Análise Samsung Galaxy A52/A52 5G: Especificações de topo, preço médio
Os smartphones com mais procura são os de gama intermédia/baixa. Neste segmento, a oferta é muita e torna-se difícil encontrar o melhor smartphone com o preço mais apetecível.
O Pplware tem vindo a testar o novo e poderoso Samsung Galaxy A52 e hoje apresentamos a nossa análise.
A família Galaxy A da Samsung foi renovada em março. A empresa sul-coreana lançou os novos Samsung Galaxy A52, A52 5G e A72. Para o modelo A52, a Samsung optou por criar duas versões, uma 4G e outra 5G, sendo esta a grande diferença entre ambos, mas não é a única e no ecrã há logo uma.
Importante saber do Samsung Galaxy A52/A52 5G
Para esta análise vamos apresentar as especificações do Samsung Galaxy A52 e também da versão 5G. Como referido, há algumas diferenças entre os modelos que iremos analisar ao longo deste artigo.
Para começar referir que o Samsung Galaxy A52 e o A52 5G são dispositivos de gama intermédia, no entanto, têm algumas especificações de topo. Ambos os modelos têm ecrã de 6,5” Infinity-O Super AMOLED com proteção Corning Gorilla Glass 5. Destaque para o desempenho fluido do ecrã FHD+ Super AMOLED, mesmo em plena luz do dia ou com luz azul reduzida.
Relativamente ao SoC, o Samsung Galaxy A52 vem com o Snapdragon 720 G (Octa Core - 2x2.3 Ghz, 6x1.8 Ghz). A versão 5G vem com um Snapdragon 750 G (octa COre - 2x2.2 Ghz, 6x1.8 Ghz), com suporte para a rede móvel de quinta-geração.
O equipamento vem com 6GB de RAM e com 128 de memória de armazenamento. Caso não seja espaço de armazenamento suficiente, pode sempre colocar um cartão microSD com até 11TB.
Ao nível do som, este smartphone vem com duas colunas (uma na parte de cima e outra na parte de baixo). Com as duas colunas, o smartphone oferece áudio estéreo.
Ao nível das câmaras, um dos pontos fortes deste equipamento, a Samsung colocou quatro na traseira e também uma câmara de Selfies na parte frontal. Face à qualidade do sistema de câmaras, a Samsung garante que todas as fotos serão nítidas e focadas. De referir que a fabricante sul-coreana dotou este smartphone de um estabilizador ótico de imagem que faz toda a diferença na hora de tirar a melhor foto ou captar a melhor imagem de vídeo.
O estabilizador de imagem (OIS) ajuda a que as fotos saiam perfeitas e nítidas - mesmo quando há pouca luz. A câmara aporta mais luz à imagem, de forma a compensar a pouca luz ambiente.
Construção e Design
O Samsung Galaxy A52/A52 5G é um equipamento elegante, robusto, com bons materiais de construção que lhe dão um ar muito moderno. Este equipamento tem as dimensões 159.9 x 75.1 x 8.4 e pesa 189 gramas.
A construção conjuga o metal, o vidro e o plástico. A frente é então revestida a vidro, com proteção Gorilla Glass 5, a estrutura em metal e a traseira em plástico. Esta conjugação faz com que o smartphone seja relativamente leve e com uma sensação suave ao toque.
O ecrã tem 6,5″ com molduras relativamente finas. Tal como já foi referido, a câmara frontal está posicionada ao centro do ecrã, com um contorno prateado. Acima do ecrã há um altifalante bastante bem disfarçado na estrutura, que, em conjunto com o altifalante da lateral inferior permite a reprodução de som em stereo. Ainda nessa lateral existe um jack de áudio de 3,5mm, um microfone e uma porta USB Tipo-C.
Do lado esquerdo não há nada e do lado direito o botão de volume e power. Em cima temos o slot para cartões nano-SIM ou nano-SIM + microSD e ainda um microfone adicional. Olhando à traseira o módulo das câmaras remete-nos mais para aquilo que são os modelos Galaxy S20, do que para os novos S21, sendo bastante discreto e harmonizado em toda a estrutura.
