PplWare Mobile

A Xiaomi lançou a MIUI 13.1 baseada no Android 13 e surpreendeu toda a gente

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Simões


  1. Jota says:

    O segrego está na surpresa!

  2. LarilasOS says:

    Tenho o Redmi Note 9S e nem sequer atualizações de segurança recebo há praticamente 3 meses…e ainda dizem que este telefone foi lançado na índia e não na china…ah, espera…a Xiaomi é chinesa mas vamos lançar um telefone na índia em vez da china…e depois updates…estão dependentes dos indianos…bela treta…ao menos o Windows quando manda um update é pra todos….a apple quando manda um update é pra todos! Por isso é que muita gente está a mudar de android para a apple…porque os fabricantes prometem muita atualização, depois vai-se a ver e nada…porque não está dependente da google…

    • Vitolas says:

      É normal tanto a Xiaomi como outras marcas lançarem determinados modelos para mercados específicos, da mesma maneira que as marcas automóveis vendem carros com volante a direita para determinados mercados, tem tudo a ver com a necessidade do mercado.
      E existem pessoas que mudam de marca X para Y por as mais variadas razões, e tenho serias duvidas que o cliente mainstream que é a grande fatia de mercado quando compra um telemóvel e não só o faz porque vai ter muitas atualizações, grande parte as deixa lá ficar por fazer se o equipamento não as obrigar.

    • BonFire says:

      “(…)vamos lançar um telefone na índia em vez da china…e depois updates…estão dependentes dos indianos…bela treta…” Então e qual é o problema, por serem indianos são menos capazes que tu?

    • JR says:

      São modelos diferentes apesar de o nome ser igual.
      Estas a confundir

    • V.T. says:

      Isso de muita gente mudar de Android para iOS são apenas e tão só operações de marketing para ver se os menos atentos caem na esparrela. Não vás em cantigas da própria Apple.
      Se queres as coisas como deve de ser só há uma marca… Samsung!

      • Vítor M. says:

        Sim a Samsung é uma grande marca, mas tem Android. E o problema é o que fazem com o Android. Repara, instalam um sistema operativo e depois produzem uma capa para tapar o android e as apps nativas. Não assumem o sistema operativo e ainda duplicam ferramentas consumindo recursos. Depois precisam de equipamentos com 3 vezes mais RAM que um iPhone, armazenamento enorme para acomodar tudo o que duplicam e tornam-se mais lentos passado dois anos. Com o passar do tempo, um investimento destes perde valor para a marca e deixa de ter atualizações. E aí aparece a enorme fragmentação que é o calcanhar de Aquiles do Android.

        A Samsung, se por um lado tem esta política de tapar o Android, pelas suas próprias apps, também tem obrigado a Google a melhorar o aspeto da segurança e atualização do SO. Mas mesmo assim, ainda está longe de oferecer os recursos polidos, com muito bom aspeto que se consegue no iOS com o iPhone, até num SE (até com o teu iPhone X 🙂 ).

        Os Samsung gozam de poderosas câmaras e fantásticos ecrãs. Mas o seu maior cliente é a Apple. Não são eles próprios, atenção, é a Apple. Isso diz muito de tudo o resto. As baterias são outro dos seus trunfos e a Apple é igualmente um dos seus maiores clientes.

        Por fim há que referir aquela indefinição da Samsung. Tem um sistema operativo, o Tizen, mas que não sabe o que fazer com ele. Já o colocou nos smartphones e falhou. Já o colocou nos smartwatches falhou. Agora voltou ao ponto de dependência da Google (que é tudo o que a Samsung não quer).

        Esta é a verdade dos factos. A Samsung é excelente fabricante de hardware, mas falta-lhe o resto, o software. A Apple nisso tem o melhor dos dois mundos. Excelente hardware e o melhor sistema operativo do mercado. Depois ao nível de serviços, tem alguns dos melhores serviços, que estão na Google, na Microsoft e os seus próprios serviços.

        É esta a razão pela qual as pessoas passam do android para o iOS: bom hardware, o melhor sistema operativo, longevidade de atualizações e o acesso ao Apple Watch (que é o melhor de todos e com uma vantagem grande face à concorrência). A cereja depois é ter o melhor da Google também disponível.

