PplWare Mobile

Microsoft Security Essentials não é eficaz na detecção de malware


Autor: Pedro Pinto


  1. Mikes says:

    A MS não é uma empresa de antivírus, antimalware, etc.
    Portanto, oferecerem um serviço que tem a pontuação de 73% já não é mau. A própria MS recomenda a instalação de AV ou AM de terceiros.
    Eu uso somente o Essentials, mas não recomendo a qualquer um.

    • Pedro Pinto says:

      Tens razão, ainda para mais é gratuito 😀

    • TFM says:

      Exato, eu tambem recomendo sempre a usarem por exemplo o combo de MSE+AdAware ou assim, porem eu apenas uso o MSE, para nao ter mais um serviço/processo a consumir recursos, porque eu proprio estou sempre atento ao desempenho do sistema, aos processos e serviços em execuçao, acabo sempre por tambem eu fazer monitorização rotineira do que se passa no sistema. nao impede que eu nao apanhe um virus, mas como os conheço minimamente, e sei como se apanham, estou sempre atento 🙂

    • PAULO SILVA says:

      O teste e caricato pois comparam versões de servidor/clientes empresariais com uma solução gratuita mono-posto – e como comparar um clio a um carro topo de gama. eu vendo soluções da trendmicro, kaspersky e symantec como as do comparativo, e sei que não posso comparar o produto pois além do preço tem a qualidade do produto, assim como a forma de funcionamento, pois nas soluções acima existe sempre um pc master, onde se encontra o motor de busca principal e depois nas maquinas cliente tem o software local.
      embora goste do MSE não aceito o comparativo com as versões acima, teria de ser o kaspersky internet security, o trendmicro internet security e nortom security e os restantes nas versões entrada de gama de cada marca.

      • El Visitante says:

        Também reparei nesse aspecto…

        Ao consultar os teste, para este segmento, Windows Client Business User, o último teste em que a Microsoft apareceu com >0 na varialvel de protecção foi em Dezembro de 2012 (Win7) e com Microsoft Forefront Endpoint Protection 2010.

        Empresas que instalam antivirus gratuitos nos seus serviços devem saber bem o que fazem, serem muito boas e gostarem muito dos clientes…

    • JuniorQ says:

      Utilizou o MSE desde quando foi lançado e sempre interpretei da seguinte forma: “A Microsoft não é nenhuma especialista em antivírus mas para uma empresa que vive sendo bombardeada por harckes de todos os lado deve ter criado um antivírus bom, até mesmo porque ela sabe o que é bom e ruim para seu próprio sistema.”

      Sigo o mesmo raciocínio de som automotivo. Por que quando instalamos um som no nosso carro é interessante utilizarmos os amplificadores e falantes do mesmo fabricante? Porque o padrão de construção é o mesmo. Então as medições RMS são as mesmas para ambos os equipamentos.

      Tudo bem, podem dizer mas RMS é padrão mundial. Mas se pedir para duas cozinheiras fazerem um bolo de chocolate com os mesmos ingredientes e os mesmo passo a passo ele sairá com o mesmo gosto?!

      Minha segunda opção é o FortiClient, base corporativa para clientes comuns.

  2. Dumitru says:

    Já que o f-secure esta a frente do kaspersky, o que dizem da vpn deles? Estou a usar von cyberghost mas queria experimentar a do f-secure, alguém tem? É seguro?!

  3. Jose says:

    “relativamente ao Windows 10, ainda não há muita informação sobre este produto.”

    Não há? Vocês vivem em que planeta? No Windows 10 é exactamente igual ao Windows 8, vem o MSE incluido no sistema.