O equipamento está disponível em quatro cores fantásticas: Awesome Violet, Awesome Black, Awesome White e Awesome Blue.
O Samsung Galaxy A52/A52 5G beneficia ainda por ter certificado IP67, sendo resistente à água e ao pó. Este smartphone aguenta até um metro de profundidade de água e durante um máximo de 30 minutos. A Samsung não recomenda que use o smartphone em cenários de praia, piscina e água com sabão. A alta pressão da água, como é o caso de uma torneira aberta ou do chuveiro, podem provocar danos no dispositivo.
Ecrã
O ecrã Super AMOLED FHD+, com 800 nits de claridade, garante a melhor imagem mesmo em plena luz do dia. A taxa de atualização do ecrã (nºa de atualizações por segundo) do Samsung Galaxy A52 é de 90 Hz e a do Samsung Galaxy A52 5G é de 120 Hz.
Quando o ecrã é exposto a mais de 20.000 lux, conforme reconhecido pelo sensor de luz do telemóvel, como em ambientes com muita luz natural ou luz direta do sol, o brilho pode aumentar até 800nits. Os valores de claridade são medidos através do sensor e podem variar de acordo com o ângulo em que incide a luz.
A Proteção para Conforto dos Olhos reduz a luz azul, enquanto que a funcionalidade Real Smooth torna a sua experiência de visualização mais agradável, esteja a jogar ou apenas a fazer scroll. O ecrã é Infinity-O de 6,5 polegadas.
De referir que o ecrã do Galaxy A52 5G (SM-A525) recebeu uma certificação de proteção ocular (Eye Care Certification) pela SGS, tendo em conta a capacidade de reduzir os efeitos nocivos da luz azul.
Câmaras
Como referido, o sistema de câmara com várias lentes do Galaxy A52/A52 5G permite-lhe elevar o nível nesta área. Graças à ultra-alta resolução da Câmara Principal de 64MP com estabilizador de imagem (OIS) é possível tirar fotos nítidas e claras a qualquer hora do dia.
Com a câmara Ultra Grande-angular o utilizador tem a capacidade de aumentar o ângulo de visão.
No caso de pretender captar detalhes, então a câmara Macro garantirá essa precisão. Ao aplicar o efeito natural Bokeh às suas imagens, aquilo que estiver a fotografar ganha destaque em relação ao fundo.
A Câmara de Profundidade de 5MP permite-lhe ajustar a profundidade de campo das suas fotos. Basta um simples clique para desfocar o fundo e criar imagens de alta qualidade.
CÂMARAS TRASEIRAS:
- Sensor Principal (Grande angular) - 64 MP com estabilizador ótico
- Ultra Grande Angular (Esta câmara capta aquilo que vê, tal como os seus olhos veem, num ângulo de 123º) 12 MP
- Macro (consiga imagens de alta qualidade cheias de precisão) - 5MP
- Profundidade - 5 MP
CÂMARA FRONTAL:
- Na parte frontal existe uma única câmara de 32 MP
De referir que a Câmara Frontal do Galaxy A52 5G tira selfies nítidas e de alta resolução. Através desta câmara, pode também desfocar ligeiramente o fundo com o Efeito Bokeh, para que o seu rosto seja realçado na imagem.
Exemplos com Ultra Grande Angular, Grande Angular, Zoom 2X e Zoom 10X
Em modo macro
Estes exemplos mostram o mesmo objeto captado em modo normal e macro.
Outros exemplos com AI ativada
Selfie
Vídeo em 4K @30 fps
Comunicações
Em termos de comunicações, além do facto de estarmos perante um modelo com ligação à rede 5G, ainda tem Wi-Fi 802.11 a/b/g/n/ac, Bluetooth 5.0, GPS (A-GPS, GLONASS, BDS, GALILEO) e NFC. Destaque também para o facto de ser um equipamento Dual-SIM.