        Quem não quer Apple, aposta na Xiaomi. Que já tem um toque no Android com outra visão, apesar de também ter a sua própria capa de design em cima do sistema operativo. Nos últimos anos a Xiaomi também oferece já qualidade ao nível da Samsung e a preços melhores. Por isso continua a ser uma marca com enorme sucesso no mercado Android. Em muitos pontos lidera mesmo o segmento.

        • V.T. says:

          A Samsung é uma grande marca por ter Android, depois mete-lhe a sua fantástica OneUi com funcionalidades que depois a Google copia. Tudo polidinho e arrumadinho.
          Vitor, não podes ter dois pesos e duas medidas, ou seja a Samsung tem as suas opções e as da Google (aplicações duplicadas e indefinições que supostamente consomem bateria a RAM), a Apple tem as suas opções e depois goza das opções da Google (segundo tu o melhor de dois mundos). Repito, falta a tal isenção, não peço que beneficies a Samsung, mas apenas e tão só isenção!

          Em relação aos ecrãs, se a Apple é o seu maior cliente e segundo tu, inclusive maior do que a própria Samsung, como justificas que cada vez mais seja a marca sul coreana a que mais vende? Cá está… mais do mesmo! É verdade que a Apple é importante para a Samsung, mas o contrário ainda é mais verdade, pois a Samsung não é só smartphones, aquilo é um “MUNDO” em que abrange as mais variadas áreas de comércio e serviços! É um grande sapo que a Apple tem de engolir todos os anos e pelos vistos é para durar!

          O Tizen já morreu, há muito! Ai sim, dou-te a razão, aqui tens um sapo que a Samsung teve de engolir! 😉

          Volto a escrever, essa de passarem do Android para o iOS é verdade nas cabecinhas dos Applelianos, pois vivem num mundo à parte ditado pela marca!

          A Xiaomi teve a sua hipótese, não a aproveitou, as pessoas apereceberam-se a tempo que a qualidade não assim tão boa e a marca falha na parte do software, pois não consegue a linearidade e prontidão da Samsung. Por isso a Xiaomi que já esteve em segundo, pouco tempo depois passou a terceiro novamente!

          • Vítor M. says:

            Não é bem assim… e o mercado diz-nos isso extremamente:

            A Samsung é uma grande marca por ter Android, depois mete-lhe a sua fantástica OneUi com funcionalidades que depois a Google copia. Tudo polidinho e arrumadinho.

            Lá está, é aqui que depois perde. Quando é novo, tudo bem, um ou dois anos depois o Samsung fica lento. E normalmente é a Samsung a copiar da Google 😉

            Vitor, não podes ter dois pesos e duas medidas, ou seja a Samsung tem as suas opções e as da Google (aplicações duplicadas e indefinições que supostamente consomem bateria a RAM), a Apple tem as suas opções e depois goza das opções da Google (segundo tu o melhor de dois mundos). Repito, falta a tal isenção, não peço que beneficies a Samsung, mas apenas e tão só isenção!

            Quando te faltam argumentos a conversar disparas a “falta de isenção”. És como os miúdos quando está a jogar á bola e começa a perder, ameaça logo que leva a bola embora. Estamos num debate de ideias na caixa de comentários e dou os exemplos que, ao longo destes últimos 10 anos corroboram o que disse. Não é só a minha opinião, é a do mercado em si. Por isso vemos o crescimento da Apple e a quase “estagnação” da Samsung, como vendedor de smartphones. Não passa daquilo e tem dentro do Android os seus primeiros concorrentes, como a Xiaomi, a Huawei, a OPPO, a Vivo, etc… é o mercado que o diz 😉

            E sim, tem uma duplicação de aplicações, de serviços e até a loja de apps quer sobrepor à da Google. Tem um serviço de Mapas próprio, um serviço de pagamentos próprio, um serviço de mail próprio, um serviço de localização próprio… mas nada vai além do pouco, porque compete diretamente com as da Google.

            Em relação aos ecrãs, se a Apple é o seu maior cliente e segundo tu, inclusive maior do que a própria Samsung, como justificas que cada vez mais seja a marca sul coreana a que mais vende? Cá está… mais do mesmo! É verdade que a Apple é importante para a Samsung, mas o contrário ainda é mais verdade, pois a Samsung não é só smartphones, aquilo é um “MUNDO” em que abrange as mais variadas áreas de comércio e serviços! É um grande sapo que a Apple tem de engolir todos os anos e pelos vistos é para durar!

