Quantcast
PplWare Mobile

Alerta: Outra App com o nome STAYAWAY está a “enganar” os portugueses

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. TwoEyez says:

    Típico, instalar uma ou outra no fundo vai dar ao mesmo, ou seja não serve para nada…

  2. Binte says:

    Como ponto positivo é que quem implementou isso foi a igreja, pelo que já não será necessário procederem à confissão dos vossos pecados, já que os mesmos já são do conhecimento da mesma.

  3. Dalex says:

    O melhor mesmo é ficar longe dessas apps.

  4. João Pedro says:

    Ca b/&%$ta.
    1º O impacto na bateria é quase nulo;
    2º Não tem qualquer impacto na temperatura do telemóvel;
    3º Ninguém provou nada a não ser que “Kaburk” é uma b/&%$ta 🙂

  5. Luis says:

    Essa app está há semanas na Playstore, e o mais engraçado é ler os comentários!

  6. xnelox says:

    Eu tenho os dois instalados para detectar portugueses e espanhóis infectados. Estou à espera do stayaway francês. A versão inglesa não interessa que os ingleses estão proibidos de vir para cá

    • Carlos Sousa says:

      Se tens assim tanto medo porque é que sais de casa?

      • ZarkBit says:

        Se calhar, porque tem que trabalhar….?
        Nem toda a gente tem o luxo de pode trabalhar a partir de casa.

        • Carlos Sousa says:

          Então e o ano passado não trabalhou?
          O vírus da gripe o ano passado matou mais de 3300 pessoas. Este covid vai em 1800.
          Qual é o motivo do pânico?

          • wtvlol says:

            Se ficares com os pulmões com danos irreversíveis se calhar ficas contente.

          • eu2 says:

            A diferença é que o ano passado teve quase o dobro do tamanho deste, e para o covid fizemos quarentena, usámos máscara, fizémos distanciamento, etc. Ter havido poucos casos é sinal que as medidas funcionaram.

          • C.S. says:

            Se não tivesses feito nada terias os mesmos números da gripe e não tinhas parado o país não tinhas o alarme social e não tinhas entrado nesta loucura colectiva.

          • AD9 says:

            O motivo do pânico é que a gripe não pode causar danos irreversíveis nos pulmões e já tens anticorpos para ela mas não perceberes (tu e muita gente infelizmente) que quase 2000 mortos (em menos de 6 meses da doença no país) mesmo com quarentena e varias medidas preventivas é um belo sinal que está doença é bastante mais forte é que devia ser motivo de pânico.

          • C.S. says:

            Ó AD9 vai à net, os 3300 mortos foram contabilizados em outubro de2019 , estamos a um mês da comparação, achas que quase 2000 mortos são muitos?
            Aqueles que morreram de pneumonia o ano passado, sabes como ficaram os pulmões deles?

          • Hugo says:

            Outra vez a mesma conversa?
            Se mata menos é desprezível, é isso?

          • C.S. says:

            Não é ser desprezível, não há é motivo para este alarmismo social.

          • SSD says:

            Sim teres 2 gripes diferentes a matar a torto e a direito qual é cena, mais um menos um….
            Já tive pneumonia e não fiquei com danos nenhuns, já vi alguém que apanhou esta porra e passado um mês depois de se ter livrado diz que de vez em quando ainda sente tudo a arder… Eu espero que a longo prazo fique tudo bem mas não digas que são iguais

          • AD9 says:

            Pah eu já expliquei o meu problema com esse pensamento, eu tenho 26 anos e felizmente sem problemas de maior mas convivo quase diariamente com os meus avós de 80 e muitos, tenho um primo da minha idade com bronquite crônica, tenho um tio que livrou de um cancro no pulmão pq foi detectado cedo, se algum destes apanhar muito provavelmente nem resiste, ou seja eu não consigo ter esse pensamento egoista de que a mim não afecta, até pode ser mas ficava a sentir me uma bela bosta se algum destes apanhasse a doença pq eu ignorei e andei ai sem cuidado nenhum.
            Agora é o meu caso se não tens ninguém vulnerável com quem te des é uma questão de responsabilidade civil que pertence a cada um ter ou não

          • C.S. says:

            Ó ssd e não terá sido dos efeitos secundários dos medicamentos experimentais que utilizaram no início?
            Já reparaste que nunca mais falaram dos ventiladores?

          • C.S. says:

            AD9 aceito que tenhas cuidados, o que não aceito é que se caia no exagero e na histeria colectiva.
            Vê o caso da Suécia, por exemplo.