Tal como o Samsung Galaxy S21 Ultra 5G, o Samsung Galaxy A52 e o A52 5G tem sensor de impressões digitais colocado no ecrã. Este sensor faz uso da tecnologia ultrassónica, garantindo velocidade no desbloqueio e também a máxima segurança.
Bateria e autonomia
A bateria é de 4500mAh garante uma excelente autonomia e uma característica muito interessante é o facto da energia do dispositivo ser gerida através de Inteligência Artificial. No que diz respeito à autonomia, segundo a Samsung:
- Tempo de Utilização de Internet (LTE) (Horas) - Até 15
- Tempo Utilização Internet (Wi-Fi) (Horas) - Até 16
- Tempo de Reprodução de Vídeo (Horas) - Até 20
- Tempo de Reprodução Áudio (Horas) - Até 120
- Tempo de Conversação (4G LTE) (Horas) - Até 32
Ainda relativamente à bateria esta suporta carregamentos super rápido de até 25 W. No entanto, na caixa, apenas vem um carregador de 15 W.
No que diz respeito aos sensores, está disponível um acelerómetro, Leitor de Impressões Digitais, Sensor Giroscópio, Sensor Geo Magnético, Sensor de Posicionamento, Sensor de luz RGB, Sensor de Proximidade Virtual.
Primeiras impressões (Live Facebook)
Benchmarking
Para a realizar de benchmarks foi usada a app Geekbench 5. Realizamos testes ao A52 e ao A52 5G.
A52
De acordo com os testes realizados, o modelo Samsung Galaxy A52 obteve uma pontuação de 534 ao nível do single core e 1572 em multi-core. De relembrar que este modelo tem um CPU Snapdragon 720G.
A52 5G
Relativamente ao Samsung Galaxy A52 5G, que vem com um Snapdragon 5G, obteve uma pontuação de 638 em single core e 1852 em multi-core.
Relativamente aos dois modelos, o Samsung Galaxy A52 5G leva uma ligeira vantagem, no que diz respeito ao desempenho, face ao Samsung Galaxy A52. A diferença não é muito significativa e não se nota na utilização das máquinas.
Veredicto
Tendo em conta que este é um dispositivo cujo preço ronda os 430 euros a 450 euros, é sem dúvida uma excelente máquina tendo em conta as especificações da mesma.
A Samsung empenhou-se e "oferece" aos clientes uma máquina poderosa, super rápida, com tecnologias de topo, um sistema de câmaras de enorme qualidade numa estrutura muito elegante e moderna produzida com excelentes materiais de construção.
Destaque ainda para o sensor biométrico no ecrã, para o fantástico som estéreo e para o ecrã de dimensão generoso e de elevada qualidade.
Como ponto menos positivo, apenas o facto de trazer um carregador de 15W que não permitir tirar partido da tecnologia de carregamento super rápido. No entanto, o cliente pode sempre adquirir um separadamente.
A questão que se coloca é a seguinte: Comprar o Samsung Galaxy A52 ou o Samsung Galaxy A52 5G? Bem, esta terá de ser uma opção pessoal. A versão 5G é ligeiramente mais cara e em Portugal ainda não existe rede móvel de quinta-geração disponível. No entanto, este modelo é ligeiramente mais rápido e o ecrã tem uma taxa de atualização de 120 Hz. O Samsung Galaxy A52 suporta apenas redes 4G e o ecrã tem uma taxa de atualização de 90 Hz.
O Pplware agradece à Samsung a cedência do smartphone para análise.
Este artigo tem mais de um ano
Adquiri um a menos de 15 dias 🙂 infelizmente o flash avariou. Optimo equipamento, tive uma unidade defeituosa. Contras , a bateria de 4500 nao dura 2 dias.
É pena o peso, senão tinha comprado e mandado o meu Oneplus às favas. 189gr é muito pesado. De resto, é uma excelente escolha dentro da gama de preços. As fotos ficaram excelentes.
Sensor biométrico com algumas falhas.. mas estou bem satisfeito com o meu ( v 4G ) ja com mais de 1 mes de uso ..
