUM serviço da Google. Defeni como “padrão” o Bing,o Outlook,o OneDrive,o Petal Maps,etc! E tudo “corre” sobre rodas…
Ora aqui está (mais) uma belíssima razão para optar por smartphones chineses.
Ainda bem, que a Samsung é coreana… LOL…
Liberdade… Democracia… Livre escolha…