A Xiaomi está de volta ao Brasil e promete “Inovação para Todos”
A Xiaomi entrou no Brasil pela primeira vez há cerca de 5 anos. Entretanto, em 2016 acabaria por abandonar este país por vários motivos, principalmente pelas adversidades de mercado e uma economia adversamente protecionista. A partir daí, os seus smartphones Android foram vendidos por intermediários.
Ainda assim, a popularidade da Xiaomi no Brasil continuou a subir, sendo já inegável a sua fama e procura.
A Xiaomi utilizou exatamente os mesmos argumentos que deram à Motorola o seu maior mercado mundial no país canarinho. A relação preço / qualidade ou custo / benefício rapidamente se tornaram sinónimos de Xiaomi no Brasil, ainda que os dispositivos fossem vendidos com preços inflacionados na ausência da marca.
O mercado mudou e a Xiaomi está de volta ao Brasil
Os ventos de mudança que se fizeram sentir no Brasil trouxeram-nos um mercado mais aberto e menos asfixiado pela carga fiscal. Ainda que continue a ser uma economia difícil, a Xiaomi sente-se agora confiante em voltar a este teatro de operações. Por conseguinte, vemos agora as primeiras publicações da empresa.
Subitamente, a conta ou perfil oficial da filial brasileira da Xiaomi no Twitter voltou a estar ativa. Esse foi o primeiro sinal de que algo estava a ser preparado para a nação canarinha. Entretanto, podemos indicar a mais recente publicação da empresa nesta rede social que vem confirmar as nossas melhores expetativas.
https://twitter.com/MiBrasil/status/1111327093298774016?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1111327093298774016&ref_url=https%3A%2F%2Fwww.gsmarena.com%2Fxiaomi_planning_a_return_to_brazil-news-36280.php
A filial brasileira da 4.ª maior fabricante mundial de smartphones está entusiasmada por voltar a esta grande nação lusófona. Agora sem mais intermediários, a tecnológica voltará a operar diretamente nesta país e promete "Inovação para todos". Por outras palavras, as preces dos fãs foram finalmente atendidas.
Smartphones Android a preço justo, o mote da Xiaomi
Ainda que as nuvens do protecionismo económico se estejam a dissipar sobre o país, a atual legislação fiscal continua a ser muito rígida, sobretudo para produtos importados. Como tal, é provável que a marca traga os smartphones Android mais económicos para o Brasil, pelo menos numa primeira fase.
Ao mesmo tempo, este pode ser um indicador de que a marca quer voltar a produzir equipamentos como smartphones e gadgets neste país. Algo que libertaria a Xiaomi da ainda pesada carga fiscal, mas que a colocaria em concorrência direta com a Motorola.
Em síntese, hoje é um bom dia para os consumidores brasileiros. Daqui em diante, terão uma nova fabricante a operar diretamente no seu país com uma estratégia que já provou os seus méritos nos mercados internacionais. Um regresso que já estava a ser preparado e que agora se materializa.
Este artigo tem mais de um ano
Acredito que o retorno da XIAOMI assim como outras empresas em diversos segmentos dar-se ao fato do novo governo ter um discurso mais liberal (pró-mercado) e além do discurso algumas medidas já estão sendo colocadas em prática. Existe hoje , por exemplo, uma comissão “PRO-MERCADO” instalado no parlamento , algo impensavel ha alguns anos atrás.
verdade… muito show tudo isso…
Nunca o Brasil teve um governo tão inepto quanto o atual.
Bostanaro já deu uma amostra em Davos, quando tinha 45 minutos para falar e preferiu só discursar só 6 minutos.
Governo sem projeto algum, só continuar a campanha eleitoral pois Bostanaro não percebeu que seria hora de começar a governar.
Esquece o Bolsonaro, foca no Guedes, no Moro, e torçam para as reformas passarem no congresso, não existirá outro caminho senão a prosperidade.
Infelizmente vai continuar compensando mais importar da China. Brasil, o país dos impostos!
Que venha! Aguardamos por isso! É um absurdo vivermos ás vontades de Samsung, Motorola, Sony e afins, com aparelhos que pouco entregam e muito custam(e ainda chamam de “tendência de mercado”), que instaurem de vez a era de smarwatches e smatbands no Brasil, e que tragam seus notebooks e tablets para que se mostre aos demais fabricantes como fazer um bom hardware e casa-lo a um bom software.
É importante destacar que o problema da Xiaomi foi, em sua essência, por conta da desastrosa campanha de marketing e por não levar para o novo mercado os telemóveis de gama alta.
Ela apostou na força dos fãs e das vendas online, “inundando” o mercado com um telemóvel defasado para a época. O sítio para acesso congestionavam em minutos, os produtos se esvaiam e era um rio de reclamações.
A saída dela do Brasil também é importante de se destacar: Deixou o mercado sem fazer um grande comunicado, saiu no apagar das luzes e sem maiores explicações.