Falhas? quais falhas? tenho um e nunca falhou
Meu rico Poco F3 5G de 256Gb/8G e com Snapdragon 870 de apenas 333€ ….. nem sequer passa cartão ao Samsung Galaxy S21 Ultra 5G com Exynnos 2100 de 1279.90€….
A Samsung tem de crescer muito no requisito de qualidade/preço e a Apple tb…. são umas coitadas
Hahaha o s21 ultra e mil vezes melhor do que o seu não diga maldades eu tenho um s21 ultra e bem melhor do que esse lixo da Xiaomi até do antutu deu 755 mil pontos e a Xiaomi esta cheia de anúncios a Xiaomi e lixo
Comprei a versão 5G cor Awesome Violet há menos de 15 dias, e digo-vos: é grande máquina! Não admira que a Samsung esteja com problemas na produção por falta de chips. A Samsung esmerou-se nestes modelos, e ainda por cima tinha a campanha de retomas até dia 16/5 não deu para resistir! Deram-me 70 euros por um Samsung J7 2017 com ecrã defeituoso.
Cartão micro Sd com 11Tb, MCM?
Ou-la-la!
Ótima análise ao produto e que deverá interessar bastantes pessoas.
O cartão de expansão, é mesmo de 11 TB, ou é só de 1 TB? É que se for de 11 TB, é 1 autêntico “milagre tecnológico”, mas não deixa de ser 1 nº estranho, devia ser 1 tamanho com múltiplos de 2, mas também meter num telemóvel 11 TB é obra, e não sei agora qual a necessidade disso, mas no futuro a necessidade será quase certa e real, mas que não deixa de ser muito e muito espaço num telemóvel, lá isso é verdade.
Boa máquina esse telemóvel e bem melhor do que o xiaomi em hardware e software e dos melhores o A52 o rei das vendas
Dimensões demasiadas grandes! Não, obrigado!
Também tive essa batalha… cada vez há menos oferta de “pequenos”.
Qual quê!
O meu A71 é bem maior e esyou bastante contente com ele. E não vem com a instalação da porta dos fundos.
Carregamento super rápido a 25w?? E o carregador apenas faz 15? Super rápido mesmo….
Percebo que considerem preço perto de 500 € de “médio”, mas havendo muita gente disposta a comprar este e outros telemóveis ainda mais caros, só pode significar que há muita gente rica em Portugal, pena é serem sempre os mesmos…
Com 333€: compras um Poco F3 5G 8Gb/256Gb com Snapdragon 870 a 3.2Ghz….mais potente que um Samsung Galaxy S21 Ultra 5G com Exynnos 2100 ou um iPhone 12 Pro Max 5G com Bionic A14.
Em preço/qualidade é o melhor do Mundo e é o smartphone mais falado no YouTube e na internet toda
333€ para um telemóvel de lixo ahahaha o meu s21 e bem melhor do que esse Xiaomi
Este telemóvel compra-se por valores bem mais simpáticos do que o descrito.
Comprei o 4g por 360 em Março e agora consegue-se ainda por menos.
Com duas semanas de uso estou a gostar do a52, na generalidade. Confesso que acho a one UI da Samsung pouco intuitiva em algumas tarefas. O plástico traseiro é bem rasco, o bezel não é metálico, também é plástico. Vamos ver se será durável… pelo menos anunciam ser IP67, o que é uma mais valia pelo preço. Antes tinha um mi9 SE que tinha um feel premium e de boa construção, no entanto nem a garantia durou…
Só compra Samsung quem não conhece mais nada.
Mas a melhor marca do Mundo em preço/qualidade é a Poco.