          • SSD says:

            Os ventiladores não era para o covid, mas ai culpo a comunicação social pela fraca informação que deu, os ventiladores eram e são úteis para reduzir os danos nos pulmões, agora tem de ser visto como mais uma medida preventiva e não de combate ao vírus. E para o ventilador causar danos o enfermeiro tinha que por aquilo a bombar que nem Ferrari

          • SSD says:

            Temos de ter esta histeria pq como podes ver se deixarmos a decisão na “mao do povo” nem na altura dos nossos netos temos o problema resolvido, praias, bombas de gasolina, tudo a abarrotar
            Eu não sei de onde é que veio que a Suécia era um bom exemplo mas só de olhar para os números um pais com mais de 85000 infectados, quase 6000 mortos e no qual as infeções diárias continua na ordem dos milhares eu não sei mas espero que o nosso país nem chegue perto disso (sendo que a Suécia tem a mesma população que nós)

          • C.S. says:

            Ó ssd isso são falácias. Tu só podes comparar dados dentro do mesmo universo.
            Suécia é Suécia, Portugal é Portugal.
            Em Portugal já houve gripes que mataram mais de 5000 pessoas. Vai à net, está lá tudo.

          • SSD says:

            Rapaz tu é que falaste na Suécia eu só apresentei o número e deixo o meu desejo que nos mantenhamos muito mas muito longe desses números, agora tu depende da responsabilidade de qq um que até agora não tem sido muita

          • eu2 says:

            C.S.: Já que estás tão interessado em comparar números, porque é que não olhas para os números globais e vês que o covid já passou as 900 mil mortes e a gripe nem às 350 mil chegou desde o início do ano?
            E se são países diferentes, então porque é que vais com isso do “vê o caso da Suécia”? Eles são eles.

          • AD9 says:

            Eu só posso subscrever o comentário do SSD, quando na semana em que tens a notícia que tens um dos piores virus das últimas décadas a correr no pais a preocupação geral do pessoal foi ir correr para a praia trabalhar para o bronze estás a dar a imagem que não se pode confiar nas pessoas nem para se protegerem a elas próprias. Quanto á Suécia eu diria que é um caso muito pior que o nosso, um país que tem uma população em número inferior ao nosso e que apresenta resultados quase 4 vezes piores e que foi dado como exemplo pq teve um par de semanas bons mas de resto números quase sempre no milhar e ainda ontem foram quase 2 mil novos casos

          • Hugo says:

            É um facto que o covid se propaga mais que uma simples gripe.
            É um facto que a taxa de mortalidade do covid é superior à da gripe normal.
            É um facto que tu ignoras as duas primeiras premissas.
            A conclusão é óbvia…

          • PTO says:

            Inteligência não é, obviamente, o teu forte, senão saberias que a capacidade de infecção do Covid é quase o triplo da do vírus da gripe e que a sua taxa de mortalidade é cerca de 26 vezes superior à da gripe comum.

            Resumindo e fazendo um desenho para a tua mente limitada perceber: se não tivéssemos estado em confinamento e a ter os cuidados todos que tivemos e que ainda estamos a ter, já teríamos mais do triplo dos mortos do que a gripe matou ano passado e sempre a subir. Ou achas que em Espanha, de Março até agora, ficaram infetadas 599 mil pessoas e morreram quase 30 mil pessoas, de quê? Comeram todos uma paelha estragada, queres ver?

            É notório, pela tua conversa, que tu és daqueles que tem prazer em ser sempre parte do problema. Era esses como tu que deviam ir parar aos cuidados intensivos com este vírus, umas semaninhas entubados pela garganta abaixo a desesperar por oxigénio e passava-vos logo as tretas das teorias da conspiração.

            Cambada de tristes.

  7. Red Tux says:

    Os tipos que criaram e lançaram esta app são uns trafulhas que vão acabar presos.
    Esta app acciona a localização. Não só os dados da localização são recolhidos pela app como são também recolhidos pela Google/Apple.
    Aliás, a app não é opensource. Nem todo o código do servidor da app está aberto, por motivos óbvios… Além disso, a app não funciona sem o Google Play Services, o qual é proprietário. Agora façam uma coisa simples: vão ver quais as permissões a que o Google Play Servies tem acesso… Pois, é que é permissões para tudo e mais alguma coisa. Portanto tanto os criadores/gestores da app como a Google/Apple recolhem tudo o que é dados pessoais dos incautos!!!

  8. Armando says:

    Então se é segura e não usa a localização, porque é que a exige para funcionar?