Em ton de brincadeira….e o trump vai deixar o seu amigo ter um telemóvel chinês??
Levar smartphones a preço justo? Endoidaram? Viram o preço do pocophone e RN6P homologados? Melhor continuar comprando por marketplace ou importando.
Não sei se o pessoal de Portugal sabe disso, mas boa parte dos produtos eletrônicos vendidos aqui no Brasil vem do Paraguai.
Isso é uma consequência da alta carga tributária, o que acaba incentivando o “mercado cinza”, produtos sem nota fiscal e arrecadação de impostos ao estado.
Espero que os nossos políticos percebam o erro que estão cometendo a DÉCADAS e ajude os brasileiros e terem produtos bons e baratos.
Compreendo o que diz e percebo-o perfeitamente.Vocês pagam muito mesmo,infelizmente.Quem dera que isso pudesse mudar.
É um saco aturar um brazuca com xiaomi…
celulares defasados+imposto+concorrência=saida do Brasil.
Vamos ver se agora deixam o preço mais convidativo, pois a marca cresceu em aceitação por aqui no mercado informal.
Xiaomi e uma boa marca para paises pobres como o Brasil. Na Europa de longe melhor comprar Apple ou Samsung
Nossa, mas que besteira cara… A qualidade dos produtos Xiaomi é indiscutível, tem aparelhos de todas as faixas de preço, inclusive entre os top de linha. E o cidadão por questão de gosto pessoal pode preferir o Android ao iOS, ou mesmo a MIUI ao Touchwiz.
Mais uma triste demonstração de boçalidade, expressa em preconceitos. O Brasil é o país mais rico do planeta. Nenhuma outra nação sobreviveria à sangria que os canalhas fazem diariamente nesta tão maravilhosa nação. Infelizmente, há algumas mentes atrofiadas e obtusas, que não conseguem se abster de destilar podridão e falam mal da nossa nação. Conheçam o Brasil. Não sejam imbecis a ponto de formar uma opinião através de outrens. Somente crianças ou débeis mentais afirmam que não gostam do sabor de algo que nunca saboreou. Perdoem-me o tom ácido do comentário, mas é que às vezes, cansa assistir adultos que não cresceram, digitarem tanta sandice. Cordiais abraços e pensem> Portugal sobreviveria ao assalto que o nosso país vem sofrendo há tanto tempo? Estamos agora em esforço de emersão do mar de excrementos, oriundos do congresso e da classe política em geral, mas, ressalte-se, não é somente no Brasil que há políticos canalhas e povo idiota. Aqui neste canal, vejo muitos lusitanos, que, pelo que escrevem, provavelmente falam pela cloaca.
O Estado de São Paulo sozinho é maior que Portugal. A Catalunha sozinha tem o PIB maior que o de Portugal. Não vim aqui ofender meus co-irmãos portugueses, mas é que as vezes falta humildade para alguns. Alguns que as famílias fizeram fortuna no Brasil, inclusive.
Meus caros, ainda não há nenhuma alteração na legislação do mercado brasileiro. Fala-se em redução do protecionismo, mas isso ainda está no campo das ideias.
torcemos para que Paulo Guedes consiga implementar suas ideias!
Meus caros, ainda não houveram alterações na legislação do mercado brasileiro. Fala-se em redução do protecionismo, mas isso ainda está no campo das ideias. Pelo texto da matéria, passa-se a falsa mensagem de que a mudança de governo já está repercutindo em mudança de mercado.
Oremos, Daniel. Acreditemos num país melhor. O novo presidente está se esforçando, mas o próprio povo, especialmente os que vêm há tempos sendo sustentados pelo assistencialismo escravizante, o boicota, esquecidos de pensar por si, acreditam no que a imprensa canalha, especialmente a rede esgoto, veicula em seus periódicos.
Bom escrever como “anonimo” … uma estupidez dessas.
Ninguém além da própria família Bolso boicota o governo.
– Maiores apoiadores de assassinos de aluguel (milicias)
– Guru ideológico defende que a terra é plana e o nazismo de esquerdas
– Entregam de mão beijada as empresas ao mercado americano
… e tu falas que o presidente está se esforçando.
GR, você pensa muito parecido comigo, apesar de ter exagerado na parte da terra plana. O Olavo de Carvalho é uma das piores e mais perigosas pessoas da face da terra, mas não dissemina a ideologia da terra plana. Ele faz coisas piores, mas não isso.
Infelizmente sei que no Brasil é muito complicado comprar um bom smartphone por causa das taxas e impostos que acarreta a venda de qualquer dispositivo.O Brasil é dos países do mundo onde se paga mais impostos,se querem saber !! E então no chamado ramo tecnológico vocês nem acreditam quanto é tramado pagar “x” sobre “x”,se me faço entender.Eu vou muitas vezes a blogues e fóruns como o Adrenaline,o Olhar Digital,entre outros mais,e o pessoal só se queixa.Infelizmente é assim. 🙁