Poco F3 5G é o melhor preço qualidade do Mundo…. com apenas 333€ compras um desses mais potente que um Samsung Galaxy S21 Ultra 5G com Exynnos 2100 ou um iPhone 12 Pro 5G com Bionic A14…. são 4 ou 5 vezes mais caros e não prestam… são mais fracotes
Apenas a versão americana do Samsung Galaxy S21 Ultra 5G é mais potente com Snapdragon 888…. mas custa umas 4 vezes mais que o Poco F3 5G 8Gb/256Gb
Terias comprado o Poco F3 5G com 256Gb/8G com Snapdragon 870 com 3.2 GHz e por apenas 333€…. mais potente que um Samsung Galaxy S21 Ultra 5G ou um iPhone 12 Pro Max 5G 4 ou 5 vezes mais caros….. até é mais potente que a maioria dos computadores comuns.
Samsung não presta
Em preço/qualidade o Poco é o melhor do Mundo
As pessoas são livres de comprar o que quiserem
Sabes que o Exynnos 2100 é lixo…. é caro e fraco e aquece muito e gasta muita bateria….e o UI é outras mer…a ….e o preço do Samsung é patético…. só cai quem não percebe nada de smartphones.
0 bom é a versão americana com Snapdragon 888 do S21 ULTRA… mas convém levar a carteira recheada.
Em preço/qualidade o melhor do Mundo é o Poco F3 5G 8Gb/256Gb por apenas 333€….no Speedtest até é mais rápido que o S21 Ultra 5G com Exynnos 2100….. mas perde com o S21 Ultra 5G com Snapdragon 888(versão Americana)
O exynos e bem melhor do que esse Snapdragon 870 e até do 888 olhe o 888 que aquce muito eu tinha um Xiaomi e não gostei nada mas o s21 ultra e uma besta até do antutu deu 765 mil pontos
Muito complicado a Samsung bater-se com a Xiaomi quer seja numa versão 4G ou 5G. Comprando um Xiaomi / Poco são sempre 80 a 100 euros que se paga a menos. Quem já comprou o telefone e já colocou o telefone da Samsung à prova no que a fotografia diz respeito, e estava à espera de mais da lente / sensor óptico, mesmo já tendo testado várias versões ‘gcam’. Quem não se importar muito com a questão preço, diria ‘força nisso!’.
Já tenho o meu Samsung A52 5G á um mês e meio e até agora estou impressionado, deixa lá ver. Já tive oneplus, xiaomi e nexus. Para mim o OnePlus e smartphones da Google são os melhores. Sobre o A52 tenho algumas coisas a apontar. É um equipamento pesado, o sensor biométrico falha muito e piora com uma película. Comprei o equipamento com a campanha do buds + e estou a adorar. É um equipamento rápido o UI é aceitável apesar de ter algumas coisas que não são intuitivas e o forte da Samsung a comparar com o Xiaomi, POCO é que garantem 4 actualizações de Android.
Denis, 189g é pesado…o que direi eu do meu Poco X3 NFC com 215g. :)? Sim de facto o A52 tem 4 anos de actualizações de segurança, mas salvo erro actualização de versão android são 3…mas sim neste sentido vale a pena. Se ainda foi adquirindo em campanha com preço mais simpático, tanto melhor. Relativo a actualizações para o Poco X3 quem se preocupa? Basta ir ver ao site das três letras e ver a quantidade de ‘custom roms’ disponíveis (pessoalmente fiquei com a MIUI 12 versão global, desinstalei o lixo, e estou muito satisfeito).
As ROMs costumizadas é um vicio. 😀 São mais leves e rápidas que das fabricantes mas existe sempre incompatibilidades e problemas de estabilidade. Eu acho que as fabricantes vão ter que acompanhar as actualizações dos seus smartphones e para isso os preços precisam de subir.
Denis, sim admito que a partir de uma certa altura já se anda a testar tudo o que é custom rom para o nosso aparelho, nem que seja por curiosidade. Já andei nesse ‘estado’. O meu antigo Xiaomi Mi A1 ainda tem a mesma rom de há um ano, a pixel experience, na minha opiniao a melhor para este telefone. O meu atual o Poco X3 NFC mantenho-me na MIUI 12 versao global (surpreendeu-me pela positiva) apesar de refernaciarem a rom Arrow sendo a melhor custom rom para este último. O teu aparelho só o não comprei por causa de mais 80 euros que tinha que dar, mas ainda andei na dúvida. o que pesou no final foi o factor preço.