    • Os Rótulos says:

      No iOS não exige – nem a app nem o iOS, funciona tudo perfeitamente com a localização desligada. Singularidades do Android.

      • Samuel MG says:

        Verifica lá isso muito bem. No android a app avisa que se tem a localização desligada.

        • Os Rótulos says:

          Já verifiquei. Desliguei o serviço de localização e funciona tudo.
          No Android é que misturam permissões. Eventualmente, para o Bluetooth e mais alguma coisa funcionar, será preciso a localização ligada.
          Ter a localização ligada e recolher dados da localização não são a mesma coisa. A Google e a Apple garantem que a app e o as funcionalidades introduzidas no SO para a “notificação de exposição – API” não recolhem dados da localização.

          E isto não é a app “tuga”. É a app igual em todos os países – e já são muitos, Alemanha, Inglaterra, etc. Ninguém esclareceu por que é que no Android era preciso ter a localização ligada?

      • Rui says:

        Confirmo. Instalei a app no ios e nao pediu permissoes de localizacao

    • Samuel MG says:

      Eis algo que me perturba também!!

    • eu2 says:

      No android é necessário a localização, no iOS não. São questões de Sistema Operativo.

      • eu2 says:

        O que é que eles fazem com a localização só vendo lá no github.
        Quando ao serviço Google/Apple, eles não precisam disso para te localizar. Eles já são donos do Android e do iOS, respetivamente.

  9. Carlos Sousa says:

    Deves saber como ficaram os pulmões daqueles que morreram o ano passado, para estares tão aflito.

  10. Carlos Sousa says:

    Não sei porque é que há tanta confusão, vê-se logo a diferença, então uma é stayaway covid e a outra é stayaway covid. Uma está escrita em português e a outra está escrita em espanhol, daaah!

    • eu2 says:

      Uma notifica dos infetados, a outra não. Os médicos vão dar um código para pôr na app portuguesa.

      Além disso ao instalares a portuguesa ajudas a dar confiança a quem vir o número de instalações, pois quanto mais portugueses instalarem mais efetiva será a app.

      • Woot! says:

        Adoro estes pensamentos. A APP não é efetiva só por si. A APP não previne coisa nenhuma!
        Deixem de ser tapadinhos.

        É preciso sempre bom senso e boa utilização da app. De qualquer forma toda esta historia do virus ja chateia. Abram mas é os parques das crianças e os centros comerciais que a malta ja esta farta de tanta treta.

        Daqui a uns anos quando comeceram a sobrepor gráficos para estes anos de pandemia, até se vão rir.

  11. Os Rótulos says:

    646 casos de infetados, o maior numero desde Abril.
    Ele anda por aí e está a atacar em força.
    Creio que já ninguém tem dúvidas que a maior parte das transmissões dos vírus e que o número de infetados que anda por aí é bem maior que os casos ativos referidos nos telejornais.
    De clubes de futebol (Louletano) empresas (na Azambuja) e lares (muitos), alguém apresenta sintomas faz o teste dá positivo, faz-se aos restantes e estão quase todos infetados.
    É nesta situação que a app pode dar um contributo importante. Ando com ela ligada desde que saiu – se eu vier a testar positivo sinto-me obrigado a avisar, também, os que não sei quem são mas que possa ter infetado, involuntariamente. Também agradeço que façam o mesmo e me avisem.
    (E não me venham outra vez com a po**a da gripe, porque não tem nada a ver. Com gripe ou fico em casa, porque ela não me deixa sair, ou se sair digo a toda a gente “Chega-te para lá” – ou nem preciso porque percebem facilmente pela cara).

  12. Luis says:

    O número de quantos instalaram a app só interesses saber se tb se souber quantos já a desinstalaram.

    Pq não o dizem em nenhuma notícia?

    • Carlos Sousa says:

      Isso é a mesma coisa que os infectados.
      Dizem que já vamos em 60 mil infectados mas não dizem quantos mil é que são assintomaticos.
      É a chamada manipulação de massas.

      • Os Rótulos says:

        O que o SNS diz é que na grande maioria as infeções são transmitidos por assintomáticos.
        Também se conhece a letalidade (a percentagem dos que morrem).
        E há dados dos internados e dos internados em cuidados intensivos.

        Queres saber exatamente o quê, concretamente? A manipulação de massas é o quê, em concreto?

