Acabou! Geeksphone abandonou o mercado dos smartphones
A Geeksphone não deverá ser conhecida de muitos, mas era até agora uma das principais marcas a desenvolver smartphones e a preparar soluções alternativas ao que o mercado oferece.
Esta empresa Espanhola foi a primeira a desenvolver e a criar um smartphone nesse país e também a primeira da Europa a lançar um smartphone Android.
Mas tudo mudou agora e a Geeksphone resolveu abandonar o mercado dos dispositivos móveis, deixando assim um vazio no que toca a ofertas de marcas europeias de qualidade.
Ao todo foram 6 os dispositivos que a Geeksphone desenvolveu e lançou no mercado, todos com Android. Esta foi também uma das principais apoiantes do Firefox OS, tendo lançado vários dispositivos com este sistemas operativo emergente. Foi inclusive a primeira marca mundial a lançar um dispositivo com Firefox OS, com o apoio da Telefónica e da Mozilla Foundation.
Mas a Geeksphone não se limitou a este mercado e foi uma das fundadoras da Silent Circle, que criou o Blackphone, um smartphone Android especializado em dar aos utilizadores uma camada de segurança adicional.
O anúncio do fim da Geeksphone foi feito por um dos seus co-fundadores no fórum da empresa. Já cerca de um mês antes a Geeksphone tinha anunciado o fim do suporte e os desenvolvimentos de novas versões para o Firefox OS e ontem foi dada a informação final sobre o fim da Geeksphone.
Não existe uma razão anunciada para a retirada do mercado dos smartphones, mas a informação passada pela Geeksphone aponta para a posição que muita da concorrência está a tomar, deixando de lado toda a inovação e a criação de novos equipamentos diferenciadores.
Para dar continuidade a este projecto a Geeksphone disponibilizou à sua comunidade todas as ferramentas para que esta possa desenvolver novas versões do Firefox OS adaptadas ao hardware que têm no mercado.
Todos os fundadores e os funcionários da Geeksphone vão abandonar a empresa, com alguns a transitarem directamente para a Blackphone, onde vão continua a desenvolver este smartphone e os seus serviços de segurança e com outros a serem encaminhados para a nova marca que existe associada à Geeksphone, a geeks!me, que tem em desenvolvimento um novo dispositivo wearable.
Esta é uma perda grande para o mercado dos smartphones. A Geeksphone pautava-se por procurar uma constante inovação e por criar produtos inovadores e diferentes do que a concorrência disponibilizava.
Também o mundo o Firefox OS perdeu um dos principais players, que frequentemente lançava novidades e que impulsionava este sistema operativo que está prestes a dar o passo para o mercado global.
Este artigo tem mais de um ano
É pena. Vamos ver se alguma empresa ajuda a lançar mais fortemente o sistema operativo para smartphones da Mozilla. 😉
O “vazio” a que se referem ainda contém a BQ que é uma boa marca com preços acessiveis, updates regulares, serviço pós-venda excelente. E acredito que eles continuem a progredir, ao ritmo a que têm lançado novos modelos a acompanhar o desenvolvimento de hardware disponivel
A NDrive só lançou um smartphone e por muito bom que fosse na época aprenderam logo a lição. Baixo volume de vendas e ambição por maiores lucros… Resta saber se ninguém quis comprar a Geeksphone ou a haver ofertas, nenhuma lhes ter interessado. Smartphones com android (ou outro SO) desenvolvido pelas empresas que os comercializam, na europa não é bom negócio para ‘pequenos’, tanta é a concorrência das grandes marcas.
A BQ vai-se aguentando não pelos ‘poucos’ tablets ou smartphones que vendem mas pelo investimento em novos produtos e serviços senão a coisa já estaria negra também.
lol bq
+1