16GB de RAM e 512GB de armazenamento é o novo padrão dos smartphones Android?
A oferta que temos de smartphones Android permite aos utilizadores ter um smartphone quase feito à medida. Os fabricantes têm propostas que se ajustam a qualquer desejo e a qualquer especificações de hardware pretendidas.
Conhecedora do mercado como poucas empresas, a Antutu tem avaliado o que são as tendências e as especificações mais usadas. A análise dos 3 últimos meses de 2022 veio mostrar o que são agora as tendências e o novo padrão para os smartphones Android.
Todos conhecem a Antutu pelas suas apps de avaliação de desempenho dos smartphones. Os dados que recolhe e avalia permitem conhecer bem o que está no mercado e quais as tendências que estão a ganhar ou a perder força ao longo do tempo junto dos utilizadores.
Ao avaliar a sua informação recolhida no último trimestre de 2022, a foi possível determinar o que é cada vez mais o padrão nos smartphones Android. São vários parâmetros que são importantes e que determinam o que é atualmente o novo padrão.
Algo que fica de imediato claro é que os fabricantes começam a massificar a presença dos 12 GB de memória RAM e 512 GB de armazenamento interno, independente do segmento. Até há pouco tempo, os elementos de maior capacidade estavam restritos aos smartphones de topo e que eram mais inacessíveis.
Há ainda a certeza de que os ecrãs maiores estão a ganhar terreno, com a medida de 6,7 polegadas a dominar, em 32,4% dos smartphones, seguido por 6,6" (23%) e 6,8" (13,7%). Ainda aqui, os dados mostram que a taxa de atualização mais popular é dominada pelos 60 Hz, com uma quota de 48%.
Em termos de fabricantes de SoC, os valores acabam por ser óbvios, ainda que a mudança esteja a começar a ser vista. Assim, temos a Qualcomm com 60%, seguida pela MediaTek com 25,3%. Na questão do software, o Android 12 é o mais popular com 59,6%, seguido pelo Android 13, com 12,6%, Android 10 (12,5%) e Android 11 (10,5%).
Este é o novo cenário que os smartphones apresentam, fruto das escolhas dos utilizadores. Há uma clara melhoria no que toca ao hardware, com especificações mais elevadas, mesmo nos modelos de entrada de gama.
Este artigo tem mais de um ano
A maioria dos portáteis novos do mercado têm menos RAM (geralmente 8GB) e a capacidade de armazenamento, se for SSD, andará nos 250/256GB
Parece algo exagerado tornar isso o novo normal
Mesmo.
16GB de RAM nos smartphones se calhar daqui a 10 anos.
Hoje em dia o normal é 4-6GB. Chega e sobra.
só se for para ti!
não fazes ideia o que é uma década em tecnologia, sobretudo esta.
Comprei um há 2 anos com 8+256.
Por isso o actual deve ser os 16+512
tem muita logica isso sim senhor. poupar a terra é palavra que nunca ouviste falar. e a necessidade de ter 16+512 é inferior a 0.01% da populacao mundia.
o teu nome fica.te bem.
uiii… o medo das alterações climáticas!!!!
Esta é certamente uma notícia vinda do FUTURO, possivelmente de 2035 até este início de 2023. Sim, porque para termos um telemóvel com 16GB de RAM e 512GB (o alegado novo padrão), a maioria de nós terá de esperar até 2035 ou coisa que o valha!
Mas vamos lá primeiro esclarecer um pormenor: ao contrário do que muitos destes sites ou fabricantes nos querem fazer crer, a entrada de gama não vai até aos 300 e tal ou 400 euros… quanto muito até aos 150€ e já é a esticar o orçamento de muita gente!
Pelo preço a que comprei o meu há 6 anos com 2GB/16GB (redmi note 3 a chegar perto dos 200€) compraria agora um com 4GB/64GB talvez 128GB se a marca tiver poupado em tudo o resto (CPU, GPU, câmaras e sensores)… e, dado estes 6 anos que já passaram, esperaria agora que CPUs e memórias fossem um pouquinho maaais rápidas nesta gama de preço.
Por curiosidade, fiz o teste antutu ao meu quando o comprei e não voltei a repeti-lo. Tenho a certeza de que há muita gente a repeti-lo inúmeras vezes e não são os que compram telemóveis de entrada de gama que repetem até à exaustão este tipo de testes distorcendo enormemente a aparente escolha da maioria dos consumidores.
Eu cá só espero que o meu telemóvel dure outros 6 anos já que detesto esta nova mania de telemóveis absurdamente compridos e câmaras salientes.
+ um quando compramos portáteis hoje em dia esses são os requisitos mínimos. Para telefones, enfim para topos de gama tudo bem. Mas para os outros 80% dos utilizadores acho demais.
Se no PC 16GB de RAM é normal hoje em dia, certamente nos Smartphones será menor. Talvez 8GB seja o ideal.
Esses 20% devem ser os ricos deste país para pagar mais de 700 euros por um portáteis sendo que a população ganha em media 750 euros e têm contas para pagar.
16GB de RAM? Grande parte dos smartphones têm 4-6GB de RAM.
Por acaso ainda esta semana vi um OPPO Find X3 Neo (ando para comprar um novo tlm) e este vem com 12GB ram e 256GB de memoria interna.
Tenho um mi10 já a 2 anos. 8+3/128.
Sinceramente acho que a nível de recursos tem que sobra.
Penso é que o sistema Android ainda devia de ser mais simplificado e rápido.
o problema é mesmo o software.. A google é conhecida por ter softwares que comem recursos porque sim.
Basta olhas para a concorrência e ver que metade disso chega e sobra.
Muito bem ainda bem que é assim