  4. Castlead says:

    O melhor programa anti malware ou antivírus é o utilizador.
    Basta não abrir mails ou visitar sites duvidosos…

    • Johnny says:

      Rir com este tipo de comentário, existe mil e uma maneiras de infectar uma pessoa ouviste bem MIL e uma MANEIRAS.. la por não entrares em sites com dominios duvidosos por ex: .tk .hostei.com etc.. não quer dizer que não apanhes, ainda acreditas no pai natal.. só para teres uma ideia como disseste uma asneira, o pessoal que anda no hacking e cracking usa dominios .com .org .net e um certificado de SSL, la por ter isto significa que é seguro? fazes uma pagina toda bonita.. e metes download de um programa ficticio e esta la já tens virus no teu pc..

      Já agora sem antivirus como sabes que um programa têm vírus la dentro? já sei a tua resposta virustotal.com.. e eu dou-te outra resposta.. Crypters… Obfuscadores.. Binders..

      O que me irias dizer, fácil se vejo que ele não abre é virus.. e eu respondo-te binder.. posso juntar um virus com um programa original, o programa abre normalmente o virus é executado em 2º plano.. 🙂

      • Pedro says:

        Pois..mais aquilo que o Castlead disse foi, se aceder apenas a sites oficiais, e instalares ou abrir ficheiros de origem realmente conhecidas(oficias) entrares com uma conta de utilizador básica, a probablidade de seres infectado por vírus é minima. eu por exmplo utilizo apenas o MSE, e é o suficiente para quem seguem os passos anteriores.

  5. Nelson N says:

    O Win 10 não deixa instalar o KIS. Alguém sabe porque?

  6. Pedro Nunes says:

    No shit Sherlock!
    Comparar um AV gratuito de uma empresa que nem se limita apenas a AV e comparar com soluções pagas.

    Como disse o Castlead e bem a melhor solução é o utilizador.

    Em casos industriais é que aí já é diferente, mas para o mercado de utilizador banal de fazer uns joguinhos, ir à net e trabalhar em stylesheets, Edição de vídeo ou imagem, pagar por uma solução AV, só mesmo se esse mesmo utilizador não sabe o que faz ou então se tem algo realmente a esconder.

    • David Guerreiro says:

      Qualquer anti-vírus free faz melhor serviço que o MSE, e estou a comparar entre soluções free.
      Acho uma piada quando há pessoas que dizem que o MSE chega para eles porque têm cuidado. Então se têm cuidado, nem é preciso terem lá o MSE, aquilo não vale nada, sempre poupam recursos.

      • Marco B. says:

        MSE + MBytes sem problemas faz 2 anos. Sim tenho o windows pago e MBytes pago. E sim tenho um bom router. Portanto não vejo grande problema…

  7. censo says:

    Querem-me convencer que este estudo é sério ? Taxas de deteção de 100% ???? Nem no melhor dos mundos…a não ser que se manipule a informação…

  8. Felippe says:

    eu não acho o anti vírus tão eficaz contra malware zero dia eles demoram muito pra identificar uma ameaça e é péssimo em detecção de programas que grudam no navegador e alguns tipos de spywares uma coisa boa é que o MSE acaba fazendo parte do sistema operacional e isso ajuda amenizar riscos de falso positivo

  9. Miguel says:

    Windows…….

  10. Felippe says:

    existem algumas empresas que fazem teste de detecção como o av-test e av-comparatives mais são testes mais brutos com muitos tipos de vírus algumas vezes manipulam os teste então não são 100%

  11. Cenas says:

    100% ?!?

    Certamente não foram manipulados os dados…

  12. Necroman says:

    Deviam ser mais explícitos nos vossos artigos: as soluções de proteção analisadas são para servidores e empresas, como se pode ver na imagem apresentada. O Microsoft Endpoint Protection não é o mesmo que o Security Essentials – o Essentials é gratuito para utilizadores caseiros e empresas até 10 pcs mas nem sequer é compatível com Windows Server. Apesar dos motores de ambos serem similares, são produtos que se destinam a audiências muito diferentes.

  13. Nuno Santos says:

    Hummmm descobriram a polvora apos 2 grandes guerras?!?!?!!?!?