Com 333€ vais buscar o Poco F3 5G com Snapdragon 870…. uma autêntica besta que compete diretamente com o Samsung Galaxy S21 Ultra 5G com Exynnos 2100 de uns 1279.90€
Com 333€ vais buscar o Poco F3 5G com Snapdragon 870…. uma autêntica besta que compete diretamente com o Samsung Galaxy S21 Ultra 5G com Exynnos 2100 de uns 1279.90€
Concordo que o Poco F3 5G tem um preço espectacular tendo em conta as features, mas daí a dizer que compete directamente com o Samsung Galaxy S21 Ultra 5G ainda vai uma distância. O sensor optico é maior no Samsung ( 1/1.33″ no samsung contra os 1/2″ do Poco – e ja se sabe que quanto maior o sensor mais informação é possivel meter lá dentro logo menor necessidade de interpolar, logo ‘crop factor’ menor = melhor’. Samsung: camera principal quadrupla, enquanto o do Poco é tripla. Relativo ao benchmark AnTuTu existe uma diferença de 8%, o Samsung Exynos 2100, tem frequencia de gpu superior em 29%, suporta mais 16% relativo a largura de banda de memoria face ao Poco. Portanto, não estamos a falar da mesma coisa. Se eu pagaria 1279 euros pelo samsung? Não! Eu pessoalmente comprava o Poco F3 e ficava satisfeito.
Poco F3 5G 8G/256Gb por apenas 333€ até é superior ao Samsung Galaxy S21 Ultra 5G com Exynnos 2100 de 1279.90€….aqui fica a dica para todos e para os autores deste texto
ecrã de 6,67?! fdx qualquer dia anda tudo de tablet dentro do bolso
o que importa tem boas características se depois é um tijolo? há quem prefira dimensões simpáticas a características “super” potentes ao mesmo preço
Acho que por esta altura já percebemos que tens um Poco F3 5G e que fizes-te o melhor negócio do mundo.
Pois é MCM…
O teu colega Bacelar disse do A52 o que o Mahomet não disse do toucinho.
E depois, parece-mw que terá feito o elogio do A32 5G…penso eu de que.
Mais ainda, não percebeu nepia das capacidades deste equipamento, como é óbvio.
PARABÉNS
O amigo Elkido deve ter comissão no Poco.
Fica lá com o teu Poco carambas, e deixa a malta discutir o Samsung, que por sinal, parece bem engraçado, rácio qualidade/ preço bestial.
Tenho um S7, e creio que deixo a “s” com este. pois a S está economicamente insuportável.
Abraços
O Poco pertence à Xiaomi que em relação a preço/qualidade é a melhor do MUNDO…. não dá hipóteses a Samsung e cia….
Simplesmente a Xiaomi é a maior do mundo em vendas…. principalmente mais por causa dos seus Poco e Redmi
Elkido, sim claro O Poco pertence à Xiaomi e o planeta Terra pertence à via Láctea. Toma um café e mete mais tabaco nisso, que isso passa.
Responder
Poco e Redmi pertencem à Xiaomi…. são as 2 responsáveis pela Xiaomi ser a número 1 Mundial em vendas.A Xiaomi propríamente dita vende menos
Xiaomi é a que vende mais… porque em preço/qualidade não dá hipóteses às outras marcas.
A Samsung deve ser a mais cara em preço/qualidade
Écran de 6.67 polegadas é o ideal….o que interessa é o rácio de écran/corpo ter pelo menos 85% reais … assim consegues ter um smartphone com um écran generoso sem o tamanho geral do smartphone ser muito grande.
Mas se queres uma coisa minúscula podes comprar um Samsung Galaxy S21 ou iPhone 13 ou um iPhone 13 mini…pelo menos para telefonarem são bons com os écrans minúsculos que têm
E pa você ama bem a Xiaomi e pa a Xiaomi e uma marca de bugs
Alguns comentários são autênticos “spam”. Quando começam a fazer algo sobre isso?!