        • Carlos Sousa says:

          Manipulação de massas é dizerem que há um número de infectados e não dizerem quantos são assintomaticos.
          Manipulação de massas é não dizerem que os testes não diferenciam o vírus que é transmissivel das partes de vírus que não causam problema nenhum e que uma pessoa pode ser portadora.
          Manipulação de massas é dizer que o número de infectados é elevado quando não há nenhum termo de comparação, pois nunca se fizeram testes a assintomaticos.

          • SSD says:

            Como é que isso é manipulação de massas? Também precisas que te dê a sopinha á boca? Infectados é o total, sintomáticos e assintomáticos, se tem o virus e o pode transmitir a outros pq não haveria de constar das contas?

          • C.S. says:

            Porque ainda não está provado que todos os positivos assintomáticos tenham a possibilidade de infectar outros.

          • Hugo says:

            Agora que fazes tais afirmações percebi…
            És completamente vidrado em teorias de facebook e nem sabes somar 2 +2.
            A VERDADE dizem eles LOOOL

          • SSD says:

            Por acaso sim está provado mas ok continuem com a teoria do Bolsonaro

          • C.S. says:

            Não Hugo a verdade dizes tu.

    • Os Rótulos says:

      O que deviam dizer era – quantos já notificaram através da app que testaram positivo e, na sequência, quantos contactaram o SNS24 por a app os ter notificado que estiveram sujeitos a uma exposição com alguém infetado.

      Esses dados existem. Por que é que só incluem o número de instalações escapa-me.

  13. Luís says:

    Indica que não é utilizado o GPS, mas a APP só funciona com o GPS ligado.
    Andam a enganar quem.
    Desinstalada na hora.

  14. Os Rótulos says:

    A LOCALIZAÇÃO NA APP DO ANDROID (Eu, que não uso Android é que tenho que ir à procura??)

    “A aplicação não rastreia a localização do utilizador nem usa serviços de geolocalização. No entanto A APLICAÇÃO INDICA QUE TENO QUE ATIVAR O GPS para funcionar corretamente. Porquê?

    A utilização das funcionalidades de “Exposure Notification” (EN) do sistema operativo não requer e não utiliza a interface de GPS. A SOLICITAÇÃO FEITA PELO ANDROID é incorreta e causa de preocupação em todas as aplicações que utilizam a EN. A Google está ciente do problema, mas, nas suas palavras, é “uma limitação do próprio sistema operativo”. O serviço Bluetooth de baixo consumo (BLE) está, no sistema operativo Android, ligado aos “Serviços de localização” pelo que estes têm de estar ligados para o utilizar.”
    https://covid19estamoson.gov.pt/stayaway-covid-faqs/

  15. Luis says:

    CAMBADA DE NABOS QUE NEM LER SABEM!

    É por isso que a “app espanhola” tem tantas instalações!
    Esta app apenas serve para avisar se estamos perto de outra pessoa com essa mesma app, isto é, é lixo.
    Mas vejo aqui comentadores que nem isso perceberam!

    • C.S. says:

      Ainda bem que estás aqui para esclareceres os nabos, deves ser um agricultor muito experiente.

    • Os Rótulos says:

      Acho que não tem.
      Alguém da SPMS (Serviços Partilhados do Ministério da Saúde) estava a dar informações sobre a app Stayaway Covid, referiu o número dos que tinham fitos notificação de terem testado positivo e quantos tinham tinham contado o SNS24 na sequência de a app ter dado o aviso – e referiu “E mais uma pessoa contactou por ter instalado a app espanhola Stayaway que mede distâncias”.
      Que se saiba é caso único.

  16. Sardinha Enlatada says:

    Porque e que o pessoal que esta com tanto medo do virus nao faz as perguntas certas (que obviamente vao ficar sem resposta) Regressem a origem e tem de ver se tudo o que esse virus faz e possivel. Ja sabemos que nao comunicacao social sim mata e transmite de pessoas a pessoas. Mas as perguntas certas sao . Como que ocorreu o primeiro contagio de animal para humano ? De que forma e que se processa o contagio ? Esse tipo de perguntas nunca vejo ninguem a falar na comunicacao social. Interessa e semear o medo o terror a divisao a duvida. E com isto foi criada uma ferramenta bem eficaz de manipular as massas, mesmo as pessoas inteligentes. Inacreditavel mike.

  17. Os Rótulos says:

    – Como é que o vírus passou de animais para humanos? Há teorias mas não se sabe ao certo é tão depressa não se vai saber.
    – Como se processa o contágio? Em geral por assintomáticos que involuntariamente contagiam os outros.