    360 Total security ou 360 Internet security, nao tem impacto no sistema e é GRATIS

    • Johnny says:

      Pois é grátis.. a oferta é muita já viste que o 360 internet security oferece imensa protecção? demasiada até? sem pedir nada em troca? então o que tu me dizes é que eles trabalham de graça sem pedir nada em troca é isso? eu se fosse a ti removia o mais depressa, só tenho duas palavra “China” “Baidu”

    • Silva says:

      Total security á relatos de malware e trojans.
      Nao conseguem desinstalar nem á executivel para o mesmo, entre pop ups e outros.

  14. Felippe says:

    na hora da paulera quero ver essas porcarias se detectam alguma coisa como mostra nesse resultado

    • NokTham says:

      Claro que detectam, pois aqueles vírus testados já são conhecidos e já se encontram nas bases de dados deles, já em relação a outros que ainda nem se sabe que existem……..

  15. Felippe says:

    eu gosto do ESET nod32 posso dizer que foi o AV que mais me ajudou ja usei uma infinidade de av que nao me ajudaram em nada e só me atrapalharam ja usei Kaspersky achei o software deles muito bugado ja testei Symantec Norton achei o o software deles também bugado teve uma vez que ele tava desativado sem meu conhecimento e o sistema de quarentena dele é uma porcaria muitas das vezes não é possível restaurar um arquivo ou foto que foi prejudicada com um vírus…. BITDEFENDER bloqueia coisa que não era pra bloquear ou seja só me atrapalhou uma vez testei o f-secure e o alerta que ele mostra no sistema travou o computador acho bugado também e as atualizacao dele são muito estranhas fica uma eternidade sendo atualizada…. cada um usa o av que quiser

    • Silva says:

      Eu uso o Eset Internet Security desde a versao 5, nos meus pc e nos que formato.
      Uso muito baixo de recursos ao contrario do Norton e Bitdefender.
      Kasperky nao gostei do interface da firewall, prefiro do Eset.

  16. sakura says:

    100% lol, “detecção de malware” nem vale a pena uma vez que o S.O. é imune (W10) firewall + MSE + EMET.
    com + de novos 1000 malware/dia detectalos é uma luta perdida……

    https://technet.microsoft.com/en-us/security

    wiki emet:
    “” It can be used as an extra layer of defence against malware attacks, after the firewall and before antivirus software.””

  17. Panhonhas says:

    O que acham do malwarevytes? Alguém aqui também usa?
    Tenho vindo a usar esse pelo facto de ser leve, parecer ser eficaz e permitir remover algumas ameaças que outros não conseguem e não ser intrusivo na navegação web como o avg por exemplo.

  18. Anticorporativista says:

    “No shit sherlock” O que me espanta é a quantidade absurda de pessoas que só usa mse e a firewall do windows.

  19. panhonhas says:

    Sandboxie Pro chega e sobra para se protegerem de todo o malware, exploits, de tudo e mais alguma coisa, com isto não precisam de Anti-Virus para nada, a não ser para gastar recursos e deixar o sistema mais lento ou talvez para ficarem de consciência tranquila quando no final da verificação diz: “nenhuma ameaça detectada”.
    Se precisar de mexer no sistema todo, como inserir uma pen USB ou um DVD desconhecido, uso o Deep Freeze Enterprise. Também utilizo o VMware Worsktation quando não consigo executar/instalar algo no Sandboxie.
    Eu explico as coisas mas ninguém percebe nada ou não ligam, ou anda tudo a dormir.

    E mais uma coisa, o verdadeiro “panhonhas” sou eu e mais ninguém.

  20. Joao says:

    O melhor anti virus para o windows é o linux
    Desculpem lá não resisti … 🙂
    Bom fim de semana para todos 🙂

  21. F says:

    Adoro estas análises. Nenhum desses antivírus tem detecção de 100% não sei qual o critério disso mas trabalho no deployment de solução de segurança no mercado empresarial e isso é uma ganda treta que aí está.