            A Apple compra à Samsung (entre outras) dá o seu toque e transforma o ecrã do iPhone num dos melhores do mundo. Sim, há outros fornecedores com a mesma qualidade, a Samsung tem o que os outros não conseguem: quantidade para fornecer a marca que mais vende smartphones topo de gama. Só por isso 😉

            Agora, claro que são bons os smartphones, são isso é inegável. Mas no conjunto de oferta, o produto acabado, ficam uns palmos atrás da Apple e do iPhone. Pelas razões que já referi. E mais uma vez o mercado mostra isso com o mercado dos topo de gama a estar nas mãos da Apple, o mercado dos recondicionados nas mãos da Apple e o mercado dos usados na mão da Apple. Desde há uma década (mais coisa menos coisa). É o mercado que o diz.

            O Tizen já morreu, há muito! Ai sim, dou-te a razão, aqui tens um sapo que a Samsung teve de engolir!

            Mas não te podes esquecer que no mundo dos smartphones a Samsung só é o que é, porque “usou” informações privilegiadas da Apple 😉 é bom lembrar que perdeu o caso em tribunal por “copiar” a Apple. https://bit.ly/3vDpJ7b

            Volto a escrever, essa de passarem do Android para o iOS é verdade nas cabecinhas dos Applelianos, pois vivem num mundo à parte ditado pela marca!

            Tu próprio já o fizeste, como disseste para o iPhone X. Não podes (não deves, pelo menos) criticar os outros. E se passam é porque têm escolha e sabem que querem algo melhor. Ano após ano a marca tem oferecido um leque importante de serviços inovadores e dispositivos de grande relevância. A Apple é uma marca atraente pelo seu ecossistema. O tal ecossistema que a Samsung um dia também quis ter. E se não fosse a dependência do Android, tinha conseguido. É uma a Xiaomi está mais à vontade porque tem mais ecossistema que a Samsung.

            A Xiaomi teve a sua hipótese, não a aproveitou, as pessoas apereceberam-se a tempo que a qualidade não assim tão boa e a marca falha na parte do software, pois não consegue a linearidade e prontidão da Samsung. Por isso a Xiaomi que já esteve em segundo, pouco tempo depois passou a terceiro novamente!

            A Xiaomi cresceu. Está mais madura e por isso os equipamentos estão mais caros. O que é normal. Mas ainda oferece mais do que oferece a Samsung, em termos de ecossistema, de acessórios, de serviços. E cada vez está mais global, menos chinesa. Isso é uma ameaça para a próprio Samsung. E atenção, nos EUA a Samsung tem muito mercado e a Xiaomi não. Mas na Índia, o mercado Xiaomi é gigante, e aí a Samsung não tem o mesmo peso.

        • Fernando says:

          E os Google pixel? Não serão superiores aos samsung a nível de software e os mais parecidos com os iPhone s?

          • Vítor M. says:

            São um equilíbrio entre o bom hardware e o bom software. E o preço mostra isso mesmo. O problema é que a Google tem um conflito de interesses. Se por um lado quer ganhar dinheiro com o seu produto, por outro não pode fazer concorrência às marcas que têm milhões de clientes e que lhe dão milhões de receita através da publicidade e da venda de serviços e aplicações no universo Android.

            Agora que é bom material, isso é. E vão muito próximo da política seguida pela Apple com hardware muito próximo aquele que a Samsung disponibiliza. Apesar de ser ainda um produto que não chega a todo o mundo.

  3. Daniel says:

    MIUI = LIXO

  4. Santos says:

    Chinesices dessas para mim não servem mais, a última foi mi A2 lite que do nada ficou apagado e nunca mais ligou, e assim lá se foi tudo á vida, SMS importantes, imagens, vídeos e por aí fora. Perdi tudo quanto lá estava, se alguém souber como recuperar os dados agradecia.

  5. SteveRobs says:

    Mas quem é que ainda liga a versões da MIUI??
    Incrível como há quem ainda vá atrás deste tipo de telefone pelo preço e depois passados 1 ou 2 anos tem 0 suporte! O suporte paga-se!

  6. Miguel F. says:

    Preciso de uma ajudinha, se for possível…
    Tenho um Xiaomi 11 lite, com a MIUI 13.0.6… não consigo enviar, nem receber MMS… As configurações iniciais, a NOS repôs, no entanto, continuo sem conseguir… Isso começou a acontecer nas últimas actualizações…
    Alguém teve o mesmo problema?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.