    A seguinte pergunta não te diz nada: “Além dos que morreram ou que tiveram efeitos graves de saúde, muitos tiveram a sua vida destruída/adiada por redução nos rendimentos e desemprego. Até haver uma vacina eficaz, o que podemos fazer para nos protegermos e aos outros?”

  18. Sardinha Enlatada says:

    O que podem fazer ? E nao viver em funcao do virus. Ha vida depois do virus. Viver um dia de cada vez. E engracado que so nos media e que aparecem casos de covid. Nunca vi na rua ninguem a chorar por causa de familiares que partiram, mas nos media segundo eles ha casos todos os dias. E quem quer saber disso ? So eles mesmo. Nao acham que a injeccao de covid na vida das pessoas esta a ser demais ? Acordamos a ouvir covid e deitamos a ouvir covid. Ninguem merece. E tu respondes a minha pergunta que ninguem sabe ao certo. Como assim ? Ninguem sabe mas entao vamos montar um circo com base em incertezas ? E isso que devia ser discutido mais vezes na comunicacao social e nao o governo estar a decidir coisas pelo abstracto, enquanto isso a vida de muitas pessoas nunca mais sera a mesma e eles nao vao pagar essa factura. Vamos nos. Infelizmente

    • Hugo says:

      Agora que penso bem, nunca vi ninguém a chorar mortes na rua. Tu queres ver que a morte é um mito…

    • PS says:

      Mas o que é que tu andaste a fumar? É verdade que ainda pouco se sabe sobre o virus mas a força do mesmo estava bem á vista, e se não fosse o circo acho que teríamos chegado a números astronómicos

      • Carlos Sousa says:

        Achas que teríamos chegado a números astronómicos porquê?
        Consultaste o oráculo de bellini foi?
        Ou a comunicação social já te conseguiu acagaçar de tal maneira que nem pensas.

        • PS says:

          Não, simplesmente sei olhar para os números com olhos de ver e fazer um bocadinho de interpretação, algo que falta a muita gente neste site.

          • C.S. says:

            Então olha para os números com olhos de ver e vê que o ano passado morreram 3300 pessoas com gripe e este ano vamos em 1800. Agora interpreta e vê o tamanho do embuste.

          • PS says:

            Não vale a pena, vocês realmente não conseguem somar um mais um…
            Já pensaste que essa redução se pode dever á quarentena? Já pensaste que infelizmente muita gente que não resistiria á gripe acabou também por apanhar o covid? Já pensaste que neste momento se está a ter um cuidado redobrado com a população mais idosa que seria a mais vulnerável á dita gripe??
            Então pensa e vê se faz algum sentido ou se é só um embuste… Pq obviamente todo o governo tem interesse em continuar a alimentar o bicho e continuar cheio de medidas acho que sim

          • C.S. says:

            Claro que se deve á quarentena, mas já viste quantas pessoas morreram a mais, de outras doenças sem ser o covid?
            Ultrapassa largamente o número de mortos covid.
            O que quer dizer que não tendo feito a quarentena Tínhamos os mesmos mortos do ano passado e não tinhas estas medidas estúpidas de limitação da liberdade.

          • PS says:

            Essa é uma hipótese, a outra é o covid ter se ia espelhado de uma forma ainda pior, levando a um numero muito superior de óbitos (não esquecer que somos um dos paises mais envelhecidos do mundo) e em vez de fazeres uma quarentena para parar o número de contaminados, estarias a fazer uma para controlar os óbitos. Pah não sei o prefiro a primeira hipótese

          • Hugo says:

            Irra, este C.S. é mais burro que um saca rolhas.

  19. Miguel says:

    Grupo de médicos que esclarecem muitas questões
    https://www.medicospelaverdadeportugal.com/

  20. Sardinha Enlatada says:

    Acho que ja bloquearam algumas partes do site ou entao ainda nao esta em funcionamento. Onde esta a explicacao sobre o covid no site?.

  21. Alguem says:

    É falso que não use dados GPS.
    Se não tiver o GPS ligado dá logo notificação e erro na app.

    • Pedro Pinto says:

      A utilização das funcionalidades de “Exposure Notification” (EN) do sistema operativo não requer e não utiliza a interface de GPS. A solicitação feita pelo Android é incorreta e causa de preocupação em todas as aplicações que utilizam a EN. A Google está ciente do problema, mas, nas suas palavras, é “uma limitação do próprio sistema operativo”. O serviço Bluetooth de baixo consumo (BLE) está, no sistema operativo Android, ligado aos “Serviços de localização” pelo que estes têm de estar ligados para o utilizar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.