  22. Robert Soares says:

    Esse estudo é verdadeira treta! Essa empresa Alemã Av-Test há muito que perdeu credibilidade quando esses mudaram o processo certificado de qualidade.

    https://eugene.kaspersky.com/2013/05/09/av-test-certification-devalued/

  23. Francisco says:

    Uso MSE + Malwarebytes + Firewall do Windows + uBlock no browser. Não tenho problemas.
    Corro o Malwarebytes de vez em quando para ver se está tudo OK, e sim, está. Já usei ferramentas da ESET e Kaspersky também para ter a certeza que estava tudo limpo, e sim, estava.
    Não vou gastar dinheiro com Antivirus pagos quando não existe necessidade disso, nem abdicar de um Sistema Operativo superior (Windows) por paranoias.

  24. 34 says:

    Essa do utilizador ser o melhor antivírus está boa… boa piada.
    Para terem noção, para estarem seguros a ler esta mensagem é preciso garantir a segurança de dezenas de outros sites externos à pplware.sapo, tais como a addthis, o facebook, Gemius, a google analitics, a gravatar, o openX, sapoads, a ulisboa…
    Basta que um destes sites se “constipem” para nós apanharmos uma valente gripe.
    E vão me querer convencer que conseguem garantir, para qualquer dos sites seguros que visitam, em todas as alturas em que visitam, que nenhum dos sites “clientes” e dos sites “fornecedores” está com problemas…

  25. Alvaro Costa says:

    Não querendo defender ou atacar, estranhei falarem no artigo (e comentários) sobre o Microsoft Security Essentials e Windows Defender (gratuitos) mas na tabela do teste aparece o Microsoft System Center Endpoint Protection (pago e bem pago e parte integrante de um conjunto de ferramentas bem interessante).
    Antes de começarem a disparar em todas as direções, são produtos diferentes e direcionados a mercados diferentes!
    Microsoft Security Essentials -> http://windows.microsoft.com/en-us/windows/security-essentials-download
    Microsoft System Center Endpoint Protection -> https://support.microsoft.com/en-us/kb/953523

    PS:
    Pedro Pinto, falta o link para a fonte do artigo.

    • Pedro Pinto says:

      Álvaro

      ” Segundo as informações publicadas no site ETNews” – http://english.etnews.com/20150710200002

      • Alvaro Costa says:

        Obrigado pelo link mas este, o link, deveria estar no texto e não numa resposta onde é feito um (ou se calhar mais…) reparo(s).
        De que nos serve dizer que a fonte é o Jornal de Notícias ou o Correio da Manhã quando eles colocam toneladas de notícias diariamente? Devemos sempre colocar a fonte direta para o que escrevemos ou corremos o risco de alguém pensar que “se calhar está a exagerar”. Não foi isso que nos ensinaram na faculdade? Eu não me esqueci dos ensinamentos lá aprendidos 🙂

      • Alvaro Costa says:

        Que giro! Só depois de responder à tua resposta é carreguei no link (olha se eu o tivesse feito antes…)!!
        Então não é que o assunto do link é “Samsung Develops ‘11K’ Super-Resolution Display Along With 13 Companies…Putting 26.5 Mil USD For 5Years”

  26. Asdrubal says:

    Acho que ainda há umas semanas houve um estudo semelhante. O MSE não era dos melhores, e deixava uma taxa de detecção com cerca de 80%.

  27. rand says:

    Eu cá uso o “Sophos UTM Home Edition”

  28. Miguel says:

    Eu vinha deixar aqui o meu comentário, mas deparei-me com tantas palavras “inteligentes” que vou mas é dormir…

  29. rui andré says:

    E para servidor windows (2003) o que sugerem?

  30. rui andré says:

    E para servidor windows (2003) o que sugerem?

  31. Nuno Nunes says:

    Eu utilizo o eset e não o mudo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.